Prêmio Melhores Destinos 2023/2024 – Conheça os 10 melhores destinos do Brasil!

0
466

Chegou o momento de conhecer os melhores destinos do Brasil! E como essa responsabilidade é muito grande, nada mais justo que a escolha seja de vocês. Neste ano, foram mais de 26 mil votos que elegeram o TOP 10 destinos nacionais no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. Esta é a premiação de turismo com o maior número de participantes do Brasil e estamos muito felizes em poder contar com o seu voto. Foram 89 destinos citados na pesquisa e a disputa pelo título de Melhor Destino do Brasil em 2023/2024 foi muito acirrada. Os vencedores foram definidos por diferenças mínimas e a lista está repleta de excelentes opções para inspirar as suas próximas férias.

A grande vencedora do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024 na categoria Melhor Destino do Brasil é a cidade de Pomerode, que após aparecer algumas vezes no top 10, finalmente garantiu a primeira posição do prêmio. O charmoso destino catarinense alcançou a nota final de 9,27, com destaque nas categorias custo-benefício, atrações e também gastronomia.

Já a Chapada Diamantina, que vinha de um bicampeonato, neste ano ficou com o segundo lugar, com nota 8,87. Apesar de ter perdido a primeira colocação, o destino baiano segue entre os melhores do Brasil e se firma com um incrível roteiro para quem ama viagens de natureza.

terceiro lugar do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024 ficou com João Pessoa, que já vinha se destacando nos prêmios anteriores e agora subiu três posições. A capital paraibana encanta os turistas com belas praias e um bom custo-benefício, o que sempre rende uma ótima viagem.

Além dos três primeiros colocados, outros destinos se destacaram na votação do Prêmio MD e ajudaram a montar uma ótima lista para inspirar a sua próxima viagem por todo o Brasil. Entre os dez melhores destinos nacionais estão ainda GramadoCuritibaTiradentesBento GonçalvesOuro PretoCanela e Foz do Iguaçu.

Nossos parabéns a todos que estão na lista dos 10 Melhores Destinos do Brasil em 2023/2024 e nosso muito obrigado a todos que votaram no Prêmio Melhores Destinos. Se o seu destino favorito não está na lista, não deixe de votar no próximo ano! Confira mais detalhes sobre os melhores destinos nacionais na escolha dos leitores.

Conheça os vencedores do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024 em todas as categorias!

1 – Pomerode – Santa Catarina

  • Preços e custo-benefício – 9,05
  • Atrações – 9,37
  • Gastronomia – 9,39
  • Nota final – 9,27

Pomerode, a encantadora cidade do interior catarinense, é a grande vencedora do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. Após alcançar a 8º posição no último prêmio, finalmente Pomerode chegou ao 1º lugar entre os Melhores Destinos do Brasil. Conhecida como a cidade mais alemã do país, Pomerode recebeu notas altas em todos os quesitos da pesquisa: 9,05 na categoria preços e custo-benefício; 9,37 nas atrações; e ainda a nota 9,39 em gastronomia, um dos pontos mais fortes (e memoráveis) do destino.

Melhor destino do Brasil

O que você encontrará em Pomerode

Pomerode encanta pela simplicidade e cenários bucólicos com casas em estilo enxaimel. Inclusive, a sua Rota do Enxaimel foi eleita pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

Apesar do crescimento urbano, Pomerode ainda vive o ritmo lento característico de cidades do interior. Para entrar em contato direto com esse universo, o melhor é pegar um carro e seguir pela encantadora Rota do Enxaimel. O trajeto, com 16 km, é a maior concentração de casas do tipo fora da Alemanha. São cerca de 70 casas que enfeitam a paisagem com tijolos aparente e delicados desenhos saídos de contos de fadas.

Melhor Destino Nacional

Além de apreciar as casas enxaimel e cenários campestres (seja a pé ou de bike), quem visita Pomerode não pode deixar de experimentar as deliciosas cucas produzidas na cidade, os pratos típicos germânicos no restaurante Wunderwald, os incríveis chocolates da Nugali, os embutidos da fábrica Olho e o premiado queijo Morro Azul. A culinária é coisa séria em Pomerode, assim como a cerveja. Por isso, não perca a chance de conhecer também a casa da cervejaria Schornstein.

