People mover que vai levar passageiros ao Aeroporto de Guarulhos ganha previsão de inauguração

0
15

MD – O monotrilho que irá ligar a rede de trens de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos deve começar a funcionar em agosto. A informação foi dada pelo governador Tarcísio de Freitas, em coletiva de imprensa realizada ontem.

People mover da estação para o Aeroporto de Guarulhos

Segundo ele, o “people mover” vai começar a funcionar com as composições atendendo o trajeto desde a estação Aeroporto e passando pelos três terminais de embarque e desembarque de passageiros.

“(…) Imagino que lá para agosto (deste ano) a gente deve estar operando com o people mover em Guarulhos. Então, saindo da última estação da CPTM da Linha 13-Jade, a gente vai conseguir acessar os três terminais por meio do monotrilho”, disse o governador Tarcísio, em coletiva de imprensa.

As obras estão em fase final e testes com primeiro trem já estão em andamento.  Chamado também de “aeromóvel”, o transporte promete levar os passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto em apenas seis minutos.

O aeromóvel vai funcionar em vigas de até 11 metros de altura, levando até 200 passageiros de uma vez sobre trilhos. Serão dois carros articulados que pesam 16 toneladas e que terão partidas a cada quatro minutos, transportando até duas mil pessoas por hora em cada sentido. Não haverá custo adicional para o viajante, que pagará apenas a passagem convencional do trem hoje por R$ 5.

A estrutura do people mover contará ainda com oito portas e ar condicionado. Além disso, será possível acompanhar informações de voos durante o trajeto, como acontece nos painéis espalhados pelo saguão do aeroporto.

Foto inicial do projeto de como vai ficar o people mover de Guarulhos

A instalação de um monotrilho no local é necessária, pois atualmente não é possível chegar diretamente de trem ao aeroporto, obrigando o viajante a sair da estação e ainda pegar o ônibus gratuito em mais alguns minutos para complementar o deslocamento até os terminais, que ficam do outro lado de uma rodovia.

O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia e sem custo. A previsão inicial era que o projeto, batizado de People Mover, começasse a ser executado em janeiro de 2022.

A ideia é de que o trajeto até o aeroporto seja muito mais prático e confortável com o monotrilho. A novidade também será muito eficiente para quem precisa chegar à capital paulista em menos tempo, indo com mais facilidade à estação e usando o trem para fugir do trânsito.

A construção do novo meio de transporte interno é reconhecida como um importante fator na modernização do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, porém estava prevista inicialmente para o ano de 2014.