Por que as pessoas aplaudem os pousos de avião?

0
444

João Goldmeier

Se você já voou algumas vezes há grandes chances de ter ouvido aplausos dentro do avião após o pouso. Embora o costume esteja ficando cada vez mais raro, ainda é possível escutar aplausos em um voo ou outro. Mas por que as pessoas aplaudem algo tão corriqueiro?

Em primeiro lugar é preciso entender que a experiência de voar varia de pessoa para pessoa. Se você é um viajante veterano, está acostumado com todos os procedimentos normais de um voo, por isso dificilmente aplaudirá um pouso.

Mas para um passageiro de primeira viagem voar é algo novo e que traz muitas inseguranças. O pouso são e salvo do outro lado representa um alívio tão grande que o passageiro acaba aplaudindo. Talvez por felicidade do voo ter chegado até o fim, talvez para felicitar o piloto que fez a jornada de forma segura ou ainda pela felicidade de chegar ao destino. É uma comemoração.

Porém, não são só os novatos que aplaudem os pousos. Pesquisando sobre o tema descobri que há também um componente cultural: há nacionalidades que aplaudem mais do que outras. Por exemplo, os russos e romenos costumam ser mais aplaudidores – por experiência própria eu incluiria aí também os argentinos. Estive em alguns voos para a Argentina e dentro do país e os aplausos eram relativamente frequentes, sempre de felicidade.

Se é mesmo verdade que algumas nacionalidades aplaudem mais que outras eu não posso afirmar, mas o hábito parece estar diminuindo. Isso porque ele está inegavelmente ligado à falta de habitualidade de voar.

Quem aplaude e percebe que os demais não estão aplaudindo, para de aplaudir. E com mais viagens acaba entendendo que aplaudir não é usual.

Será que nós temos aplaudidores dentre os leitores do Melhores Destinos? O que você acha desse hábito? Já esteve em algum voo com aplausos? Conta pra gente nos comentários!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here