Flórida além do básico – Conheça St. Petersburg e Clearwater!

0
162

Monique Renne

Famosa pelos dias de sol, a região de St. Petersburg e Clearwater conta com quase 60 km de praias, algumas delas entre as melhores dos Estados Unidos. Além do belo mar, as vizinhas St. Pete – como é chamada pelos moradores – e Clearwater oferecem ainda ótimos restaurantes, vida cultural animada, belos espaços ao ar livre e um jeitinho de cidade pequena, ideal para relaxar! Perfeito para descansar depois de alguns dias de agito nos parques da Disney e Universal. Ainda não conhece St. Pete e Clearwater, na Flórida? Então vem com a gente nessa viagem!

Fotos: Monique Renne

Onde fica e como chegar a St. Petersburg e Clearwater – Flórida

As cidades de St. Petersburg e Clearwater estão localizadas na costa oeste da Flórida, ao sul dos Estados Unidos. Banhada pela costa do Golfo do México e parte da baía de Tampa, a região está distante apenas 35 km Aeroporto Internacional de Tampa (TPA) e 174 km do Aeroporto Internacional de Orlando (MCO).

A maneira mais prática de chegar a St. Petersburg e à vizinha Clearwater é alugando um carro. A partir de Orlando, a viagem levará apenas duas horas. Já para quem está em Tampa, o trajeto é bem curtinho mesmo! Em apenas meia hora você já estará em St. Pete.

O roteiro rende um bate e volta rapidinho para quem está na Flórida, mas bom mesmo é se hospedar por lá para curtir com calma e relaxar por alguns dias na região. A partir de St. Pete ou Clearwater será fácil conhecer outros destinos na costa oeste da Flórida.

Hotéis em St. Pete e Clearwater

Em uma viagem a St. Pete você poderá optar por hotéis localizados em meio ao animado centrinho da cidade – próximo ao St. Pete Pier – ou ainda experimentar um dos hotéis à beira-mar, localizados em lindas praias, entre elas a famosa Clearwater Beach. E como estamos falando de uma península, vale dizer que há hotéis voltados para a costa do Golfo do México e outros para a baía de Tampa. Comum a todos eles, é sempre um lindo visual.

Hyatt Regency Clearwater Beach Resort & Spa

HOTEL NOTA NO BOOKING LINK
Hyatt Place St. Petersburg/Downtown 8,6 Reserve aqui
Tru By Hilton St. Petersburg Downtown Central Ave 8,4 Reserve aqui
Hollander Hotel 9,0 Reserve aqui
Hampton Inn & Suites St. Petersburg/Downtown 8,9 Reserve aqui
The Birchwood 8,7 Reserve aqui
The Vinoy Resort & Golf Club, Autograph Collection 7,9 Reserve aqui
Don CeSar 8,0 Reserve aqui
Hotel Zamora 8,1 Reserve aqui
Hilton Garden Inn St. Pete Beach 8,7 Reserve aqui
St. Pete Beach Suites 8,9 Reserve aqui

Hotéis em St. Petersburg – Flórida

Nos arredores do St. Pete Pier, onde a noite é sempre animada e há boa oferta de restaurantes e atividades culturais, vale conferir o Hyatt Place St. Petersburg/Downtown, o Tru By Hilton St. Petersburg Downtown Central Ave, o Hollander Hotel e o Hampton Inn & Suites St. Petersburg/Downtown. Para quem busca um hotel charmoso, o The Birchwood conta com lindo rooftop e o histórico The Vinoy Resort & Golf Club, Autograph Collection é bem pertinho do Vinoy Park.

Para ficar de frente para o mar na área de St. Pete Beach, boas pedidas são o Don CeSar, o Hotel Zamora, o Hilton Garden Inn St. Pete Beach e o St. Pete Beach Suites.

Don CeSar Hotel – Divulgação/ Booking

Hotéis em Clearwater Beach

Além de St. Pete, a região de Clearwater Beach também reserva ótimas opções de hospedagem, com a vantagem de estar localizada em um dos mais belos trechos do litoral da costa oeste dos Estados Unidos. Se quiser ficar hospedado por lá, confira o elegante Opal Sands e ainda o Sandpearl Resort Private BeachHyatt Regency Clearwater Beach Resort & Spa, o Hampton Inn and Suites Clearwater Beach, o Pier House 60 Clearwater Beach Marina Hotel, o Edge Hotel Clearwater Beach e o Legacy Vacation Resorts-Indian Shores.

