Carro voador da Embraer inicia processo de certificação para operar no Brasil

0
320

João Goldmeier

Melhores Destinos – Nessa semana teve início o processo de certificação do EV-100, primeiro veículo voador elétrico da Eve Urban Air Mobility, startup que recebeu financiamento da Embraer. Foi o primeiro pedido do gênero recebido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A validação do pedido pela Agência marca o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas que a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança do projeto da aeronave.

Maquete do eVTOL Eve

Na visão do superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, esse é o início de um projeto que traz ganho significativo no futuro da aviação, não só no Brasil, mas com vistas ao mercado global. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, destacou.

O EVE-100 é projetado para transportar até quatro passageiros com um piloto a bordo. Ele possui oito rotores responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono. De acordo com a empresa, o EVE-100 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, que espera que a tecnologia esteja disponível a partir de 2026.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here