Para quem viaja com os pequenos, uma atração imperdível é a Vila Encantada, um parque repleto de brinquedos, aventuras e dinossauros. Outra excelente pedida é o Alles Park, que conta com área temática alemã de acesso público e também brinquedos com ingresso pago, entre eles a Vila da Neve, um parque coberto onde é sempre inverno e você poderá ter a sensação de brincar na neve.

Para quem gosta de viajar nos períodos festivos, vale conferir os eventos com tradições locais, mantidas pelos moradores com descendência alemã. Exemplos são a Osterfest, festival de Páscoa com o maior ovo decorado e a árvore com mais ovos naturais do mundo (os dois estão no Guinness Book); e a animadíssima Festa Pomerana, realizada em janeiro para celebrar a herança cultural dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região no século XIX – sempre regada a muita música, dança, comida e, claro, cerveja!

Pomerode investe cada dia mais no turismo e vem apresentando novidades para os visitantes a cada ano. Se você nunca esteve por lá e ficou curioso para saber o porquê de Pomerode ter levado o prêmio, vale aproveitar uma visita a Blumenau ou ao Balneário Camboriú para dar um pulinho na região e conferir de perto as atrações de Pomerode. Com mais tempo, vale até uma visita ao Beto Carrero World, eleito neste ano o melhor parque temático do Brasil.

Confira mais detalhes sobre o que fazer em Pomerode, eleito o melhor destino do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024

Onde ficar em Pomerode

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Casa Branca Pousada 9,3 Reserve aqui
Pousada Casarão Schmidt 9,0 Reserve aqui
Pousada Blauberg 8,7 Reserve aqui
Pousada Casarão Gastehaus 8,7 Reserve aqui
Pousada Max Pomerode 8,4 Reserve aqui

2- Chapada Diamantina – Bahia

  • Preços e custo-benefício – 8,67
  • Atrações – 9,19
  • Gastronomia – 8,77
  • Nota final – 8,87

Chapada Diamantina, que nos dois últimos anos levou o prêmio de melhor destino nacional, neste ano ficou com a segunda colocação. Apesar de ter perdido o primeiro lugar, a Chapada Diamantina segue firme no top 3. O destino baiano foi bem em todos os quesitos da pesquisa, mas vale destacar a nota 9,19 para as incríveis atrações que tanto encantam os amantes de ecoturismo. A Chapada Diamantina e todos os destinos da região – entre eles Lençóis, Mucugê e Vale do Capão – estão de parabéns!

O que você encontrará na Chapada Diamantina

Cercada por cenários naturais impressionantes e repleta de experiências incríveis, a Chapada Diamantina é um paraíso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês. Só de cachoeiras são mais de 360 catalogadas. Praticamente uma cachoeira por dia do ano! Claro que ir a todas elas será tarefa impossível, sendo assim, comece pelas mais famosas. E como se não bastassem as belezas naturais, a Chapada Diamantina ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo muito hospitaleiro.

Ao visitar a Chapada Diamantina, não deixe de assistir a um pôr do sol no alto do Pai Inácio, subir ao topo da Cachoeira da Fumaça e nadar pelo cânion da Cachoeira do Buracão. Vale também curtir os raios de luz no Poço Azul e no Poço Encantado, vencer a trilha da Cachoeira do Sossego, visitar algumas grutas, fazer uma linda foto na Cachoeira do Mosquito e nas águas transparentes da Fazenda Pratinha. E nem estamos falando ainda dos pacotes mais aventureiros, como o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumacinha e a Cachoeira do Mixila, que são incríveis! No quesito gastronomia, a região encanta com pratos típicos, mas também com uma excelente produção de cafés especiais e, mais recentemente, vinhos e espumantes, o que já rende até um roteiro enogastronômico.

Para conhecer os principais atrativos, a cidade base mais procurada é Lençóis, mas localidades como MucugêVale do CapãoIgatu e Ibicoara também se destacam na receptividade aos viajantes. O ideal, é percorrer a Chapada Diamantina utilizando diferentes bases, assim será possível economizar no tempo de deslocamento, já que estamos falando de uma região de 38 mil km². E quanto mais você conhecer, melhor. Ficou com vontade de conhecer? Então confere o nosso post com 25 dicas para a sua viagem à Chapada Diamantina!