Opal Sands Resort. Divulgação/ Booking

Outras praias

Localizada entre St. Pete e Clearwater Beach, a Treasure Island Beach bem boa oferta de hotéis à beira-mar com ótimos preços. Vale conferir o Fusion Resort, o Island Inn Beach Resort, o Tahitian Beach Resort, o Page Terrace Beachfront Hotel e o Sunset Vistas. Já na Madeira Beach, as pedidas são o Cambria Hotel St Petersburg-Madeira Beach Marina e o Shoreline Island Resort.

O que fazer em St. Petersburg e Clearwater

Para começar o passeio pela região de St. Pete e Clearwater, experimente o St. Pete Pier, com feirinha, restaurantes, parques e um lindo cenário para o fim de tarde. Depois, invista em visitas culturais, como o Museu Dalí, com obras incríveis do pintor espanhol. Vale também uma boa cervejaria artesanal ou uma noite nos rooftops locais.

Se tiver mais tempo, conheça também regiões próximas, como a encantadora Tarpon Springs, dedicada à coleta de esponjas marinhas e com jeito de vilarejo grego; ou ainda a charmosa Dunedin, com lindos cenários de frente para o mar e boa gastronomia. Aliás, toda a região é ótima para quem ama comer e beber bem!

Se você é do time que anda precisando relaxar e está em busca de um destino diferente na Flórida, aproveite e confira mais detalhes sobre o que fazer em St. Pete e Clearwater!

Percorra o centro da cidade

Um roteiro por St. Pete começa pelo centrinho da cidade, onde as ruas charmosas convidam a um delicioso passeio. Você verá que o clima é sempre descontraído e caminhar pelas avenidas ajuda a sentir a vida local. Aproveite os diversos restaurantes, bares e lojinhas para curtir sem pressa.

Como sugestão de roteiro, percorra a Beach Drive e a Bayshore Drive até o Vinoy Park, de onde você terá uma linda visão para o skyline de St. Pete. O pôr do sol por lá é lindo e vale até investir em um passeio de bike ou um piquenique com o cenário do St. Pete Pier ao fundo. À noite, aproveite para escolher um dos bares da Central Avenue, uma das mais divertidas e animadas ruas de St. Pete.

Curta o St. Pete Pier

Perfeito para um passeio sem pressa e com diversas atividades para curtir ao longo do dia e da noite, o St. Pete Pier é uma das melhores atrações da região. Com programas para todas as idades, o espaço atrai tanto moradores quanto turistas, que encontram no lugar o reduto perfeito para relaxar e se divertir.

O espaço do St. Pete Pier foi recentemente remodelado e hoje abriga uma enorme variedade de atrações. Em um passeio pelo espaço – localizado no centro da cidade e com vista para a baía de Tampa – você poderá aproveitar a feirinha com produtos regionais, os diversos parquinhos para crianças, a divertida praça com fontes de água, uma pequena praia artificial, um longo deck para caminhada e ainda diversos bares e restaurantes com vista para a baía.

Para quem deseja conhecer mais sobre vida marinha e o ecossistema que cerca a região, vale conferir o Tampa Bay Watch Discovery Center, um centro de pesquisa com exposições educativas e aulas interativas que atraem tanto crianças quanto adultos.

Ao percorrer o St. Pete Pier, não deixe de observar as obras de arte que ocupam todo o espaço, com destaque para a grande rede – chamada de “Bending Arc” – que fica iluminada ao anoitecer e dá um espetáculo para os visitantes. Cada passo no St. Pete Pier rende uma nova surpresa e uma linda foto.

Aproveite o dia em Clearwater Beach

O mar límpido e a areia branquinha de Clearwater Beach ajudaram a dar fama a este pedacinho do litoral da costa oeste da Flórida. E, acredite, vale mesmo a pena dar um pulinho até lá! Clearwater Beach encanta pelas belezas naturais, mas também pelo píer movimentado e repleto de guarda-sois coloridos, pela orla excelente para um passeio, pelos grandes parques para crianças e também pelo belo pôr do sol. Ao visitar a região, aproveite e faça ainda um passeio para observação de golfinhos. Com mais tempo, vale conhecer o Clearwater Marine Aquarium e aprender mais sobre a vida marinha da costa da Flórida.

