Novembro está recheado de eventos culturais, gastronômicos e esportivos em todo o Brasil

0
188

Foto divulgação MTur Destinos

Por Fábio Marques*

Confira a programação no Calendário Nacional e venha curtir o melhor do país

Novembro chegou com uma série de opções no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo (MTur). Música, gastronomia, esporte, lazer, literatura e muito mais. São diversas oportunidades para todo mundo aproveitar de Norte a Sul do Brasil.

Vem conferir alguma das opções e se preparar para embarcar rumo a esses atrativos.

LITERATURA – Os amantes da leitura estão convidados a participarem do Festival Literário de Lajes (FLILAJES), evento anual que traz visibilidade para ações de leitura e cultura, da cidade de Lajes no Rio Grande do Norte. O evento tornou-se o espaço dos escritores e artistas que promovem diversificadas ações de leitura, cultura, música e arte de forma geral. O Flilajes acontece de 1º a 4 de novembro.

Outra oportunidade é a Feira Literária de Oeiras (FLOR), realizada em Oeiras (PI), entre 25 e 27, com o intuito de promover o envolvimento dos alunos do município com a leitura, cultura e arte.

A festa literária de Pirenópolis (GO) é mais um evento que vai transformar a cidade em um reduto de leitores, através de várias atividades como palestras, mesas de debates, contações de histórias, apresentações de teatro, música, oficinas e doação de livros para as bibliotecas de escolas locais.

ESPORTE – Para quem gosta de esportes radicais, a 9ª Expedição Off Road da Rota do Café e Cachaça – Conexão Serra do Brigadeiro irá reunir, entre os dias 2 e 5 de novembro, apaixonados por 4×4, café e cachaça. O encontro será em Carangola (MG).

Já quem quer algo mais tranquilo, uma ótima opção é o Festival de Pesca de Tucunaré, que acontece em Aparecida do Taboado (MS), de 3 e 4 de novembro, com premiações, apresentações culturais e shows musicais.

GASTRONOMIA – Pitimbu é a Capital Paraibana da Lagosta e onde acontece, há mais de 13 anos, o tradicional Festival da Lagosta. Entre os dias 3 e 5, os turistas poderão experimentar a iguaria e se deliciar com os sabores locais. Além comer bem, os participantes irão conferir atrações culturais com músicas regionais, forró estilizado, axé e sertanejo universitário.

Indo para o Norte do país, o Festival Gastronômico Sabores de Santana, resgata a cultura por meio da utilização de ingredientes que remetem a cidade de Santana (AP), promovendo os insumos, as empresas e os profissionais locais. Previsto para os dias 3, 4 e 5 de novembro, o evento irá movimentar a cidade.

ARTES – Um dos maiores festivais gratuitos de arte e cultura do Norte/Nordeste, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) chega à 38ª edição. Reunindo 134 atrações das mais diversas vertentes artísticas, entre os dias 9 e 12 de novembro, a cidade de São Cristóvão (SE) fica tomada por apresentações de cortejos de grupos afros, folclóricos e percussivos.

Outra opção, é a 83ª Festa das Flores que vai levar o público a uma experiência repleta de cores, formas, beleza e bem-estar. Em sua programação, entre 14 a 19 de novembro, está um concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial e muito mais. A Festa das Flores acontece na Expoville, em Joinville (SC).

Confira o calendário completo de eventos do MTur AQUI

*Assessor de Comunicação do Ministério do Turismo