Onde ficar na Chapada Diamantina

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Hotel de Lençóis 9.4 Reserve aqui
Canto das Águas 9.1 Reserve aqui
Hospedaria Tayrona 9.6 Reserve aqui
Pouso da Trilha 9.3 Reserve aqui
Pousada Villa Serrano 9.3 Reserve aqui

3- João Pessoa – Paraíba

  • Preços e custo-benefício – 8,55
  • Atrações – 8,50
  • Gastronomia – 8,55
  • Nota final – 8,86

João Pessoa mais uma vez está na nossa lista de melhores destinos do Brasil. E desta vez a capital paraibana subiu três posições no ranking, passando de 6º para 3º lugar geral. João Pessoa se destacou no quesito preço e relação custo-benefício, com a segunda posição entre os concorrentes. Um grande mérito do destino paraibano, famoso pelos valores acessíveis ao bolso de todos os viajantes.

Jampa – como é carinhosamente chamada pelos moradores – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

O que você encontrará em João Pessoa

A calorosa João Pessoa oferece gastronomia memorável, bom custo-benefício e belezas naturais que encantam os visitantes. É lá onde o sol nasce primeiro, onde o forró fala mais alto e onde o turista encontra um pouco de sossego, mesmo estando em uma capital.

Ao visitar João Pessoa, não deixe de conhecer as praias de cor esverdeada, como TambaúCabo Branco e Bessa. Reserve um tempo também para fazer passeios, conhecer as piscinas naturais de Picãozinho e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa. No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a Praia do Jacaré para curtir o Bolero de Ravel tocado no sax – a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

Durante os dias na capital da Paraíba, vale conferir ainda pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Não deixe também de conferir o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.

Durante todo o ano é possível curtir dias de sol e calor nas praias de João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor. O verão marca a alta temporada com menos chuvas, enquanto no inverno as chuvas são mais frequentes. Uma dica importante é tentar realizar sua viagem em período de maré baixa, quando surgem as piscinas naturais e bancos de areia.

Onde ficar em João Pessoa

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
LS Hotel 9.1 Reserve aqui
Hotel Maraíra 8.9 Reserve aqui
Via Atlantic Hotel 8.6 Reserve aqui
Infinity at the Sea by Welkom 8.3 Reserve aqui
Ba’Ra Hotel 9.3 Reserve aqui

4- Gramado – Rio Grande do Sul

  • Preços e custo-benefício – 7,67
  • Atrações – 9,34
  • Gastronomia – 9,32
  • Nota final – 8,77

Gramado, que no ano passado ficou de fora da lista dos dez melhores do Brasil, neste ano conquistou o 4º lugar. O destino gaúcho é famoso pela enorme oferta de atividades, culinária memorável e cenários dignos de sonhos, o que ajudou a conquista o coração dos brasileiros. Entre as notas de Gramado, vale destacar os quesitos atrações e gastronomia, entre os mais bem avaliados de todos os concorrentes. Não podemos, no entanto, deixar de falar que a baixa nota na categoria “preços e custo-benefício” reflete os altos valores encontrados por lá, por isso, prepare o bolso!

O que você encontrará em Gramado

Gramado deixa os visitantes maravilhados com a arquitetura típica da colonização europeia, a gastronomia e a enorme variedade de passeios. São tantas atrações diferentes que é até difícil criar um roteiro de alguns dias sem deixar nada de fora. A verdade é que você pode visitar Gramado várias e várias vezes, sempre conhecendo algo novo.

Viajar para a região é como estar numa cidade de interior, mas com toda a estrutura de cidade grande: eventos culturais, bancos, lojas e restaurantes da melhor qualidade marcam presença por lá. Isso sem falar no clima ameno, delicioso para um chocolate quente, e nos eventos que a cidade sedia, como o Natal Luz, que acontece anualmente e deixa a cidade toda enfeitada.

Entre os principais pontos turísticos de Gramado você não pode perder a Rua Coberta, que tem ótimos restaurantes e sempre sedia eventos; o Lago Negro, ideal para um passeio ao ar livre; a Paróquia São Pedro; a Rua Torta, ótima para fotos; e o Mini Mundo, com réplicas de construções em miniatura, 24 vezes menores do que no mundo real! Para curtir a natureza, visite o Parque de Lavandas Le Jardin e para fazer um piquenique no fim de tarde, a melhor pedida é o Parque Olivas de Gramado, que tem uma vista maravilhosa da área rural da cidade!