Divulgação/ Visit St. Pete e Clearwater

Clearwater é a praia mais famosa e procurada deste trecho da costa da Flórida, mas ela não é a única! Se você tiver mais tempo na região, vale conferir também a Pass-A-Grille Beach, St. Pete Beach, Treasure Island Beach, Madeira Beach, Indian Rocks Beach, Sand Key e Honeymoon Island, entra outras. São quase 60 km de belas praias para você explorar e curtir durante a viagem. Para os que buscam praias mais isoladas e preservadas, vale destacar a Honeymoon Island e a Caladesi Island, duas reservas com paisagens belíssimas, rendendo ótimos passeios!

Honeymoon Island e Caladesi Island. Divulgação/ Visit St. Pete Clearwater

Visite o Museu Dalí

Impossível não se surpreender ao descobrir que St. Petersburg, na Flórida, abriga um dos mais importantes acervos de Salvador Dalí (1904-1989) fora da Espanha. Com um lindo edifício inteiramente dedicado às obras do artista, o Dalí Museum encanta os visitantes, que encontram no espaço peças emblemáticas e muito significativas de um dos maiores nomes da arte mundial. A coleção – composta por mais de 2.400 obras de todos os períodos – inclui pinturas, desenhos originais, ilustrações, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e um extenso arquivo de documentos.

Como curiosidade, o museu foi fundado com as obras coletadas pelo casal Reynolds e Eleanor Morse, que se apaixonaram pelo trabalho de Dalí após visitarem uma exposição do artista em Nova York. Em 1942 o casal adquiriu a primeira obra de arte e aumentaram o acervo nos anos seguintes, até doarem toda a coleção na década de 1970.

Além das obras de arte em exposição, os visitantes contam com a possibilidade de “interagir” com os quadros de Dalí em uma experiência imersiva de realidade virtual. Você se sentirá parte dos cenários fantásticos que deram fama a um dos maiores nomes do surrealismo mundial.

Confira todos os detalhes do museu no site oficial.

Conheça outros museus de St. Pete

Além do Dalí Museum (que é mesmo imperdível), vale investir na visita a outros espaços dedicados à arte e história na região, a começar pela surpreendente Chihuly Collection, com exposição permanente de peças do artista Dale Chihuly no Morean Arts Center. Conhecido pelos trabalhos em vidro que tomam formas e cores vivas, Chihuly apresenta no museu peças hipnotizantes e de grandes dimensões.

Para quem ficou curioso sobre como são feitas as obras de arte em vidro, é possível até mesmo fazer aulas para aprender mais sobre a técnica. Para quem é apreciador desta arte, vale conferir ainda o Imagine Museum, com acervo de diversos artistas contemporâneos que apresentam peças que usam a mesma técnica.

Outro museu dedicado a arte que vale a visita é Museum of Fine Arts St. Petersburg, que apresenta 5.000 anos de história da arte em mais de 20.000 peças.  O acervo conta com obras de artistas como o francês Claude Monet, a americana Georgia O’Keeffe e o contemporâneo Kehinde Wiley. O espaço apresenta exposições permanentes e também temporárias.

Para quem prefere museus interativos, a pedida é uma visita ao Fairgrounds St. Pete, com uma imersão em instalações que são um mix de tecnologia e arte. Tudo é cercado de muitas luzes, cores e experiências divertidas. Perfeito para quem busca um ótimo cenário para fotos.

Dê um pulinho nas pitorescas Tarpon Springs e Dunedin

Nos arredores de St. Pete e Clearwater você poderá curtir algumas pequenas cidades bem pitorescas e com características únicas. Vale investir um tempo do roteiro em passeios sem pressa por alguns destinos vizinhos. A região vai além de Tampa, onde está o famoso parque do Bush Gardens, por isso aproveite para explorar a península com calma.

Com jeitinho de vila grega, Tarpon Springs é a pedida perfeita para quem busca algo fora do convencional. O destino abriga uma grande comunidade mediterrânea, com arquitetura que nos remete às vilas de pescadores na Grécia e restaurantes que capricham na culinária tradicional. Tarpon Springs é famosa ainda pela presença da pesca de esponjas marinhas, que podem ser vistas em grandes balaios próximo aos barcos e nas muitas lojinhas de souvenir da região.

Outra pequena cidade que vale a visita é Dunedin. Repleta de áreas verdes e com arquitetura colorida, Dunedin rende um passeio sem pressa ou obrigações. Não deixe de percorrer a Main Street, onde você encontrará diversos restaurantes, belos cenários com grafites coloridos, lojinhas e cafés para relaxar. Vale ainda investir em um restaurante com vista para o mar, na Dunedin Marina. Com sorte você verá até alguns saltos de golfinhos.

