Conheça os 100 museus mais populares do mundo – e tem brasileiro na lista!

0
530

Mari Kateivas

Melhores Destinos – Você sabe quais são os 100 museus mais populares do mundo? Uma pesquisa do The Art Newspaper revelou quais foram os mais visitados em 2022 e nós vamos te mostrar! Inclusive, tivemos um brasileiro na lista que surpreendeu, não só pelo conteúdo diverso que oferece, mas também por ser o museu com o maior crescimento de visitação de 2021 para 2022 dentre os 100 em destaque no mundo!

Visitar museus pode ser uma experiência única para revisitar o passado, pensar no futuro ou descobrir mais do próprio presente. E depois de tanta espera durante a pandemia, 2022 permitiu nosso retorno a esses espaços tão importantes para a cultura e história da humanidade – por isso, confira os mais procurados e planeje quais conhecer na sua próxima viagem!

Museu de Arte Contemporânea da Austrália

Em 2019, último ano completo antes da pandemia, os 100 museus mais populares somaram 230 milhões de visitas, enquanto em 2022 esse número chegou a 141 milhões.

10. Museu Hermitage (São Petersburgo, Rússia)

Situado no charmoso Palácio de Inverno, o Museu Hermitage é uma das principais atrações turísticas de São Petersburgo e também da Rússia. Fundado em 1764, ele abriga mais de 3 milhões de trabalhos – entre eles a Madona e a Criança, de Da Vinci – distribuídas em 300 salas. Se as obras de arte, claro, já valem a visita, o que dizer da arquitetura do lugar? O palácio é uma arte em si!

Um detalhe importante a se destacar é que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia começou em fevereiro de 2022 e, por consequência, houve queda no número de turistas estrangeiros no país. Entretanto, o Museu Hermitage marcou presença no TOP 10 devido ao turismo doméstico, pois chegou a 2,8 milhões de visitantes, representando um aumento de 71% em relação a 2021. Saiba mais sobre o museu no site oficial.

9. Centro de Arte Georges Pompidou (Paris, França)

Pompidou, ou Centro de Arte Georges Pompidou, é o principal espaço de Paris dedicado à arte moderna e contemporânea. Formado pelo conjunto do Museu Nacional de Arte Moderna, biblioteca e sala de cinema, o Pompidou é imperdível pela arquitetura inusitada, o acervo com grandes nomes da arte mundial e ainda um visual incrível para a cidade de Paris, com direito à Torre Eiffel na cena.

Em 2022, o centro recebeu 3 milhões de visitantes, um aumento de 100% em comparação com 2021, mas ainda 8% a menos do que em 2019.

Quer conhecer a capital francesa? Pesquise aqui as melhores ofertas de passagem aérea para Paris e já programe suas férias para visitar o Louvre.

8. Metropolitan Museum of Art + (Nova York, Estados Unidos)

Pra quem gosta de arte, Nova York é um destino sensacional! Há grande variedade de museus com diferentes enfoques culturais, sendo que o Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como MET, figura entre os mais importantes espaços dedicados à arte e história no mundo. Com enorme acervo que abrange arte asiática, europeia, americana, egípcia e outras, no MET é possível ver obras de nomes como Caravaggio, Monet, Van Gogh e Pablo Picasso.

Os 3,2 milhões de visitantes que o museu recebeu no ano passado representaram um aumento de 64% em relação a 2021, mas o número ainda é 34% a menos do que o registrado em 2019.

Quer viajar para os Estados Unidos. Pesquise aqui as melhores promoções de passagens aéreas para Nova York.

7. Galeria Nacional de Arte (Washington, Estados Unidos)

A Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art) de Washington é uma parada obrigatória para os amantes de arte. Em um prédio construído em 1941, o museu começou com um acervo pequeno de 126 pinturas e 26 esculturas, mas hoje já é um dos principais museus dos Estados Unidos.

Em 7° lugar da lista, 3.256.433 pessoas passaram pela galeria em 2022, isso significa um aumento de 91% de visitantes comparando com 2021. Entretanto, esse número ainda é 20% menor do que o de 2019.

6. Museu d’Orsay (Paris, França)

O Louvre é maravilhoso, mas o d’Orsay é favorito de muitos turistas que passam por Paris. Com tamanho mais compacto (funciona dentro de uma magnífica estação ferroviária construída em 1900) e acervo mais enxuto, o d’Orsay costuma ser mais fácil de percorrer. O espaço apresenta a arte na França, Europa e Estados Unidos do período de 1848 a 1914.

