As 5 novas estações de metrô de Moscou mais bonitas, de acordo com os moscovitas

0
7

Serguêi Piatakov/Sputnik

Fragmento do painel “Batalha dos Heróis”, do artista Aleksandr Rukavichnikov, na estação Elektrozavodskaya.

O sistema metroviário de Moscou continua a crescer rapidamente. Só em 2023 foram inauguradas 14 novas estações e, nos últimos cinco anos, mais de 40. Cada uma tem um design próprio e exclusivo — e os moscovitas votaram nas mais bem-sucedidas.

1. Elektrozavodskaya

Esta estação da Grande Linha Circular foi inaugurada em 2020. Daqui pode-se fazer baldeação para a estação homônima na linha azul Arbatsko-Pokrovskaya. Em uma de suas paredes há um enorme painel de vidro chamado “Batalha dos Heróis”, que representa uma cena histórica e a imagem do defensor da Velha Rússia. Uma visão interessante dessa imagem se abre a partir das grandes aberturas redondas da galeria de pedestres.

2. Michurinsky Prospekt

Esta estação, também da Grande Linha Circular, foi inaugurada em 2021. Daqui pode-se fazer baldeação para a estação homônima na linha amarela Solntsevskaya, inaugurada anteriormente, em 2018. A principal característica do design desta estação são as colunas vermelhas e painéis no teto com iluminação LED. Alguns deles retratam ornamentos chineses simbolizando a “amizade das nações”.

3. Nagatinsky Zaton

Mais uma da Grande Linha Circular, esta estação foi aberta em 2023. Ao sair, os passageiros têm uma vista pitoresca do rio Moskva. Por isso, a estação foi decorada com enormes painéis de mosaico representando peixes.

4. Filatov Lug

Esta estação da linha vermelha Sokolnicheskaya foi inaugurada em 2019. Por ser de superfície, a luz entra através de suas grandes janelas panorâmicas durante o ano inteiro. Os designers se inspiraram nas estações do século 19 como a Waterloo de Londres, a Pennsylvania Station em Nova York e a estação ferroviária Kievsky, também em Moscou. Daí a abundância de vitrais e tetos altos abobadados.

5. Aeroport Vnukovo

Esta estação da linha amarela Solntsevskaya abriu em 2023. Tem um diferencial não só para Moscou, mas também para toda a Rússia, pois é a primeira (e, até agora, a única) estação de metrô que conecta diretamente a um aeroporto. É por isso também que sua estética lembra os aviões civis do Escritório de Projetos Tupolev, ao qual o aeroporto é dedicado.

https://br.rbth.com/viagem/88982-as-5-novas-estacoes-metro-moscou-mais-bonitas-segundo-moscovitas