Portugal é uma oportunidade aos artistas brasileiros 

0
403

A imigração brasileira para Portugal cresceu de forma acentuada no final da década passada, quando o número saltou de 50 mil para 150 mil.

 Fabiano de Abreu*

Em busca de uma qualidade de vida melhor, muitos brasileiros buscam refúgio em outros países. Portugal, no caso, tem se tornado uma casa para artistas do Brasil que foram esquecidos pelo seu meio, ou até mesmo para aqueles que nunca tiveram uma oportunidade no mercado de trabalho do seu nicho. O Ph.D em neurociência Fabiano de Abreu, que também é jornalista e assessor de diversos nomes artísticos com agência em Portugal, comenta o fluxo dessa imigração que acontece entre os países.

“Não há grandes filtros. Artistas que não têm chances no Brasil, são recebidos em Portugal. É uma oportunidade para aqueles que no Brasil não a têm.”

O Dr. Fabiano de Abreu, como jornalista e assessor, dá ênfase a fragilidade recente do mercado nacional para esses artistas, tendo em vista toda a dimensão da televisão brasileira, com seu nome consolidado principalmente pelas novelas, não é difícil de ver rostos talentosos conhecidos e outros nem tão conhecidos assim, que apostam suas carreiras no país europeu.

“Portugal é o refúgio para artistas esquecidos, até mesmo para aqueles que nunca foram nem ouvidos. Já presenciei músicos que antes nem tinham lugar num bar no Brasil. Aparecendo em TV portuguesa. Carece de artistas no país. Assim como não há uma noção e opinião artística.”

Isso pode acontecer por diversos fatores, desde a desvalorização da profissão, até mesmo questões políticas e econômicas. Por mais que a presença de artistas brasileiros na capital portuguesa, Lisboa, não seja algo novo que se estranhe, recentemente o número correspondente à  imigração brasileira para Portugal cresceu de forma acentuada no final da década passada, quando o número saltou de 50 mil para 150 mil

*Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, , Filosofia e Jornalismo

Fotos: Pexels

Foto: MF Press Global

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here