Cuba tem as condições para competir no setor do turismo

0
396
Foto: Ventura de Jesús García

VARADERO, Matanzas.— «Dado que o turismo é a principal fonte de renda em moeda estrangeira, o progresso neste setor acelerará a busca de soluções para muitos dos problemas que enfrentamos hoje no país».

Turismo em Cuba: o que você não pode deixar de visitar

Este raciocínio foi apresentado pelo membro do Bureau Político e primeiro-ministro, Manuel Marrero Cruz, na cerimônia de abertura da 12a edição da Feira Internacional Varadero Gourmet, a ser realizada no Centro de Convenções Plaza América, no balneário da praia de Matanzas, até o dia 15.

Cuba facilita a entrada de turistas brasileiros

Turismo em Cuba: o que você não pode deixar de visitar

Cuba dice que aumentó 590% la cantidad de turistas recibidos este año |  MUNDO | GESTIÓN

«O progresso será possível», enfatizou, «se fizermos as coisas de maneira diferente e, antes de tudo, se conseguirmos trazer mais qualidade a tudo o que fazemos».

«A qualidade é o presente e o futuro do turismo, é o que tem maior peso quando se trata da escolha do turista e de sua decisão de retornar ao mesmo destino. Temos as condições para competir e a vantagem de ter grandes profissionais».

Disse que para os trabalhadores do setor é um grande desafio e uma grande responsabilidade, pois eles devem estabelecer metas mais altas, inclusive aquelas que têm a ver com o domínio de outros idiomas, promovendo inovações e generalizando boas experiências.

«Daí a importância do desenvolvimento turístico e de eventos como o Gourmet», disse, «porque torna nosso destino mais competitivo e permite que mais viajantes venham, atraídos não apenas por nossas praias e cultura, mas também pela criatividade de nossos serviços gastronômicos».

«Temos uma grande força em nossa comida crioula, é uma autêntica gastronomia, que aprendemos a fundir, além da atração de nosso bar de coquetéis. Estes serviços estão sendo cada vez mais solicitados».

Manuel Marrero elogiou a conferência dada pela Mestre em Ciências Madelaine Vázquez Gálvez, na qual ela destacou a transformação da cozinha através de uma alimentação variada, saudável e sustentável, algo que destaca o nível de eficiência do setor turístico, um de nossos pilares no setor produtivo.

«A oferta gastronômica de um país faz parte de seus atrativos turísticos», disse María del Carmen Orellana Alvarado, primeira vice-ministra do Turismo.

Varadero Gourmet inclui conferências, concursos, eventos de cozinha competitiva e coquetéis, bem como trocas de conhecimento entre empresários e profissionais do setor.

Segundo especialistas, o fortalecimento da eficiência é a melhor maneira de atender às crescentes demandas dos clientes em um ambiente cada vez mais competitivo, no qual a oferta gastronômica e a atividade de bares também desempenham um papel importante.

Cuba valoriza outros atributos, como sua história, cultura, identidade e segurança cidadã, que a diferenciam do resto do mundo.