Campus Party Brasília reúne 135 mil pessoas em evento de retomada

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Primeira edição no Distrito Federal depois do início da pandemia atraiu caravanas de várias partes do país e contou com mais de 400 horas de conteúdo

Brasília, março de 2022 – A quarta edição da Campus Party Brasília, maior imersão tecnológica em Internet das Coisa, Blockchain, Cultura Maker e empreendedorismo do mundo, promoveu durante cinco dias no estádio Mané Garrincha uma intensa maratona de conhecimento.  A área Open recebeu mais de 135 mil pessoas, enquanto que na Arena, onde os campuseiros puderam dispor de uma velocidade de Internet de 40 GB, circularam 10 mil pessoas, sendo que 2.200 delas acamparam no evento. Pela primeira vez, os ingressos para ter acesso às palestras, workshops e ativações foram subsidiados pela organização e seus parceiros. Desde o show de abertura, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional regida pelo Maestro Cláudio Cohen e do DJ Bashkar, até o encerramento das atividades às 17hs desse último domingo, foram mais de 400 horas de conteúdo.

“Foi uma imensa felicidade ver a enorme adesão do público a esse evento de retomada, uma prova inequívoca que a edição da Campus Party em Brasília está entre as maiores e mais expressivas do mundo. Entendemos que as discussões e a troca de ideias e experiências propiciadas representam um legado de valor inestimável não só para o Distrito Federal, como para a sociedade em geral”, afirma Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

“A Campus Party mostra que o Brasiliense ama tecnologia. 135 mil pessoas puderam usufruir de momentos mágicos nesse evento. A nossa gestão acelerou startups e prepara a juventude para as profissões do futuro com os Includes. Hoje Brasília tem uma verdadeira revolução tecnológica”, ressalta Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Arena

As dez mil pessoas que adquiriram ingressos para a Arena tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre exploração espacial, metaverso, energias limpas, educação do futuro, genoma e robótica. Os palestrantes da CPBSB4 se apresentaram em quatro palcos: Login, Artemis III, Git e T-800. Entre os palestrantes, destacaram-se o PhD, neurocientista, mestre psicanalista, membro na FENS (Federation of European Neuroscience Societies), Fabiano de Abreu; o vice-presidente de desenvolvimento tecnológico da Rodeo FX, Jordan Soles; o agente espacial brasileiro, Marcos Palhares; o embaixador da CPBR, Dado Schneider; e o ilusionista, mágico, hipnólogo e youtuber coreano-brasileiro, Pyong Lee.

Programa Inovação na Saúde

O programa de inovação do Ministério da Saúde e da Campus Party, lançado na CPBSB 4, tem como proposta aprimorar o atendimento à população com o suporte da tecnologia. “Ciência e saúde caminham em conjunto. Nosso desafio é contar com a contribuição da sociedade para uma gestão mais eficiente dos investimentos públicos em saúde”, afirmou Rodrigo Cruz, Ministro da Saúde Interino. Além dele, participaram da cerimônia de lançamento Sandra Barros, Secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos estratégicos em Saúde; Alessandra Siqueira, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia; Francesco Farruggia, Presidente do Instituto Campus Party; e Ricardo Queiroz, Head de inovação da Campus Party.

 

Numa primeira fase, o programa fará uma maratona online que permitirá que pessoas de qualquer lugar do país possam enviar suas indicações de problemas na área de saúde. As cinco sugestões mais votadas serão encaminhadas para um comitê que fará um trabalho de mentoria com foco no desenvolvimento de protótipos que contarão com um suporte técnico e de negócios. As soluções finais serão apresentadas em um demoday que reunirá todos os stakeholders envolvidos na implementação dessas melhorias no sistema de saúde.

Hackathon

Inclusão digital e economia circular foram os eixos temáticos da maratona de desenvolvimento de tecnologias, cujo objetivo é idealizar, propor, desenvolver e prototipar soluções reais para os desafios apresentados. A primeira colocada foi a Remob e foi premiada com R$ 5 mil reais. Já a vice-campeã foi a RenovTec, que ganhou R$ 3 mil reais, enquanto no terceiro lugar foi MusicGo – Living From Music, recebeu R$ 2 mil reais

Área Open

A CPBSB4 teve um recorde de visitantes na área Open, com atividades lúdicas com as crianças, workshops voltados para os empreendedores, as experiências nos simuladores e as atividades de robótica, além da arena de drones. O espaço contou ainda com uma exposição de arte, realizada em parceria com a Maurício de Souza Produções, trazendo as Donas da Rua, uma homenagem a grandes mulheres da Ciência e Tecnologia, desenhadas como as consagradas personagens da Turma da Mônica.

