Paraísos da Europa! Jornal britânico elege as 10 ilhas mais incríveis do Mediterrâneo – veja a lista!

0
670

Mari Kateivas

Melhores Destinos- Descobrir qual é a melhor ilha do Mar Mediterrâneo é uma tarefa um tanto difícil. Mesmo assim, o jornal britânico The Daily Telegraph aceitou o desafio e divulgou as 10 melhores ilhas do Mediterrâneo para visitar!

Para chegar ao resultado, a publicação contou com uma pesquisa abrangente, partindo de 10 mil ilhas até selecionar 50. Os dados foram analisados em 28 categorias, sendo quatro áreas principais: História e Cultura, Maravilhas Naturais, Clima e Luxos.

Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca os alertas de promoções de passagens aéreas!

Conforme o jornal, as ilhas indicadas são alguns dos melhores destinos de férias da Europa e do mundo! As selecionadas para o TOP 10 foram consideradas por conseguirem o melhor equilíbrio entre praias, bons restaurantes, clima quente e ofertas luxuosas.

Apesar da disputa acirrada, uma das ilhas se destacou facilmente como a vencedora! Será que você adivinha? Ela conta com sete locais tombados como Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco, uma vasta adega de vinhos premiados, muitas praias incríveis e alguns dos melhores hotéis da Europa. Para o jornal, a ilha vencedora é a definição do estilo mediterrâneo! Já imagina qual seja? Veja a seguir!

As 10 melhores ilhas do Mediterrâneo

10° Kefalonia, Grécia

Ilha de Kefalonia é um dos mais espetaculares destinos de praia entre as ilhas da Grécia. Não à toa ela está entre as 10 primeiras da lista, surpreendente e ainda desconhecida por grande parte dos brasileiros, Kefalonia tem tudo para arrebatar os corações dos apaixonados por pequenas porções de paraíso à beira-mar.

Banhada pelo mar Jônico, Kefalonia faz uma maravilhosa dupla com Zakynthos, ilha vizinha onde está a lindíssima Navagio Beach. Além disso, teve uma boa nota na categoria de clima, com máximas médias de verão de 26°C, 13 horas de sol por dia e temperaturas amenas do mar. Ao visitá-la, você ainda pode se hospedar no elegante Emelisse Nature Resort.

Leia também

9° Ibiza, Espanha

Ibiza é sinônimo de muita agitação e festas, sendo considerada um dos lugares mais divertidos para a vida noturna na Europa. São mais de 160 quilômetros de litoral com cerca de 50 praias, além de muitos restaurantes, bares e esportes aquáticos – com muitos clubes, é claro! Encaixe um pouco mais de cultura ao seu roteiro e visite Dalt Vila, a parte alta do centro histórico que desde 1999 foi registrada, junto com outros bens culturais e naturais, como um Patrimônio Mundial da Unesco.

O destino também se sobressaiu no estudo pela grande oferta de locais de mergulho, como o naufrágio de Dom Pedro. Se preferir manter os pés no chão, há também três restaurantes com estrelas Michelin e 19 hotéis cinco estrelas para escolher.

Sonha em conhecer a Espanha? Confira nossos Guias de Destinos de Barcelona e Madri.

Ibiza, Espanha

8° Maiorca, Espanha

Uma das joias das Ilhas Baleares, Maiorca é uma das ilhas mais procuradas pelos europeus durante o verão. Palma concentra a parte mais monumental e urbana, que inclui a Catedral, o Castelo de Bellver e o bairro judeu, enquanto Sant Elm, Sa Dragonera ou Cala Tuent contam com as paisagens mais espetaculares e as melhores praias.

A ilha tem 113 praias distintas e variedade de hotéis cinco estrelas. Maiorca também conta 11 restaurantes com estrelas Michelin. Por lá é possível se hospedar no magnífico Palácio Can Marqués, com diárias a partir de R$ 1,4 mil.

7° Creta, Grécia

A maior de todas as ilhas gregas, Creta é uma mistura perfeita entre a tradição do mundo antigo, uma natureza deslumbrante e a agitação da vida moderna. Com quase cinco mil anos de história, o arquipélago é berço da civilização e guarda tesouros que vão além das praias deslumbrantes. Entretanto, a maioria dos turistas que desembarcam nos aeroportos de Chania ou Heraklion busca relaxar ao sol e no mar azul-turquesa.

Conforme o estudo, Creta tem o maior número de hotéis cinco estrelas das cidades da lista, são 108 no total. Ela também marcou pontos por seus fascinantes vestígios neolíticos e da idade do bronze – não deixe de visitar as ruínas de Cnossos, a “cidade mais antiga da Europa”. Acrescente ainda 117 museus, a imponente Montanha Idi e 212 praias incríveis para dar motivos de sobra para tornar a ilha tão especial. O melhor hotel da ilha foi considerado o The Island Concept, com diárias a partir de R$ 2,1 mil.

6° Santorini, Grécia

Uma ilha que não requer muita apresentação. Queridinha dos turistas, Santorini com suas belas praias, falésias, casinhas brancas e igrejas de domos azuis espalhadas pelas encostas encantam todos os que ali desembarcam de navio ou avião. Romântica e incrivelmente fotogênica, a ilha de Santorini é daqueles destinos imperdíveis numa viagem pela Grécia e agora no verão ganha ainda mais charme.

