Hanói (Prensa Latina) Dos 15 países e territórios aos quais o Vietnã propôs retomar voos regulares em janeiro, os Estados Unidos, Japão, Cingapura, Camboja e Taiwan já aceitaram, informou nesta quinta-feira (30/12) o Ministério dos Transportes.
As partes interessadas, no entanto, expressaram preocupação com os procedimentos de visto e sugeriram que a nação da Indochina eliminasse a quarentena para os portadores do chamado passaporte de vacina (anti-Covid-19), a fim de facilitar as viagens e aumentar a frequência dos voos.
Segundo o vice-ministro dos Transportes vietnamita, Le Anh Tuan, o primeiro voo será para o Japão no dia 5 de janeiro, operado pela Vietnam Airlines, e no dia seguinte também será a companhia aérea nacional Vietjet Air e a japonesa All Nippons Airways.
A lista de nações e territórios para os quais o Vietnã sugeriu reiniciar voos a partir de janeiro inclui Alemanha, Austrália, China e seus territórios de Hong Kong, Coréia do Sul, França, Laos, Malásia, Reino Unido, Rússia e Tailândia.
Os próximos a aceitar a proposta podem ser China, Laos e Tailândia, disse Anh Tuan.
O Ministério dos Transportes pediu ao governo que aumentasse a frequência de voos para o Japão, Coreia do Sul e Taiwan para sete por semana.
Paralelamente, o Ministério da Saúde estabeleceu diretrizes ou recomendações específicas sobre os destinos para voar, bem como as medidas de prevenção e controle para Covid-19, especialmente quando a variante Ômícron do SARS-CoV-2 já está presente em muitos países, incluindo o Vietnã.