Que susto! Pilotos dormem e passam aeroporto onde deviam pousar avião

0
406

Daniel Akstein Batista

Melhores Destinos – Tem gente que dorme em qualquer lugar. É só encostar e já pega no sono. No avião, então, até ronca, principalmente nas viagens mais longas. Essa é uma situação bastante comum com os passageiros. Mas não com os pilotos! E foi exatamente isso que aconteceu em um voo da Ethiopian Airlines na África: os dois pilotos dormiram e passaram do ponto onde deveriam pousar.

O voo do Boeing 737-800 saiu de madrugada de Cartum, no Sudão, para Adis Abeba, na Etiópia. O trajeto era de cerca de 2h e tudo estava sob controle, com o piloto automático ligado. Mas, quando chegou o momento de o avião fazer a descida, nada aconteceu – o boeing continuava alto, a 11 mil metros de altitude.

Os funcionários do Controle de Tráfego Aéreo chamaram os pilotos pelo rádio, sem sucesso (o sono devia estar profundo!). Foi então que soou o alarme do desligamento do piloto automático, que estava programado para funcionar até a chegada ao aeroporto. Como o avião passou do ponto de descida, o alarme tocou!

O som finalmente acordou os pilotos, que retomaram o controle e finalmente pousaram, 25 minutos depois de ter sobrevoado o aeroporto.

Após 2 horas e meia parado em solo, o mesmo avião partiu para outro voo. Só esperamos que tenha sido com outros pilotos, esses sim descansados e sem sono.

*Com informações dos sites The Aviation Herald e FlightRadar24.


Alguém já soube de algo parecido? Espero que no meu próximo voo o piloto vá trabalhar descansado para não dar esse susto aos passageiros.