A mais importante feira de turismo da Espanha, que acontece de 19 a 23 de janeiro em Madri. O país participa novamente da FITUR com uma delegação composta por 30 empresas privadas entre agências de viagens, operadores de turismo, agentes hoteleiros e prestadores de serviços e 10 províncias e destinos turísticos. O objetivo é buscar mais e novos investimentos e o aumento da conectividade aérea.
Realizou-se o tradicional corte de fita do stand da Argentina na FITUR 2022, em Madri, Espanha, onde contou com a ampla participação por parte do setor privado de turismo e do setor público. Mais de 30 empresas prestadoras de serviços turísticos e 10 destinos se fazem presentes na feira em busca da reativação do turismo receptivo.
Desta maneira, uma importante delegação acompanha e trabalha de maneira conjunta com o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) para mostrar a oferta turística de natureza que o país tem para oferecer aos turistas espanhóis e de todo o mundo. A Argentina contou com um moderno e renovado stand, com uma tela gigante led 7k onde se apreciaram todos os destinos e regiões do país para o impacto dos presentes.
A delegação argentina está liderada pelo Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, que foi acompanhado pela Secretária de Promoção Turística, Yanina Martínez; pelo Secretário de Relações Institucionais da Câmera Argentina de Turismo, Horacio Repucci, e pelo Vice-Presidente da Faevyt, Andrés Deya, além de autoridades provinciais e municipais e empresários, entre Agentes de Viagens, DMC, hoteleiros e prestadores de serviços.
“A Argentina chega à FITUR com uma forte proposta de Turismo de Natureza, entendendo nesta conjuntura que o turista está buscando destinos com espaços abertos que tenham a possibilidade de desfrutá-los a partir do paisagístico, mas também com segurança sanitária”, declarou Ricardo Sosa, que concluiu: “Este ano é o início da recuperação dos níveis turísticos da pré-pandemia. O Ministro de Turismo e Esportes está convencido que o turismo vai se transformar em um elemento motor do desenvolvimento da economia da Argentina e com esse fim trabalhamos. Queremos buscar mais investimentos de empresas internacionais e aumentar a conectividade aérea para atingir rapidamente os níveis pré-pandêmicos de turistas que visitam o nosso país”.
Este ano o stand conta com 405m2 e uma planta dupla de 40m2. Além de uma tela gigante no fundo onde se mostram todos os destinos da Argentina de maneira continuada, também podem se observar imagens do país no chão e nos balcões institucionais.
Aquele que chega ao stand, pode selecionar que Região visualizar, assim como também escolher entre ver imagens sobre as quatro estações, eventos que serão realizados em 2022 ou distinções obtidas em 2021. Desta maneira, se mostra que o país é um destino de todo o ano e que em todas as suas províncias há oferta de natureza. Por outra parte, mediante tubos led o visitante poderá se identificar com a Argentina formando frases como Paixão Argentina, Argentina Infinita ou Argentina Lovers.
Hoje se realizou um importante encontro com a linha aérea Air Europa com o objetivo de aumentar rotas aéreas. Além disso, aconteceram reuniões com a Associação Internacional para a Cooperação Turística (Asicotur), Viagens El Corte Inglés, Eroski, entre outras importantes empresas de turismo da Espanha.
A FITUR é a maior feira de turismo da Espanha e uma das mais importantes do mundo. Suas últimas estatísticas assim confirmam: cerca de 260 mil participantes, 150 mil profissionais, 11 mil empresas expositoras e 165 países se reúnem durante cinco jornadas no prédio ferial IFEMA da capital espanhola com o fim de gerar negócios e oportunidades de desenvolvimento turístico.