Campus Play

Uma das principais novidades da área Open foi a Campus Play, um espaço focado em abordar o universo dos games de forma divertida, direta e profissional. No espaço, além de palestras e workshops, foram realizados quatro campeonatos promovidos pela Campus Party, em parceria com o Governo do Distrito Federal, a FAPDF, a Porto Seguro e a Escola Saga. No torneio de Free Fire, o vencedor foi o Marcon Vinicius Aguiar Azevedo, que foi premiado com R$4 mil reais; na competição de Mobile Legends, equipe vencedora forma por André Marques Pinheiro, Bruno Henrique da Rocha,  Jean Gomes Sakata, Júlio César Fogaça de Oliveira e Marco Antonio Marques Pinheiro ganhou R$ 3 mil reais; já no Fifa 22, quem venceu foi o Wendell Lucas Fernandes Monteiro, que recebeu R$ 1,5 mil reais; e na competição de Mortal Kombat 11, o vencedor foi o Jackson Greick Freire do Nascimento, que também recebeu R$ 1,5 mil reais de premiação.

Startup 360º e Maratona de negócios

A Campus Party Brasília apresentou nesta edição o Startup 360º, programa criado pelo Sebrae que tem como objetivo promover a capacitação das startups, fortalecer o crescimento e fomentar o empreendedorismo. Entre as startups que expuseram suas soluções no evento, as que mais se destacaram foram a BR.Ino, a Vem.Money e a Arborus.

O programa contou ainda com uma Maratona de Negócios, voltada para preparar equipes/empresas para seu desenvolvimento, e com o palco Fábrica de Empreendedores, que trouxe conteúdos focados no empreendedorismo e no desenvolvimento de negócios.

Campus Kids e Projeto Include

O Include, projeto promovido pelo Instituto Campus Party, voltado para a criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia, foi o responsável pela curadoria do espaço Campus Kids, que reuniu diversas atividades e workshops. Um dos destaques foi a oficina de experimentação de Internet das Coisas (IoT) que ensinou os jovens a realizar comandos de voz para utilizar luzes, tomadas, câmeras e sensores. Além disso, facilitadores dos Laboratórios Include no Distrito Federal ministraram a oficina “Construa seu primeiro robô na Campus”.

“Tivemos diversas oficinas para que os jovens pudessem colocar a mão na massa para aprender e conhecer mais as novas tecnologias para aplicar no dia a dia. Esse é um dos principais propósitos do nosso projeto”, ressalta a diretora do Projeto Include, Sidiane Zanin.

Campus Party volta a Goiânia

Durante o evento foi anunciada a segunda edição da Campus Party Goiás, que está programada para os dias 15 a 19 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. O anúncio contou com a presença da superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Abreu; Sandeco Macedo, embaixador da Campus Party; Ricardo Queiroz, Head de inovação da Campus Party Brasil; e Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

As vendas de ingressos para a CPGoiás2 já estão abertas. Os interessados podem acessar – https://brasil.campus-party.org/cpgoias2/. O ingresso sem camping no primeiro lote, que vai até 30 de abril, está R$ 180,00. Já o ingresso com camping simples – R$280,00 – e o ingresso com camping duplo – R$ 295,00.

Prêmio Hashtag Content Awards

A Campus Party Brasil e a Airfluencers lançaram na CPBSB4 o primeiro Prêmio Hashtag Content Awards. A iniciativa propõe premiar criadores de conteúdo que equilibram conhecimento e entretenimento por meio da comunicação. Os interessados em participar poderão se inscrever em sete categorias que permeiam o universo da Campus Party até o dia 1 de junho de 2022.

O site é https://conteudo.airfluencers.com/inscricaocampusparty2022.

Revista Científica Campus Party

No dia 26 de março foi anunciado o lançamento da Revista Científica Campus Party.  A publicação, que ficará hospedada dentro do site da Campus, tem como objetivo garantir espaço a textos científicos de qualidade, além de atrair conteúdos relevantes e que estejam na vanguarda das suas áreas de debate e tenham convergência com os temas abordados na Campus.  As avaliações serão feitas em pares, pelos 80 avaliadores ligados à Campus Party. Para a primeira edição, a submissão dos trabalhos acontecerá entre 1º de abril a 12 de maio. No dia 3 de junho serão anunciados os conteúdos aprovados. Os ajustes poderão ser realizados até o dia 10 de junho. Em 12 de junho será publicada a primeira edição da revista.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Nossos parceiros

Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia.

Apoio Institucional: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal

Realização: Instituto Campus Party

Produção: Gouvêa Experience

Parceiro: Sebrae

Patrocinador Master: Porto Seguro

Patrocinador Gold: Coca Cola sem açúcar, Monster, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, e Petrobras

Media Partner: JC Decaux, Globo, BuzzFeed, Metrópoles, Jornal de Brasília, Mercado e Consumo e Remídia

Universidades parceiras: Universidade do Distrito Federal

Apoio:  4.events, 3 Corações, Include, Sabin Medicina Diagnóstica, Saga, Airfluencers, Moovit, Biotic, Maurício de Souza Produções, DT3 Sports, Drone Lab Brasil e Hybri.

Divulgação

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