Aproveite os restaurantes, cervejarias e rooftops

A região de St. Pete e Clearwater tem grande oferta de bons restaurantes e será fácil encontrar menus deliciosos e atraentes durante a viagem. A especialidade, como um bom destino de praia, são os frutos do mar, que podem ser saboreados em restaurantes com mesas ao ar-livre, visual incrível e até localização privilegiada em rooftops animados.

Para começar o roteiro de restaurantes, vale conferir as opções da Beach Drive e também do St. Peter, que contam com ambiente sempre descontraído. Boas pedidas são o Teak, com lindo edifício e cercado pelo mar ou ainda o Bellabrava, com pratos italianos deliciosos e ótimo preço.

Se a busca for por um menu mais elaborado, vale conferir o Dewey, localizado na região histórica de Pass-a-Grille. Já para quem busca uma linda vista, o Bon Appetie, em Dunedin, certamente irá agradar. Para comer e beber em um rooftop animado, procure o Sky Bar. O importante é saber que opções não faltam para comer bem em St. Pete.

Como se locomover em St. Pete e Clearwater

A região de St. Pete e Clearwater é convidativa a longas caminhadas e também a deliciosos trajetos de bike, valendo deixar de lado o carro por alguns dias para conhecer mais de perto a região. Para passeios mais distantes, explorar diferentes praias ou visitar destinos vizinhos, alugar um carro será uma boa pedida. As estradas são ótimas, bem sinalizadas e um automóvel dará autonomia para percorrer diversas atrações.

Quem não quiser alugar um carro, contará com alguns serviços de transporte público, a começar pelo SunRunner, um ônibus que faz o trajeto entre o St. Pete Pier e St. Pete Beach.

Outros transportes que fazem sucesso entre os turistas são os trolleys, que oferecem diversas rotas na região: o Downtown Looper conecta gratuitamente as principais atrações e museus de St. Pete; o Central Avenue Trolley conecta Bay Shore Drive a St. Pete Beach/Pass-a-Grille; o Jolley Trolley conecta Clearwater Beach a Tarpon Springs; e o Suncoast Beach Trolley conecta as praias de St. Pete e Clearwater. Na região há ainda a oferta do Cross Bay Ferry, um ferry que conecta o centro de St. Pete a Tampa.

Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom de desconto exclusivo do Melhores Destinos!

Quando ir a St. Petersburg e Clearwater

Com temperaturas amenas durante todo o ano, a região de St. Pete e Clearwater pode ser o seu destino de praia na Flórida em qualquer estação. O detalhe que pode fazer diferença na sua viagem – e que deve ser considerado – é a temporada de furacões, que acontece principalmente entre os meses de junho e setembro. Este também é o período com temperaturas mais altas, o que sempre garante um delicioso banho de mar. Por isso, fique atento às previsões para garantir dias de sol e escapar de possíveis tempestades tropicais.

Para ter maiores chances de dias de céu azul, prefira viajar nos meses de março a maio ou de setembro a novembro. Você terá temperatura agradável, movimento mais tranquilo de turistas, preços mais baixos e dias com poucas nuvens.

MESES TEMP. MÁX. TEMP. MIN. CHUVAS
Janeiro 21ºC 14ºC 63 mm
Fevereiro 22ºC 15ºC 65 mm
Março 24ºC 17ºC 72 mm
Abril 27ºC 20ºC 54 mm
Maio 29ºC 23ºC 57 mm
Junho 31ºC 25ºC 131 mm
Julho 32ºC 26ºC 157 mm
Agosto 32ºC 26ºC 162 mm
Setembro 31ºC 25ºC 140 mm
Outubro 28ºC 22ºC 65 mm
Novembro 25ºC 18ºC 43 mm
Dezembro 22ºC 15ºC 50 mm

Para quem é St. Petersburg e Clearwater

St. Petersburg e Clearwater são ótimas opções para quem busca um roteiro fora do comum. Ambos os destinos proporcionam uma experiência leve e descontraída, sem muitas obrigações a cumprir. Perfeito para relaxar sem se preocupar. Se você deseja um lugar tranquilo na Flórida para alguns dias de descanso, mas não abre mão de uma cena cultural animada e belas praias, St. Petersburg e Clearwater podem ser o roteiro perfeito para você!


Nós adoramos conhecer esse roteiro da Flórida. E você? Toparia deixar alguns dias na viagem para percorrer St. Pete e Clearwater? Conta pra gente nos comentários! E se você já esteve por lá, deixe as suas dicas!