Todas as cidades têm os seus tesouros, segredos e particularidades. Fique a conhecer 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta. (Fotos: Rui Videira)
A história da Invicta tem as suas estórias, acontecimentos mais pequenos e peculiares que abrem caminho para fantásticas curiosidades da cidade do Porto que permitem que se fique a conhecer mais e melhor a cidade nortenha.
Deixe-se surpreender e maravilhar por alguns factos e informações que, muitos deles, desconhecerão por completo. Tome nota e impressione os seus amigos com dados sobre a cidade que poucos conhecem.
Nome
A cidade do Porto está na origem do nome de Portugal. Se a designação Portugal surge por via do Condado Portucalense, este assumiu esse nome devido a Portucale, uma antiga designação da cidade do Porto (que se chamou primeiramente Cale e, posteriormente, Portucale).
Tal como referiu Luís de Camões, a cidade do Porto permanecerá para sempre como: “a leal cidade donde teve origem (como é fama) o nome eterno de Portugal”.
Origem
De acordo com os historiadores, a origem do centro urbano da cidade portuense remete para a Idade do Bronze, mais precisamente VIII séculos a.C..
Pai dos Descobrimentos
O Infante D. Henrique nasceu no Porto em 1394, na hoje chamada Casa do Infante. Portanto, o pai dos Descobrimentos portugueses é um portuense.
Tripeiros
Os portuenses são chamados de tripeiros, pois estão ligados a um acontecimento histórico importante. Decorria o ano de 1415, quando os habitantes da cidade do Porto doaram, generosamente, toda a carne que possuíam à armada que partiu para conquistar Ceuta.
Em sua posse, para comer, restaram apenas as vísceras. A sua criatividade superou as adversidades e com isso conseguiram criar as “tripas à moda do Porto”, um prato delicioso e que se tornou um símbolo da cidade.
Pero Vaz de Caminha
Era portuense, este funcionário da Casa da Moeda que conquistou a eternidade por ter sido o autor da carta dos Descobrimentos, na qual relata a chegada ao Brasil.
Cerco do Porto
O brutal cerco à cidade teve uma duração superior a 1 ano, sensivelmente de julho de 1832 a agosto de 1833. A guerra civil surgiu na sequência da oposição entre dois irmãos, pertencentes à família real, D. Pedro IV de Portugal (I do Brasil) e D. Miguel.
A cidade do Porto, por meio da valentia dos seus habitantes, evidenciou uma resistência heróica.
Coração de D. Pedro IV
- Pedro IV de Portugal (I do Brasil) colocou no seu testamento a vontade de doaro seu coraçãoà cidade do Porto, como forma de agradecimento e reconhecimento pela dedicação, lealdade e sacrifício que os portuenses evidenciaram, durante o Cerco do Porto. Até hoje, este órgão do monarca repousa na Igreja da Lapa, no Porto.
Cidade Invicta
Para além de leal, a cidade do Porto recebeu o epíteto de «Invicta», uma atribuição dada pela rainha D. Maria II (filha de D. Pedro IV), fruto da entrega, dedicação e coragem dos habitantes desta cidade.
Porto de Leixões
Este porto garante ao país 25% do comércio internacional português e, para além disso, movimenta por ano cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias. Os seus 5km de cais concedem-lhe condições invejáveis para ser uma referência na área das importações e exportações.
Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta – © Rui Videira
Vinho do Porto
É um produto que leva o nome da cidade e é um dos negócios em que os portugueses têm conquistado mais sucesso internacional. O vinho do Porto é um produto que tem várias marcas associadas que acumularam conhecimentos, passados de geração em geração.
Leia também: Porque acabaram as touradas na cidade do Porto?
Agência mais antiga do mundo
A Agência Abreu, inicialmente com o nome «Viagens Abreu», é uma agência de viagens que foi fundada na cidade do Porto, no remoto ano de 1840. É considerada, a nível mundial!, a empresa mais antiga da sua indústria.
Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta
Património Cultural da Humanidade
No ano de 1996, a Unesco classificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade.
J.K. Rowling e o universo Harry Potter
A famosa escritora inglesa, que conquistou reputação internacional com a saga de literatura infantil Harry Potter, viveu na cidade do Porto e nela se inspirou para criar alguns momentos e cenários dos seus fantásticos livros.
Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta – © Rui Videira
Primeiro filme do cinema nacional
Foi na famosa Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, que foi realizado o primeiro filme do cinema nacional. Decorria o ano de 1896 e o responsável pela obra – Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança – foi Aurélio Paz dos Reis.
Casa da Música
Um dos marcos arquitetónicos da cidade do Porto, projeto da responsabilidade do arquiteto Rem Koolhaas, é um espaço com grande reputação e reconhecido internacionalmente.
(cont.)
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)