Como é o verão na Rússia? (FOTOS)

0
1299

Vitáli Timkiv/Sputnik

Você não vai acreditar, mas se pode pegar uma insolação grave mesmo nas latitudes mais setentrionais da Rússia — e o clima quente costuma chegar à Sibéria mais cedo do que aos resorts litorâneos do sul…

Um dos estereótipos mais comuns sobre a Rússia é que ali é sempre frio, especialmente na Sibéria. É verdade que os invernos na Sibéria podem ser cheios de neve e longos. Mas como é o verão em outras regiões? Veja estas fotos tiradas em junho de 2023:

1. Moscou

Em geral, o verão em Moscou é muito agradável, com temperaturas médias entre os 20 e os 25 graus Celsius positivos. Quando está calor, caminhões saem lavando as grandes avenidas da cidade e os moscovitas podem encontrar sombra sob as muitas árvores de seus diversos parques.

2. São Petersburgo

O principal acontecimento dos verões de São Petersburgo são as “Noites Brancas”, que atraem românticos de todo o mundo e deixam a cidade particularmente bonita. São Petersburgo fica às margens do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, e mesmo os dias mais quentes de verão podem ser chuvosos.

3. Kaliningrado

Este exclave russo na Europa é também a região mais ocidental da Rússia e fica às margens do Báltico. Ali, os verões são amenos e agradáveis, com dias quentes, de temperatura acima dos 25 graus Celsius, sendo uma exceção. Além disso, algumas das cidades perto de Kaliningrado são destinos de férias de verão muito populares, inclusive como férias na praia.

4. Novosibirsk

Embora os verões sejam curtos na Sibéria, eles são muito quentes, principalmente no sul da região. Por exemplo, em Novosibirsk, na primeira semana de junho de 2023, houve dias com temperaturas em torno de 35 graus Celsius (e até mais altas em alguns lugares). Isso normalmente dura apenas alguns dias — mas é o suficiente para conseguir aquele bronzeado!

5. Omsk

Omsk e Krasnoiarsk são semelhantes no verão. Ao mesmo tempo, o calor sufocante pode dar lugar abruptamente à chuva e às vezes à geada, por isso há lugares na Sibéria onde a neve não derrete nem durante o verão.

6. Novi Urengoi

Sova skazala

As pessoas que vivem na península de Iamal, no norte da Rússia, aceitam os caprichos do clima com calma. De repente, pode nevar em junho, enquanto agosto pode trazer chuva e um pouco de geada. No mês de julho, as temperaturas ficam constantemente acima de 25 graus Celsius. Além disso, a época entre junho e agosto marca o início da temporada das verdadeiras “Noites Brancas”. Ou seja, eles têm um clima muito interessante!

7. Guelendjik

O território de Krasnodar é a região mais quente da Rússia, onde a neve e as temperaturas abaixo de zero são raras mesmo no inverno (exceto nas montanhas). Nos resorts do Mar Negro, a temporada das praias começa no início de junho, mas a água só esquenta realmente em julho, enquanto os dias mais quentes ocorrem em agosto.

8. Kazan

No rio Volga, as temperaturas ainda estão baixas em junho, mas, em julho, inicia-se uma época de muito calor. Em Kazan, os dias de verão são muito populares para viagens fluviais à cidade-ilha de Sviajsk, a antiga cidade de Bolgar e os Lagos Azuis.

9. Perm

O verão nos Urais, assim como na Sibéria, costuma ser bastante quente e, às vezes, pode até haver uma onda de calor. Ao mesmo tempo, as pessoas raramente saem de casa sem jaqueta, já que, em Perm e Iekaterinburgo, fica frio após o pôr do sol.

10. Vladivostok

Novosti» VL.ru

Muitas pessoas na Rússia estão convencidas de que a cidade mais chuvosa do país é São Petersburgo, mas os meteorologistas não concordam. A maior quantidade de precipitação ocorre no Extremo Oriente: na Sacalina, nas Ilhas Curilas, em Kamtchatka e no Primorie. Ao longo de algumas semanas em junho, por exemplo, podem ocorrer chuvas muito fortes em Vladivostok, seguidas de temperaturas de 30 graus Celsius e, depois, uma queda para os 15 graus Celsius!

https://br.rbth.com/estilo-de-vida/87971-verao-na-russia