Café Majestic no Porto, um dos mais bonitos do mundo

0
761

Um dos estabelecimentos mais encantadores da cidade Invicta. O Café Majestic no Porto, é considerado o 6º café mais bonito do mundo.

Um dos estabelecimentos mais encantadores da cidade Invicta. O Café Majestic no Porto, é considerado o 6º café mais bonito do mundo

A cidade do Porto é seguramente das mais belas de Portugal. Muitos defenderão como sendo mesmo a mais bela. Ela possui, por isso, inúmeras razões para ser visitada. Por essa razão, tem-se tornado num autêntico chamariz de turistas, que surgem provenientes de diferentes continentes. Todos ficam absolutamente encantados com a cidade portuense.

Para os inúmeros turistas que chegam à cidade todos os meses, existem pontos de referência que surgem em qualquer guia que se preze sobre a cidade do Porto. Entre os pontos obrigatórios, está o incrível Café Majestic. Uma referência inevitável que faz parte da própria história da cidade. Por isso, fique a conhecer um pouco mais sobre este espaço.

Café Majestic no Porto, onde a memória, o requinte e a beleza se bebem de café em café

Café Majestic no Porto

História

Vivendo o esplendor da “Belle Époque“, o Porto viu abrir no dia 17 de dezembro de 1921 um luxuoso café que se tornou especial para a cidade. Abriu com o nome de Elite. O responsável pelo projeto foi o Arquiteto João Queiroz.


Leia também: 7 curiosidades sobre as seis pontes do Porto


Extremamente bem situado, na famosa rua de Santa Catarina, no centro da cidade Invicta, este café cedo centrou as atenções dos portuenses, em plena “Belle Époque”, tornando-se ponto de encontro de artistas e escritores que usavam o espaço para tertúlias políticas e debates de ideias.

Café Majestic no Porto

Reunindo num mesmo espaço intelectuais, boémios, senhoras da alta sociedade, entre muitas outras almas encantadas com o novo café sensação, no dia 31 de agosto de 1981, ele foi decretado Imóvel de Interesse Público.

Mudança de nome

Apesar do sucesso do Elite, chegou-se à conclusão de que o nome poderia não ter sido muito feliz, pela sua aura monárquica que ia contra a ideia do ambiente republicano, burguês e chic dos portuenses da época. Tendo a cidade de Paris como influência, a escolha recaiu em Majestic, nome que continha o perfume de “Belle Époque” que se pretendia para este belo espaço.

Café Majestic no Porto

Personalidades

Por este café tão especial passaram algumas das pessoas mais reputadas, como o almirante Gago Coutinho. Entre os artistas e escritores, a presença da famosa atriz Beatriz Costa foi marcante, mas por lá também passaram intelectuais como José Régio, Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra. Outro nome de referência na cidade, que por lá passou inúmeras vezes, foi Júlio Resende.

Reabertura

No dia 15 de julho de 1994, o espaço reabriu as portas, após dois anos de intenso trabalho para devolver ao espaço o brilho dos primeiros dias, tornando-se desde essa altura um local onde se pode ver exposições, eventos importantes, tendo mesmo sido um espaço que serviu algumas vezes como palco televisivo.

Café Majestic no Porto

Decoração

A sua decoração Arte Nova encanta qualquer indivíduo com bom gosto. A classe, o charme, a elegância e o requinte deste espaço estão em diferentes e diversos pormenores. São vários os detalhes que cativam o nosso olhar.

Materiais como mármore e metal casam de forma incrivelmente cuidada, num requinte inigualável. A espelharia em cristal flamengo é de uma beleza rara. Os tetos de gesso extremamente belos, bem decorados.

Café Majestic no Porto

Os bancos aveludados absolutamente encantadores. O verniz que faz realçar a bela madeira, proveniente de outros tempos… Tudo numa graciosidade ímpar, difícil de ver igual no Porto, num estabelecimento do género.

Reputação e Prémios

O Café Majestic é, hoje, reconhecido como um dos mais belos e representativos exemplos de Arte Nova na cidade portuense. Por isso, não é de estranhar que tenha recebido inúmeros prémios ao longo dos últimos anos, comprovando um reconhecimento nacional e internacional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here