El Salvador dobra chegada de turistas durante a temporada de férias

0
183

San Salvador (Prensa Latina) El Salvador dobrou a chegada de turistas internacionais em apenas três dias durante as férias de dezembro, informou hoje uma fonte oficial.

Mais de 37 mil turistas internacionais chegaram ao país nos primeiros três dias de férias. Cinco deles vieram dos Estados Unidos, que é o principal emissor, seguido por Honduras e Guatemala, disse o presidente do Instituto Salvadorenho de Turismo (Istu), Eny Aguiñada.

“No que diz respeito ao turismo internacional, de 23 a 25 de dezembro já foram recebidos mais de 37 mil visitantes, o que mostra números satisfatórios porque em relação ao ano passado crescemos o dobro”, disse Aguiñada.

Detalhou que 61% dos excursionistas internacionais chegaram ao país por via aérea, enquanto quase quatro em cada 10 entraram em El Salvador por via terrestre.

A subida do turismo ocorreu também entre os nacionais, que em número de 264 mil pessoas participaram em actividades da chamada indústria sem fumo, o dobro do número registado em 2022.

O Ministério do Turismo (Mitur) antecipou a recepção de 313 mil visitantes internacionais durante o final do ano, o que trará 313 milhões em divisas para a economia salvadorenha.

As estimativas indicam que o turismo internacional poderá ascender a 3,2 milhões de chegadas e 3,6 mil milhões em divisas, para colocar este sector como um dos principais motores da economia local, atrás das remessas (mais de oito mil milhões) e das exportações.