Vale destacar ainda a gastronomia local, com sequências de fondue que são característica local, assim como as massas, carnes, casas de galeto e os chocolates artesanais das mais diversas qualidades. Inesquecível!

Não deixe de conferir nosso posts com tudo o que fazer em Gramado. São mais de 80 dicas para a sua viagem. Confira também nossas sugestões de hotéis em Gramado e os melhores passeios em Gramado com desconto.

Onde ficar em Gramado

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Hotel Gramado Interlaken 9,5 Reserve aqui
Exclusive Gramado Hotel & Spa 9,3 Reserve aqui
Hotel Monte Felice Bosque 9,3 Reserve aqui
Hotel Recanto da Serra 9,3 Reserve aqui
Laghetto Stilo Vita 9,3 Reserve aqui

5- Curitiba – Paraná

  • Preços e custo-benefício – 8,43
  • Atrações – 8,81
  • Gastronomia – 9,00
  • Nota final – 8,74

Curitiba é uma das estreantes na nossa lista de dez melhores destinos do Brasil. No último prêmio a capital paranaense ficou bem distante das primeiras posições, mas agora ela chega com um maravilhoso 5º lugar. Curitiba é um dos destinos mais procurados do Brasil por quem busca uma viagem barata e rápida em feriados, mas podemos garantir que ela merece bem mais que três ou quatro dias de estadia.

O que você encontrará em Curitiba

Ao pensar em Curitiba, quase sempre lembramos da estufa de vidro do Jardim Botânico. E ela é realmente a grande estrela da cidade! À primeira vista, Curitiba parece não oferecer muitos outros pontos turísticos. Não se engane. A cidade é atenta ao turismo e desenvolveu ótimos roteiros para quem deseja se aventurar por alguns dias na terra dos pinhões.

Se ficar na dúvida sobre o que fazer em Curitiba, comece pela Linha Turismo, especialmente dedicada aos viajantes. A rota é feita por um ônibus panorâmico de dois andares e leva a quase todos os pontos turísticos mais importantes da capital paranaense, entre eles o Parque Barigui e o Parque Tanguá, onde o pôr do sol é espetacular. Não só isso. Curitiba também é convidativa a ser explorada a pé, de bike ou mesmo no eficiente transporte público. Até o trânsito ajuda nessa hora, especialmente porque é difícil ver grandes engarrafamentos por lá.

Curitiba ganha rapidamente os viajantes porque é muito fácil de ser explorada. Os parques de Curitiba são maravilhosos e facilmente acessíveis; há vários bons museus em a serem visitados; os restaurantes oferecem excelentes opções de comidas típicas, além de menus contemporâneos; e a cidade ainda oferece um bom roteiro histórico que pode ser percorrido em um walking tour gratuito que passa por diversos pontos turísticos de Curitiba.

Junte a isso a intensa vida noturna, bares animados, passeios de bike e até um delicioso passeio de trem até a charmosa cidade de Morretes, passando pela Serra do Mar. Curitiba é cheia de boas atrações, que também são frequentadas pelos moradores. Você viverá a experiência completa ao visitar a cidade, como se fosse um curitibano de fato.

Está pensando em passar um dias na capital paranaense? Preparamos um guia com várias dicas sobre o que fazer em Curitibaonde ficar, os principais pontos turísticos de Curitiba, bons restaurantes e opções de compras, além de sugestões de onde experimentar os deliciosos petiscos e cervejas artesanais da cidade e os mais belos parques de Curitiba para fazer um piquenique e ver o pôr do sol. Claro, quando o tempo deixar. Seja bem-vindo a Curitiba e não esqueça o casaco!

