Visit Portugal promove turismo literário com participação na FLIP

0
345
Roda de conversa sobre obras portuguesas na Casa da Cultura (Divulgação)

Ativações, palestras e exposições marcaram a passagem do destino pelo festival, reforçando a sinergia literária com o Brasil e estabelecendo o setor como um importante nicho de viagens

Paraty, 29 de novembro de 2023 – Para dar continuidade na promoção do turismo literário de Portugal, o Visit Portugal participou da 21ª edição da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorreu entre 22 e 26 de novembro em Paraty, Rio de Janeiro.

A participação do Turismo de Portugal na FLIP em 2019 demonstrou que a literatura é um bom caminho para divulgar este importante pilar na indústria do turismo e, por isso, o destino investiu mais uma vez neste ano com palestras, saraus e ativações no festival a fim de mostrar uma nova abordagem de viagem aos participantes do evento.

“Visit Portugal tem investido cada vez mais em diferentes possibilidades de turismo, dentre eles o literário, que promove experiências relacionadas ao tema e reforça a sinergia existente entre a literatura brasileira e portuguesa por meio de autores, cultura e arte”, afirma Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Dentre as experiências promovidas pelo Visit Portugal estão o sarau “Viagem à Portugal: Saramago 100 anos”, realizado na Casa Estante Virtual da Flip, envolvendo a fundação Saramago e destacando a importância dos Roteiros Literários na promoção de um destino turístico. O diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, participou também de uma conversa com o presidente da Embratur, Sr. Marcelo Freixo, na Casa de Cultura de Paraty, debatendo sobre o tema “Experiências e iniciativas de promoção ao turismo literário Brasil – Portugal”, onde cada um trouxe particularidades que unem a literatura de ambos os países.

Além destas ativações, Fabio Porchat participou de um bate papo no Sesc local, dentro da programação conjunta com a Fundação José Saramago. O ator, roteirista e humorista abordou o tema “Viagem à Portugal de Saramago”, narrando os locais por ele visitados e registrados por José Saramago na obra de mesmo nome. Para concluir, o destino participou também da roda de conversa entre literatura contemporânea portuguesa e brasileira com as autoras Judith Canha Fernandes, Flora Lahuerta e Rita Brás.