Não à toa, 3.270.182 pessoas estiveram no museu parisiense no ano passado, número 213% maior do que o computado em 2022. Só que apesar do crescimento impressionante, o resultado ainda é 10% menor do que o de 2019.

5. Museu Nacional da Coreia (Seul, Coreia do Sul)

O Museu Nacional da Coreia (National Museum of Korea) é o principal museu de arte e história da Coreia do Sul. Ele fica em Seul, no Parque da Família Yongsan. Com acervo formado por mais de 190 mil peças, ele tem uma sede monumental com arquitetura moderna inspirada nas antigas fortalezas coreanas.

Compondo muito bem o TOP 5 do levantamento, o museu recebeu 3.411.381 visitantes em 2022, demonstrando um aumento de 170% na visitação em comparação com 2021 e crescimento de 2% em relação a 2019.

4. Museu Tate Modern (Londres, Inglaterra)

Um deleite para os amantes de artes, o Museu Nacional da Arte Moderna e Contemporânea Tate Modern, em Londres, funciona no antigo prédio de uma usina elétrica e recebeu 3,8 milhões de visitantes em 2022 – crescimento de 236% visitantes em comparação com 2019 (esse número ainda é -36% do registrado em 2019). O museu tem expostos trabalho de Mondrian, Picasso, Matisse, Dalí, Pollock, Warhol entre outros nomes. A visita é imperdível! Acesse o site do museu.

3. Museu Britânico (Londres, Inglaterra)

Para começar a percorrer os museus de Londres, o Museu Britânico (British Museum) é uma ótima pedida! Um dos mais importantes museus do mundo, o museu preserva mais de 6 milhões de peças, entre elas a Pedra da Roseta (que fez com que os arqueólogos decifrassem os hieróglifos egípcios), esculturas do Partenon de Atenas, na Grécia (o país pede o retorno desses objetos até hoje), múmias egípcias, antiguidades chinesas, entre vários outros tesouros. Leia mais no site oficial.

O 3° colocado do ranking se destacou na popularização por receber mais de 4 milhões de visitantes no ano passado, o que representa um aumento de 209% no número de visitantes comparando com o ano anterior. Entretanto, a visitação ainda está 34% abaixo do registrado antes da pandemia.

2. Museus do Vaticano (Vaticano, Itália)

Esse conjunto de museus localizado dentro da cidade de Vaticano conta com um acervo gigante de obras variadas de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Van Gogh, entre outros artistas. Para quem vai a Roma, ir ao Vaticano e conhecer a Capela Sistina e outras preciosidades é um passeio obrigatório. Mais informações aqui.

Cinco milhões de pessoas passaram pelos Museus do Vaticano em 2022, o que indica um aumento de 215% na visitação do local e que ainda pode crescer, já que em 2019 o museu recebeu 26% a mais no número de visitantes.

Ficou com vontade de conhecer os Museus do Vaticano? Confira as melhores passagens aéreas para Roma.

1. Museu do Louvre (Paris, França)

Se você estava estranhando ainda não ter visto o Louvre, fique tranquilo. O Museu do Louvre, em Paris, domina fácil a primeira colocação dos mais populares do mundo. O Louvre informou ter recebido 7.726.321 visitantes em 2022. Embora tenha caído 20% em relação aos 9,6 milhões de pessoas que visitaram em 2019, esse resultado foi 173% maior que em 2021.

Podemos enumerar dezenas ou centenas de obras famosas do Louvre, mas a mais procurada pelos turistas é sem dúvida nenhuma a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. No site oficial você encontra tudo sobre o Museu do Louvre.

Brasil entra na lista dos Museus Mais Populares do Mundo

34° Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, Brasil)

O único museu brasileiro a aparecer na lista foi o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Por receber 1.364.208 visitantes em 2022, o lugar garantiu destaque entre os 40 museus mais populares do mundo!

Outro ponto interessante é que houve aumento de 471% no número de visitantes no ano passado, em comparação com 2021. Esse foi o maior crescimento registrado entre os 100 museus mais populares do mundo! Apesar dessa alta procura, a visitação por lá ainda está em recuperação, pois o registrado em 2022 está 48% abaixo do contabilizado em 2019.

O Centro Cultural do Banco do Brasil é um espaço muito interessante para apreciar a cultura brasileira em suas variadas formas. Localizado em um bonito edifício do centro carioca, a programação do CCBB varia todo mês, ofertando diferentes atrativos por preços razoáveis. Além do amplo espaço dedicado às artes, o local possui biblioteca, cafeteria e restaurante.

Confira aqui lista completa dos 100 museus mais populares do mundo e o número das visitas registradas cada um.