Copacabana Palace: Onde o Rio começa

0
292

Rio de Janeiro, dezembro de 2023 – “Copacabana Palace: Onde o Rio começa” é um coffee table book repleto de memórias que, combinadas com ricas ilustrações, compõem um item charmoso de decoração. O livro, lançado oficialmente hoje, dia 12 de dezembro, eterniza a história do Copacabana Palace, mais um projeto que faz parte da agenda de comemorações dos 100 anos do hotel

Disponível nas versões em inglês e português, o livro foi publicado pela prestigiada editora Vendome, e traz as narrativas de Francisca Mattéoli – renomada escritora de viagens com uma conexão profunda com o Brasil – e fotografias pelas lentes de Tuca Reine, que capturam a alma do icônico hotel carioca. O lançamento fecha o ano do centenário do Copa com chave de ouro e estará disponível, exclusivamente, na Signature Boutique do Copacabana Palace.

O LIVRO

A responsável pela publicação deste trabalho minucioso é a renomada Vendome, editora francesa de destaque na publicação de livros ilustrados sobre belas artes e fotografia, arquitetura e design de interiores, moda e jóias, estilo de vida e viagens. Os capítulos temáticos captam vividamente a essência do hotel e suas nuances ao longo do tempo.

As fotografias requintadas de artistas talentosos como Tuca Reinés, Gleeson Paulino e Pia Riverola capturam as vistas cinematográficas do hotel, sua elegância atemporal arquitetônica e a cultura vibrante da cidade do Rio de Janeiro. Entre anedotas de hóspedes famosos, festas lendárias e eventos inesquecíveis,

O livro inclui, ainda, o histórico concerto gratuito dos Rolling Stones, que atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas para a Praia de Copacabana.

UM ÍCONE CULTURAL

Afetuosamente conhecido como “Copa” por locais e hóspedes, o hotel desempenhou um papel significativo na paisagem cultural do Rio de Janeiro. Desde os bailes de Carnaval em fevereiro até as épicas celebrações de Ano Novo na Praia de Copacabana, o livro mostra como o Copa tem sido parte integrante do crescimento e da história da cidade.

Uma das principais razões para a grande visibilidade internacional que a cidade ainda possui hoje, é que o hotel manteve sua essência clássica, adicionando toques modernos, sempre se adaptando e sendo pioneiro em trazer experiências contemporâneas e exclusivas.

AUTORES E FOTÓGRAFOS

A escritora Francisca Mattéoli é uma viajante com reconhecimento internacional. Seu trabalho foi destaque em revistas prestigiosas como National Geographic France e Condé Nast Traveler. Seus livros anteriores foram traduzidos para inúmeras línguas devido ao sucesso, e agora ela assina o livro do centenário do Copa ao lado de Tuca Reinés, um arquiteto e fotógrafo brasileiro renomado por sua narrativa visual única e sensível. Seu trabalho apareceu nas páginas de Vogue, Architectural Digest e Elle Decor, entre outros.

Também são apresentadas peças visuais assinadas por Gleeson Paulino, um criador de imagens brasileiro com uma notável presença internacional. Suas fotografias e vídeos foram apresentados em publicações de alta moda e exposições de arte.

A catalã Pia Riverola, uma fotógrafa celebrada por seu olhar aguçado para detalhes e cores, também traz sua perspectiva, criando imagens cativantes em vários gêneros, incluindo moda, natureza morta e arquitetura.

100 ANOS DE HISTÓRIA

“Copacabana Palace: Onde o Rio Começa” é mais do que apenas um livro; é uma celebração de pessoas, cultura e da fusão atemporal de elegância clássica e exuberância contemporânea que define o Copa. É um convite para se envolver na magia de um dos destinos mais fabulosos do mundo.

SOBRE FRANCISCA

Francisca Mattéoli nasceu em Santiago, Chile, filha de um pai chileno e uma mãe escocesa. Após viver muitos anos no Brasil, ela agora reside em Paris como uma respeitada escritora de viagens. Seu trabalho foi publicado em revistas como National Geographic France e Condé Nast Traveler, e seus livros anteriores, como “Hotel Stories” e “Extraordinary Voyages”, foram traduzidos para vários idiomas. Tuca Reinés é um fotógrafo de belas artes especializado em moda, retratos, arquitetura e design. Com base em Los Angeles e Nova York, ele frequentemente contribui para as principais publicações para as quais também realiza fotografias, incluindo a Harper’s Bazaar, ELLE Decor, Wallpaper*, e outras.

SOBRE A BELMOND

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 45 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo.

Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.