Onde ficar em Curitiba

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Hotel Moov Curitiba 9,1 Reserve aqui
Novotel Curitiba Batel 9 Reserve aqui
ibis Styles Curitiba Batel 8,3 Reserve aqui
Mabu Curitiba Business 8,4 Reserve aqui
Mercure Curitiba Batel 8,7 Reserve aqui

6- Tiradentes – Minas Gerais

  • Preços e custo-benefício – 8,04
  • Atrações – 8,95
  • Gastronomia – 9,16
  • Nota final – 8.71

Tiradentes mais uma vez segue firme na escolha dos leitores do Melhores Destinos. Depois de ficar com a 10º posição no último prêmio, a cidade histórica de Minas Gerais alcançou a 6º colocação. Tiradentes de destacou nos quesitos gastronomia (como não poderia deixar de ser) e também em atrações. Diferente da vizinha Ouro Preto, onde há uma grande correria para visitar dezenas de igrejas, museus e sítios históricos, em Tiradentes o ritmo é bem mais lento. É lugar para curtir a vida passar naquele maravilhoso e tranquilo modo mineiro de ser.

O que você encontrará em Tiradentes

O Centro Histórico de Tiradentes concentra grande parte das atrações da cidade. E isso inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Comece o passeio pelo Largo das Forras e depois siga pelas ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. Percorrendo as três, você já terá visto quase todos os principais pontos turísticos de Tiradentes.

Não perca a chance de conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio (principal igreja da cidade), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade. Com mais tempo, vale também visitar a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Sem esquecer das capelas que formam os Passos da Paixão de Cristo e são alguns dos cenários mais característicos de Tiradentes.

Algumas construções da cidade merecem atenção especial pela beleza e importância histórica. É o caso da antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes; além da Câmara Municipal (Rua da Câmara) e a Prefeitura Municipal (Largo das Forras), que funcionam em casarões do início do século XVIII. Vale passar ainda pela Ponte das Forras e o Chafariz de São José.

O destino é ótimo para ser curtido sem pressa e você terá bastante tempo para explorar a excelente gastronomia da cidade, assim como dos destinos vizinhos, entre eles CongonhasOuro PretoMariana e a encantadora Bichinho, onde está o Museu do Automóvel da Estrada Real. E se for a São João del Rei, não deixe de pegar a Maria Fumaça!

Onde ficar em Tiradentes

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Pousada Villa Allegra 9,5 Reserve aqui
Pousada Ouro de Minas 9,4 Reserve aqui
Pousada Richard Roth 9.0 Reserve aqui
Pousada Marília de Dirceu 9.4 Reserve aqui
Pousada Encanto da Serra 9.1 Reserve aqui

7- Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

  • Preços e custo-benefício – 8,30
  • Atrações – 8,75
  • Gastronomia – 9,09
  • Nota final – 8.71

A cidade de Bento Gonçalves desponta entre os melhores destinos do Brasil com o roteiro pelo maravilhoso Vale dos Vinhedos. O destino gaúcho, que conquistou o 7º lugar neste ano, é marcada pelo charme e, claro, boa gastronomia! Um passeio pelo Vale dos Vinhedos inclui lindas paisagens, imersão à cultura dos imigrantes italianos, restaurantes espetaculares e, claro, visita às dezenas de vinícolas de todos os portes – desde cantinas a grandes empresas conhecidas internacionalmente.

O que você encontrará em Bento Gonçalves

Quem embarca rumo a Bento Gonçalves quase sempre está em busca das maravilhosas vinícolas presentes na região. E nem há porque escapar delas. Se a ideia for conhecer a produção vinícola da região mais a fundo, o ideal é se organizar. São muitas as vinícolas abertas ao turismo e há diversos tipos de visitação entre elas.

Você encontrará em Bento Gonçalves vinícolas bastante conhecidas, como a Miolo e Casa Valduga; pequenas cantinas familiares, como a Angheben, Marco Luigi e Dom Laurindo; além de vinícolas com perfil mais “boutique”, como a Lídio CarraroAlmaúnicaBarcarola. Vale aproveitar todos os passeios para conhecer mais sobre a cultura dos vinhos na região.

Outro bom passeio é a rota Caminhos de Pedra, onde o visitante encontra prédios históricos e atrações para todas as idades, como a Casa da Ovelha, Casa do Tomate, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas, Casa da Tecelagem, além de vinícolas e ótimos restaurantes. E, claro, em uma visita a Bento Gonçalves não pode faltar um passeio no Trem Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor que percorre 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

A região de Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos pode ser visitada durante todo ano. Alguns períodos, no entanto, tornam a região ainda mais especial. Para quem deseja ver a colheita da uva – chamada de vindima – a melhor época para a viagem é entre os meses de dezembro e abril, quando as parreiras estão abarrotadas de uvas e a paisagem é ainda mais bonita. Já quem quer curtir um bom vinho com friozinho, a época ideal é durante o inverno, especialmente entre julho e setembro.