O lugar teve uma classificação alta pela quantidade de museus (um para cada 345 pessoas), pelas ruínas de Acrotíri (que remontam à idade do bronze) e uma oferta interessante de hotéis cinco estrelas. Santorini também se destacou na subcategoria clima, pois não tem registros de chuva em agosto e 13 horas de sol por dia no pico do verão. Para se hospedar muito bem, o Erosantorini é uma ótima opção e foi considerado como o melhor hotel da ilha.

5° Malta

Malta é muito procurada pelos turistas durante o verão. Localizada entre a Europa e a África, a pequena ilha tem uma cultura vibrante, grande acervo arquitetônico e belezas naturais incríveis. Destino ideal para quem gosta de esportes náuticos, quer passar as férias em um ambiente tranquilo (e nem tão conhecido), relaxar e curtir a rica gastronomia local.

Seus três Patrimônios Mundiais (a cidade Valletta, os Templos Megalíticos e o Hipogeu Hal Saflieni), as pedras de Xaghra e vinhos finos, colocam o destino em segundo lugar entre as 50 ilhas para História e Cultura. Acrescente seis restaurantes com estrelas Michelin e 75 locais de mergulho reconhecidos, e Malta surge como a quinta melhor ilha mediterrânea do estudo. Se puder, conheça o indicado como o melhor hotel do país: Phoenicia Hotel.

4° Córsega, França

Os franceses costumam chamar Córsega de a Ilha da Beleza. Os gregos, se referem a ela como a Ilha Sublime. Já sabemos: o visual por lá é arrebatador. Terra de Napoleão Bonaparte, a ilha mediterrânea tem águas azul-turquesa transparentes, falésias, montanhas e cenários de tirar o fôlego. Nos dias mais quentes do ano, além das belíssimas praias, a boa pedida é também amenizar o calorão com os excelentes vinhos corsos.

A ilha na França ficou em quarto lugar graças às excelentes opções de mergulho, catálogo de praias e paisagem inspiradora. Córsega também se destacou na subcategoria Luxos, com quatro restaurantes com estrelas Michelin e 17 hotéis de cinco estrelas. Por lá, a melhor opção de hospedagem sugerida pelo jornal é o Grand Hotel de Cala Rossa.

3° Sardenha, Itália

A região da Sardenha, na Itália, abriga algumas das praias mais bonitas da Europa. Este grande arquipélago, com mais de 1,5 milhão de habitantes, conta com diversos refúgios para quem quer curtir este verão à beira mar. Entre as grandes atrações está Maddalena, destino perfeito para quem busca sossego e incríveis paisagens.

Com comida e vinho requintados, além do mar azul-turquesa, a Sardenha simboliza bem a doce vida do Mediterrâneo. A região ficou em primeiro lugar na categoria Maravilhas Naturais, graças às praias de alta qualidade (todas as 470), mergulho com snorkel de classe mundial e 40 locais de mergulho reconhecidos. O lugar tem ainda o maior litoral dentre todas as ilhas da pesquisa.

2° Chipre

Variedade é o principal apelo de qualquer dia de descanso em Chipre. Onde mais, em pleno Mediterrâneo, você poderia visitar vinhedos nas montanhas, deleitar-se em spas, explorar tumbas antigas, mergulhar com snorkel e até esquiar (nos meses de inverno)? Chipre se saiu bem no estudo de história e cultura, com ruínas antigas e locais como Patrimônios da Humanidade.

Além disso, o lugar teve uma pontuação alta por seu clima, com máximas de verão de 27°C, 12 horas de sol por dia e apenas um dia de chuva em agosto, segundo a pesquisa.

Lanarca, Chipre

1° Sicília, Itália

No topo do ranking, com 70,7% dos pontos classificáveis, a Sicília é a vencedora da lista. Segundo o jornal, o resultado não foi uma surpresa, já que o destino combina maravilhas naturais, história, luxo e clima agradável como em nenhum outro lugar da Europa. A ilha foi ainda o lugar número um escolhido pelos leitores do The Telegraph.

Seus 538 museus e sete Patrimônios Mundiais, incluindo a antiga cidade de Agrigento e o Monte Etna, provam que há intriga e profundidade na ilha além dos pré-requisitos sol, mar e areia. Embora essas características também não sejam mal vistas em suas 334 praias e 1,4 mil km de costa para explorar. O luxuoso Belmond Grand Hotel Timeo foi indicado como a melhor hospedagem da ilha, com uma das melhores vistas da Itália: o maior vulcão ativo da Europa.

Pesquisa

O jornal informou que a pesquisa levou em consideração alguns pontos relacionados às experiências que a ilha oferece aos turistas, como a existência de hotéis cinco estrelas, museus e restaurantes com estrelas Michelin, pontos de mergulho e ruínas antigas.

Além disso, o clima do lugar foi crucial para sugerir o destino de verão, por isso, o estudo também avaliou as temperaturas do mar, a precipitação e as máximas médias do verão.

Confira detalhes da metodologia da pesquisa e a lista completa no site do The Telegraph.