Varadero se para nova temporada turística pôs covid-19

0
370

Varadero.– Este balneário da província de Matanzas, propôs-se ele próprio manter a condição de ser a praia mais linda do mundo, e estará melhor equipado para quando seja restabelecido definitivamente o turismo.

Aqueles que determinarem voltar em um breve tempo, vão ficar espantados das novidades e de quanto mudou para bom no principal destino de sol e praia de Cuba.

Um bulevar novo em seu design para seduzir os clientes, o rejuvenescimento do Centro de Convenções Plaza América, e o resgate do Parque Josone, fazem parte de um grupo de ações renovadoras empreendidas aqui, à espera do novo cenário turístico e da próxima Feria Internacional de Turismo, marcada para maio de 2021.

Apesar das circunstâncias adversas estabelecidas pela emergência sanitária ao longo de mais de cinco meses, estes foram tempos de muita agitação no polo turístico, onde foi constante o movimento construtivo em muitos dos seus espaços.

A PRAÇA NOVA

Ivis Fernández, delegada do ministério do Turismo na província, assegura que o balneário não ficou de braços cruzados em tempos da Covid-19, e que a aposta na reanimação permite mostrar uma imagem fortalecida da afamada praia, e a coloca em condições de oferecer um serviço de excelência.

«Aqui não temos deixado de trabalhar, há centenas de construtores comprometidos em deixar mais bonito o balneário, sem abrir mão da vigilância epidemiológica», diz, sem ocultar seu orgulho.

Um dos lugares de mais visível movimento é o Centro de Convenções Plaza América. No já emblemático imóvel, único de seu tipo no setor do turismo, ocorrem mudanças importantes à vista de todos.

Osvaldo Hernández, chefe da obra, admitiu que se trata de uma reparação capital na quase totalidade das áreas, incluídos o salão plenário e outras salas para conferências e eventos, dotados com tecnologia de ponta, e que acabará convertendo a instalação em um lugar distintivo.

As ações no centro compreendem, ademais, a ampliação e melhoras dos serviços, substituição dos pisos e outras estruturas, bem como a colocação de portas e janelas de alumínio, o que oferecerá uma imagem moderna e atraente, sem tirar importância à decoração e à jardinagem.

«Esta será uma praça nova, um centro de convenções provido das melhores condições», sublinhou, em data recente, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, durante uma visita às obras em andamento em Varadero.

Como benefício adicional, despejaram-se importantes volumes de areia para regenerar essa zona da praia, um procedimento benéfico estabelecido há várias décadas, e estendido a toda a orla costeira.

O BULEVAR, A OFERTA ESTRELA

Nada provoca mais orgulho, contudo, que o bulevar, uma obra que abrange em torno de sete hectares no centro histórico, e que com certeza, vai afiançar ainda mais a distinção de Varadero. A novidade é que a calçada para pedestres não conforma uma trajetória linear, como é tradicional nestes espaços.

«Desdobra-se, abrangendo vários quarteirões, onde se oferecem diversos serviços, incluindo aqueles associados às Casas do Café, do Rum e do Charuto, bem como outras áreas que enaltecem valores da cultura e do povo cubanos», comentou Ramón Pupo Finalé, investidor principal.

«A obra é feita com elevada qualidade», segundo a opinião de Rafael Velázquez, de Las Tunas, e René Rodríguez, de Villa Clara, dois especialistas do setor que apoiam o investimento.

Todos prestam especial atenção ao avanço do bulevar, oferta estrela do destino turístico de Varadero.

De acordo com a opinião de peritos, é uma sorte de presente para este destino e que, futuramente, deve exercer uma influência importante.

A JÓIA VERDE NÃO ENVELHECE

Outro local que estão deixando como novo é o Parque Josone, conhecido como a jóia verde do balneário e tornado centro cultural e de lazer, produto mais antigo deste belo lugar.