Se você está em busca de mais dicas, quer saber mais sobre as vinícolas e procura restaurantes maravilhosos na região, confira nosso post com dicas do Vale dos Vinhedos, um dos melhores destinos do Brasil para quem ama vinhos.

Onde ficar em Bento Gonçalves

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Farina Park Hotel 8.5 Reserve aqui
Hotel Laghetto Bento 8.2 Reserve aqui
Pousada Lugama 8.9 Reserve aqui
Hotel Villa Michelon 8.7 Reserve aqui
Casa Vêneto -Vale dos Vinhedos 9.3 Reserve aqui

8- Ouro Preto – Minas Gerais

  • Preços e custo-benefício – 8,23
  • Atrações – 9,00
  • Gastronomia – 8,89
  • Nota final – 8,70

As cidades históricas de Minas Gerais seguem firmes no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. No último prêmio, Ouro Preto ganhou menção honrosa por um quase empate com o 10º colocado. Neste ano, o destino mineiro entrou no TOP 10 com a 8º colocação. A encantadora cidade mineira, que data do século XVIII, reserva paisagens e obras de arte de incalculável valor. Em meio a muitas ladeiras, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros. Nós amamos Minas Gerais e Ouro Preto está de parabéns.

O que você encontrará em Ouro Preto

Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos a todo instante. Há muito o que fazer em Ouro Preto, incluindo maravilhosos museus, igrejas e mirantes que merecem paradas fotográficas. Para começar o tour por Ouro Preto, percorra igrejas como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de AssisIgreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Todas elas merecem a visita!

Se você curte museus, não deixe de conferir o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS (com um pôr do sol incrível), o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho. Com mais tempo, aprofunde-se na história do ouro visitando algumas minas desativadas, como a Mina da Passagem. E depois do sobe e desce de ladeiras, aproveite os sabores mineiros. Há muita opção de onde comer em Ouro Preto e todas são sempre deliciosas!

Ouro Preto merece a sua visita durante todo o ano, mas o período com menos chuva vai de maio a agosto, quando o friozinho também deixa o passeio mais encantador ainda. Veja mais sobre quando ir a Ouro Preto. Você pode visitar Ouro Preto em um bate a volta a partir de Belo Horizonte, mas vale esticar a viagem e ficar na cidade por mais tempo.

Onde ficar em Ouro Preto

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Hotel Vila Relicário 8.8 Reserve aqui
Hotel Solar do Rosário 8.8 Reserve aqui
Hotel Pousada Casa Grande 8.9 Reserve aqui
Hotel Recanto do Ouro 9.1 Reserve aqui
Pousada Solar da Ópera 9.2 Reserve aqui

9- Canela – Rio Grande do Sul

  • Preços e custo-benefício – 8,07
  • Atrações – 8,98
  • Gastronomia – 9,03
  • Nota final – 8,69

A cidade de Canela, que não aparecia entra os 10 primeiros colocados do último prêmio, em 2023 entrou para os melhores destinos nacionais com o 9º lugar. O charmoso destino do Rio Grande do Sul encanta os visitantes com natureza exuberante e gastronomia memorável. E o melhor de tudo é que Canela está distante apenas 15 minutos de Gramado, o que faz desta dupla premiada uma ótima opção de roteiro.

O que você encontrará em Canela

Dona do slogan “Paixão Natural”, Canela alia atrativos já consolidados – como o Parque do Caracol e a Catedral de Pedra – com as novidades que surgem em ritmo acelerado, como a plataforma de vidro a 360 metros de altura.

