Cubana de Aviação pretende retornar voos do Brasil para Havana com saída de Salvador ou Recife

0
1991

Vai pra Cuba?

Va de Cubana de Aviação

Por  Valter Xéu*

A informação partiu do embaixador cubano, Adolfo Curbelo, encarregado de Negócios da Embaixada de Cuba em Brasília. Em conversa com o jornalista Valter Xéu, editor dos sites Pátria Latina e Revista Pelo Mundo, o embaixador disse que de início seriam voos charters de uma vez por mês e depois, gradativamente passaria a ser quinzenal e posteriormente semanais.

Várias hipóteses além dos voos charters, estão sendo analisadas e uma delas seria uma escala em Salvador ou Recife de um dos voos da Cubana que sai da cidade de Buenos Aires na Argentina semanalmente.

Para viabilizar, primeiro tem que ter passageiro e o primeiro passo seria a divulgação no Nordeste brasileiro sobre as atividades turísticas de Cuba com destaque para o turismo de saúde, educação, direito internacional, cultura, história, praias e etc, e um voo com operadores de turismo e jornalistas para conhecer o potencial turístico da Ilha.

Uma reunião online está marcada para o final deste mês com operadores de turismo da região nordestina com o embaixador e direção da Cubana de Aviação no Brasil.

A Cubana de aviação começou a operar no Brasil em 1992 até 2005 com dois voos semanais, um direto via Caracas e outros que partia de Buenos Aires com escala em São Paulo.Com a Copa voando de várias capitais brasileiras a partir de 2001 em voos com escalas no Panamá, a empresa aérea cubana ficou com um voo saindo de São Paulo com escala em Caracas de 2005 até dezembro de 2018.

Em 2001 a Copa Airlines começou a operar no Brasil com voos saindo de São Paulo e anos depois de várias capitais brasileiras com conexão no Panamá. A vantagem de um voo da Cubana saindo do nordeste é que fica 40 por cento mais barato em relação aos voos de outras companhias saindo do sul e sudeste do país pois Cuba está muito mais perto da região nordestina que das cidades do sul e sudeste do Brasil.

Outra vantagem em viajar para Cuba nos aviões da Cubana é que ao entrar na aeronave o passageiro já se sente em Cuba, pois além da companhia aérea, a tripulação, a comida e bebidas são típicas da ilha caribenha.

IL-62 da Cubana em solo paulista, anos 1990 – Foto de Luís Neves

*Valter Xéu é editor de Revista Pelo Mundo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here