Fachada da Japan House São Paulo ( Rogério Cassimiro )
A vinda dos japoneses para o Brasil resultou em história e cultura interligadas pela gastronomia, esportes, arte, tecnologia e arquitetura. Influências serão relembradas no evento “Caminhos Brasil-Japão” em novembro
Mas essa história começa durante os séculos XVI e XVII, quando Portugal mantinha negócios com o Japão, comercializando diversos produtos nipônicos no Brasil Colônia. Após um hiato, Brasil e Japão voltaram a se relacionar no final do século XIX, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 5 de novembro de 1895, em Paris. Alguns anos depois, em 1908, a imigração japonesa teve início, dando origem a uma grande comunidade de japoneses e seus descendentes, que adotaram as terras tropicais como lar definitivo.
Desde então, a cultura japonesa se tornou intrínseca à brasileira. Um dos aspectos culturais mais marcantes, amplamente incorporado no Brasil, é a gastronomia, que agregou à cozinha nacional temperos a base de shoyu, assim como legumes e cogumelos, muito usados no Japão, como o shimeji e o shitake, além de compartilharem o amor pelo arroz. A culinária japonesa conquistou os paladares ocidentais e hoje estima-se que existam mais de 800 restaurantes japoneses apenas na cidade de São Paulo. Os esportes nipônicos também ganharam terreno no Brasil, principalmente as artes marciais, como o judô. Outras práticas esportivas de origem japonesa, como basebol, softbol e tênis de mesa, também se tornaram alguns dos favoritos nacionais.
Outro aspecto bastante significativo da simbiose nipo-brasileira na arte são as danças, músicas e festivais celebrados abundantemente. O Festival do Japão (ou nippon matsuri), que ocorre todos os anos desde 1968 em São Paulo, é considerado um dos maiores festivais de celebração à cultura japonesa do mundo. Nele, é possível conhecer mais das comidas típicas, representando as 47 províncias do Japão, além de apresentações de artes marciais, músicas e concursos de cosplay. As histórias japonesas, assim como as ilustrações, filmes e histórias em quadrinhos, os animes e mangás, também são apreciados por todo o Brasil, como Pokemón, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, que encantam adultos e crianças há gerações.
Ainda no campo artístico, uma das maiores representantes dessa sinergia Brasil-Japão é a artista plástica naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), um dos grandes nomes da arte abstrata mundial. Suas artes estão espalhadas por diversos pontos do país, além de dar nome ao Instituto Tomie Ohtake, importante centro de exposições e ensino da arte contemporânea atuante há mais de 20 anos. Mais recente e focada na difusão da cultura nipônica, há outro importante espaço de cultura: a Japan House São Paulo, responsável por trazer ao Brasil diversos artistas, obras e nomes importantes de diversas áreas do conhecimento, que refletem os ideais e costumes japoneses desde o início das atividades em 2017.
Em comemoração aos 126 anos do Tratado da Amizade Brasil-Japão, que exalta laços criados entre os dois países, a Japan House São Paulo realiza a segunda edição do projeto “Caminhos Brasil-Japão” no mês de novembro. A ação virtual e gratuita será realizada no dia 28, a partir das 9h30, convidando o público de todo o Brasil a acompanhar dois trajetos em São Paulo, além de outros três circuitos em Santos (SP), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Os trajetos passarão por pontos importantes para a comunidade japonesa de cada cidade, relembrando memórias e curiosidades sobre a relação dos dois países e serão transmitidos simultaneamente pelo canal do Youtube da Japan House São Paulo, conduzidos por personalidades da cultura nipônica e convidados de cada cidade.
Serviço: Caminhos Brasil-Japão 2021Quando: 28 de novembro de 2021 (domingo), das 9h30 às 11hGratuito. Transmissão ao vivo em www.japanhousesp.com.br/
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52Horário de funcionamento: Terça a sexta: das 10h às 18h Sábados: das 9h às 19h Domingos e feriados: das 9h às 18hEntrada gratuita.※Devido ao coronavírus, a Japan House São Paulo está funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.