Ao chegar a Canela, aproveite para fazer algumas fotos no letreiro com o nome da cidade e siga em direção à Catedral de Pedra, para já garantir o registro do famoso cartão postal. Depois, invista em alguns passeios pela região. Vale experimentar o trenó de montanha do Alpen Park, com um percurso de 900 metros em meio à natureza; caminhar no Skyglass, uma plataforma de vidro de 35 metros de extensão e 360 metros acima do nível do Rio Caí e de onde você terá um visual incrível; e, claro, curtir a Cascata do Caracol, um dos principais símbolos da Serra Gaúcha e que conta com uma queda d’água de 131 metros. No Parque do Caracol é possível conhecer os mirantes panorâmicos, fazer a trilha a pé ou experimentar os Bondinhos Aéreos de Canela.

E como não poderia deixar de ser, a região de Canela também é famosa pelos sabores memoráveis. Você encontrará restaurantes deliciosos e experiências gastronômicas incrível, entre elas o 1835 Carne e Brasa, com lounges externos junto a pequenas fogueiras com vista para o Vale do Quilombo; e também o Férreo, que tem mesas dentro de um antigo vagão de trem. Vale também conferir algumas opções de fondues, que no inverno são um presente para os amantes da boa mesa.

Se você ficou com vontade de conhecer mais sobre o destino, confira o nosso post especial com tudo o que fazer em Canela!

Onde ficar em Canela

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
Sky Ville Hotel Canela 8.3 Reserve aqui
Tri Hotel 9.1 Reserve aqui
Cammino Della Serra 9.3 Reserve aqui
Grande Hotel Canela 9 Reserve aqui
Vila Suzana Parque Hotel 9 Reserve aqui

10- Foz do Iguaçu – Paraná

Foz do Iguaçu fecha a nossa lista de Melhores Destinos do Brasil no prêmio 2022/2023 com a 10º colocação. Um dos mais famosos roteiros de viagem do país, Foz do Iguaçu ficou de fora do TOP 10 no ano passado, mas agora volta com a força das águas das Cataratas do Iguaçu. Difícil um destino que concentre mais energia que Foz do Iguaçu. E falamos isso não só pela hidrelétrica, mas também pela potência da natureza que cerca a região. Foz do Iguaçu é a cidade que tem a honra de guardar, do lado brasileiro, um cenário digno de filmes! Um dos mais belos espetáculos da natureza no mundo.

O que você encontrará em Foz do Iguaçu

Ao visitar Foz do Iguaçu, comece pela Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu! O local merece ser conhecido com calma e vale investir no passeio de bote que chega bem pertinho das águas das cataratas. Vale até sobrevoar as cataratas de helicóptero! Outra boa pedida é conhecer o Parque das Aves, localizado ao lado das Cataratas e que já rende um passeio duplo.

Com mais tempo, conheça a Itaipu Binacional, o Templo Zen Budista e o Marco da Três Fronteiras. Visitar Foz do Iguaçu permite ainda visitar outros dois países: Paraguai (para algumas compras em Ciudad del Este) e Argentina (para visitar o Parque Nacional do Iguazú e a encantadora Porto Iguazú).

As Cataratas do Iguaçu mudam bastante de cenário ao longo do ano, mas elas sempre estarão lindas, seja com muita ou pouca água. Se ao embarcar rumo a Foz do Iguaçu você deseja ver as quedas d’água das cataratas em seu potencial máximo e prefere curtir com temperaturas mais altas, vá no verão. No entanto, se você prefere ver a beleza de quedas d’água com formas mais definidas e ainda sentir um friozinho típico do sul, o recomendado é ir no inverno. Veja mais detalhes sobre quando ir a Foz do Iguaçú.

Se você vai viajar para Foz do Iguaçu e ainda não decidiu o que fazer em um dos melhores destinos do Brasil, confira nosso post especial com dicas para a sua primeira viagem a Foz do Iguaçu!

Onde ficar em Foz do Iguaçu

HOSPEDAGEM NOTA RESERVA
San Rafael Comfort Class Hotel 8.8 Reserve aqui
Cataratas Park Hotel e Eventos 8.2 Reserve aqui
Tarobá Hotel 8.6 Reserve aqui
Hotel Colonial Iguaçu 8.4 Reserve aqui
Viale Cataratas Hotel & Eventos 8.6 Reserve aqui

Agradecemos a todos que participaram do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024! E você, o que achou dos resultados dos melhores destinos nacionais? Já esteve em algum? Se não esteve, aproveite os feriados 2024 para conhecer alguns deles. E se o seu destino favorito não está na lista, não deixe de votar no próximo ano!