10 lugares para visitar na Rússia assim que as restrições de viagem forem suspensas

0
567

Legion Media; roman_lyubimskii

Chega de Moscou e São Petersburgo.

No último dia 19, a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório no qual recomenda suspender ou flexibilizar as proibições de viagens internacionais, pois “elas não agregam valor e continuam contribuindo para o estresse econômico e social vivenciado pelos países”.

Neste caso, a possibilidade de viajar sem barreiras burocráticas à Rússia estaria resolvida. Qual dos destinos abaixo seria o seu favorito?

  1. Tobolsk

Esta cidade incrível tem o único kremlin de pedra da Sibéria. Antes, levava tempo para chegar até lá – um avião para Tiumên e depois cerca de duas horas de trem. Mas, em plena pandemia em 2021, esta cidade siberiana conseguiu inaugurar o seu primeiro aeroporto.

Tobolsk foi fundada em 1582, quando as tropas russas lideradas pelo cossaco Ermak exploravam a Sibéria. A cidade se tornou reduto de futuras expedições e um importante ponto de comércio com a China.

  1. Saratov

Por que de todas as belas cidades às margens do rio Volga escolhemos esta? A resposta é simples: em 1º de janeiro de 2022, Saratov se tornou oficialmente a segunda maior cidade da Rússia. A medição não se baseia na população, mas no tamanho do território. Ao anexar distritos vizinhos com 79 aldeias, cresceu para 2.100 quilômetros quadrados (Moscou tem 2.500).

Saratov é uma cidade agradável para explorar o acolhedor interior russo. Foi fundada no século 16 e se desenvolveu como uma cidade mercantil – não é à toa que seu centro ainda possui antigas casas de madeira com janelas esculpidas, mansões da época tsarista, além de algumas fábricas, relíquias da época industrial soviética.

  1. Aldeia de Bekhovo

A gente aposta que você nunca ouviu falar sobre esse lugar antes. Muitos russos também não! No entanto, em dezembro de 2021, a vila de Bekhovo, na região de Tula (135 km ao sul de Moscou), liderou no ranking de ‘Melhores Aldeias Turísticas’ da Organização Mundial de Turismo.

Bekhovo está situada às margens do rio Oka e seu principal marco é a Igreja da Trindade, construída de 1904 a 1906. Um lugar perfeito para se acalmar, meditar e tentar compreender a misteriosa alma russa.

  1. Floresta vermelha perto de Anapa

Assim como na União Soviética, a maioria dos russos passava as férias de verão na costa do Mar Negro. E a pandemia os fez retomar a tradição. No último verão russo, muitas pessoas viajaram para Crimeia, Sochi e outras cidades da região de Krasnodar, incluindo Gelendjik e Anapa.

Além disso, uma incrível floresta vermelha no Vale do Sukko viralizou no Instagram em 2021 e, por incrível que pareça, também tem conexão com os soviéticos. Por que? Esta floresta artificial foi resultado de um experimento da era soviética (leia mais aqui). Os ciprestes do pântano foram provavelmente trazidos da América do Norte nos anos 1930. E a razão para esta cor vermelha é…o outono. Imagine um passeio de SUP nessas águas.

  1. Kudrovo, perto de São Petersburgo

São Petersburgo é definitivamente um dos destinos de viagem mais populares na Rússia. Mas se você já passou pelo Hermitage e por todos os outros palácios maravilhosos e fez um passeio de barco pelo rio Nevá e os canais – então é hora de ter novas experiências.

Além do mais, se você já está cansado(a) de lockdowns, trabalho remoto e todas essas medidas de distanciamento social, a cidade de Kudrovo é perfeita. Cerca de 20.000 pessoas vivem em um mesmo complexo de apartamentos, o Novi Okkervil (mais aqui).

  1. Montanhas de Altai

Durante os dois anos de fronteiras fechadas, os russos redescobriram seu próprio país. Com paisagens de tirar o fôlego e a atmosfera misteriosa de antigos xamãs e lendas, as montanhas de Altai se tornaram um dos novos destinos mais populares. Mesmo porque é possível se hospedar tanto em um hotel de luxo ou curtir uma viagem mais extrema (e menos confortável), com caminhadas e dormir à noite em barracas.

Outra maneira interessante de explorar o Altai também é fazendo uma viagem pela rodovia Tchuia, considerada uma das mais bonitas da Rússia.

Confira mais fotos da região de Altai aqui.

  1. “Disneylândia” dos Urais

Não é um destino de viagem tão óbvio, porém bem emocionante. Um empresário da pequena cidade industrial de Satka, nos Montes Urais, transformou a periferia local em um enorme parque temático que lembra a Disneylândia.

Há um navio pirata, um castelo de cavaleiro, toboáguas, personagens de contos de fadas de livros infantis e muitas outras diversões, tanto para crianças quanto para adultos. A propósito, o nome é uma homenagem à neta do fundador: Sonkina Laguna (Lagoa da Sonia).

  1. Resort de água mineral Essentuki

Para quem se recuperou de covid-19, bem como para quem teve a sorte de evitar o contágio, mas com certeza passou por muito estresse – é preciso descansar e recarregar as baterias. Nas montanhas caucasianas da Rússia, há um ótimo lugar para isso: na cidade turística de Essentuki fica a maior galeria de água potável da Europa. Lá é possível experimentar muitas variedades de água mineral e passear por “caminhos de cura” especiais com vistas incríveis.

  1. Viagem pela Transiberiana

Antes que quaisquer novas restrições sejam implementadas (o que não deve mesmo acontecer), é preciso tirar o máximo proveito de qualquer jornada. Assim, para ver toda a Rússia em uma viagem só, é possível atravessá-la de trem. Partindo de Moscou, passando por algumas cidades antigas, alguns pontos de referência nos Urais, algumas aldeias siberianas e várias estações de trem bonitas. E, enfim, chega-se a Vladivostok, onde a pedida é saborear frutos do mar frescos.

Confira aqui 10 paradas imperdíveis ao longo do trajeto.

  1. Lago Baikal

Todos os guias turísticos eventualmente levam ao Baikal. Mas, provavelmente, você sempre pensou que seria uma viagem muito cara e longa? Bem, é absolutamente possível organizar uma viagem curta por conta própria para conhecer a principal maravilha natural da Rússia.

E se você não tiver medo do rigoroso inverno russo, pode fazer uma viagem – literalmente – sobre o Baikal e ouvir esse som inusitado de gelo rachando.

https://br.rbth.com/viagem/86349-10-lugares-visitar-russia-restricoes-suspensas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here