Rafael Rivero Brito, administrador dessa instalação, com imóveis de alto valor patrimonial, precisou que realizam ações para melhorar os recintos principais como La Estrella, El Golfito e La Campana, e pôs ênfase na complexidade da limpeza do lago, com alto volume de sedimentos.

Empenho louvável é o resgate do túnel de uns 200 metros, o qual facilita o acesso à área da praia a partir do Parque, e que a partir de agora será mis uma atração para os clientes.

Estas obras de reconstrução têm o propósito essencial de reforçar o prestígio já bem ganho de Varadero no chamado mundo do lazer, e distingui-lo, cada vez mais, pela qualidade dos seus serviços e pela beleza no interior da pequena vila.

De acordo com o ritmo da construção nesses espaços, as obras devem concluir na data marcada, embora as autoridades do setor insistam em um impulso de crescimento ainda maior.

OS «NACIONAIS» GANHAM TERRENO

A partir da abertura novamente ao público, na trilha da fase de recuperação da província, e sem abrir mão das precauções higiénico-sanitárias, milhares de turistas cubanos se alojaram em instalações do balneário.

Luis Martínez, vice-delegado do Turismo em Matanzas, explica que isto confirma o peso cada vez maior do mercado interno, o qual não está relegado a um nível secundário.

«Nos últimos anos, ascendeu até chegar a ser o segundo emissor mais representado no polo, e que se coloca no primeiro lugar nos meses de julho e agosto», comentou. Para nós existe apenas um turismo, e atendemos a todos os clientes por igual», assegurou o diretivo.

Disse que os 15 hotéis em operações mostram um nível de ocupação alto, em equilíbrio com a capacidade aprovada para estas circunstâncias, e que graças à estrita vigilância não se registram casos positivos à Covid-19.

Alguns dos turistas aos que se perguntou mostram satisfação com a eficácia na atenção e as condições sanitárias nos hotéis, e muitos prometem retornar nas próximas férias, como asseguram Orlando e Barbarita, casal residente no município de Colón.

«Varadero continua com as portas abertas», significou Martínez, após comentar que a tempestade tropical Laura não causou danos no balneário, onde o propósito permanente é oferecer um serviço de qualidade e garantir a saúde de clientes e trabalhadores. «A disciplina e o cumprimento dos protocolos sanitários nos hotéis tem a maior prioridade», sublinhou.

O engenho da natureza converteu esta praia em um lugar excepcional, mas além dessa magia, os moradores de Matanzas se empenham em fazer notar outros acertos, como prova de que o maior encanto está no tratamento fraternal daqueles que trabalham em Varadero, esse pedacinho de nossa geografia que também contribui para que Cuba brilhe no mundo. ●

NO CONTEXTO:

O que faz Varadero em prol de ser a melhor praia do mundo?

Trabalha para se declarar completamente como praia ambiental, uma condição interna que já possuem mais de dez instalações.

Reafirma os atributos que, em fevereiro de 2019, fizeram com que fosse eleita a segunda melhor praia do mundo, nos prêmios Traveler’s Choice 2019, que publica anualmente o site estadunidense de turismo TripAdvisor, no qual os usuários proporcionam a maior parte do conteúdo.

A beleza natural da praia continua sendo o motivo principal dos viajantes, razão pela qual não cessa em procurar una sólida gestão ambiental como valor agregado e incrementa a qualidade dos serviços.

Propõe-se iniciar cada nova temporada com maior diversidade e qualidade nas ofertas hoteleiras e extrahoteleiras, bem como a incursão de novas operações aéreas.

Consolida-se como destino e continua estando na preferência de muitos turistas. A partir de 2008 o balneário recebe anualmente mais de um milhão de viajantes com altos níveis de satisfação.

Com 53 hotéis e uns 22 mil quartos, em Varadero vem se trabalhando para incrementar, em cada temporada, a infraestrutura hoteleira, os novos produtos, e reafirmar o índice de segurança e a excelência do serviço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here