Visitar Baía de Ha Long (Ha Long Bay)

0
345

A Baía de Ha Long, na província de Quảng Ninh, é um dos locais que os turistas mais procuram, no Vietname, pela sua beleza natural, tendo sido classificada Património Mundial da UNESCO em 1994. As águas esmeralda e a paisagem formada por milhares de ilhotas calcárias são uma grande atração e convidam a passeios de barco com paragens nas praias e a explorar as grutas e cavernas. Fiz um tour de dois dias (e uma noite) a bordo de um dos barcos que navegam lentamente pela área… que é linda! É linda em qualquer altura do dia, mas o pôr do sol… o pôr do sol deixa-nos sem palavras.

Pôr do Sol em Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Ilha de Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Em quase 2 mil ilhas, apenas 40 delas são habitadas por pequenas populações locais, por isso, são quase praticamente intocadas. As autoridades do Vietname têm mostrado uma crescente preocupação pelo enorme número de turistas e têm tentado arranjar soluções mais amigas do ambiente nas tours e mais assertivas no controlo de poluição.

Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Ha Long significa “baía onde desceu o dragão” e, segundo a lenda, para defender o país de invasores, os deuses enviaram uma família de dragões como guardiões. Estes, cuspiram jóias e jade que se tornaram nas ilhas e ilhotas formando uma barreira contra os inimigos. Outra versão dessa lenda, defende que o dragão ao descer das montanhas cavou vales com a sua cauda que, mais tarde, ficaram submersos, permanecendo as ilhas à superfície.

Baía de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Baía de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Baía de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Barco - Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Já a explicação científica diz-nos que, há milhões de anos, toda aquela área estava submersa e, devido aos movimentos tectónicos, os recifes coralíferos começaram a emergir. O clima tropical e os elementos erosivos moldaram as ilhas nesta paisagem calcária com um enorme diversidade de fauna e flora nos cerca de 1,553 km2 que a compõem.

barcos casa Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Baía de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Quando é a melhor altura para visitar a Baía de Ha Long?

Esta área tendo um clima tropical, pode esperar verões quentes e húmidos e um inverno mais seco e frio, tendo como média de temperaturas mínimas de 15 °C e máximas 25 °C, o ano inteiro. Os meses de setembro, novembro e março são ideais para visitar a Baía de Ha Long pois o tempo está seco e as temperaturas amenas. No inverno, apanha muito menos chuva mas as temperaturas da água não são tão apetecíveis. As opções mais económicas são de maio a setembro, considerada a época baixa, e por isso os barcos e cruzeiros oferecem bastantes descontos. Contudo, julho e agosto são meses mais propícios a furacões e tempestades, podendo haver cancelamentos por parte dos operadores turísticos.

Barcos em Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Como chegar a Ha Long?

Por norma, Hanói – a capital do Vietname – é o ponto de partida da maioria dos turistas. São 150 km e a viagem dura cerca de 3h30 até chegar à província de Quàng Ninh, no nordeste do país. Se marcar a viagem no aeroporto de Hanói, os preços serão muito mais elevados. Mas, na cidade, encontrará em muitos pontos com inúmeras ofertas.

Aldeia piscatória de Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Aldeia piscatória de Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

O que fazer na baía de Ha Long?

São bastantes as opções, dependendo do tempo e do orçamento que quiser alocar à visita. Pode escolher cruzeiros de 2 dias que normalmente incluem inúmeras atividades como kayak, exploração das cavernas, comida e muita animação. Pode escolher um passeio de uma noite para viver a experiência de dormir na baía. Certas ilhas estão preparadas com infra-estruturas para receber os visitantes, através de agências de turismo, como por exemplo a Castaways Island, uma ilha privativa com bungalows, refeições, desportos radicais e festas. Para ter a melhor vista panorâmica das ilhas, o local ideal é a ilha Ti Top. Porém, terá que enfrentar 200 degraus bastante íngremes até alcançar esse cenário idílico. Na descida, pode descansar na praia antes de seguir com a sua aventura. Cat Ba, a maior ilha, tem também boas condições com hospitais, supermercados e bancos. São muitas as grutas e cavernas a explorar mas destacamos Trinh Nu e Dau Go, conhecidas pelas formações rochosas e pela imponente entrada em arco com cerca de 6 metros de altura. A maior das grutas é Sung Sot com estalactites colossais e únicas, e a gruta Thien Canh Son vale a pena visitar pelo seu valor geológico e arqueológico. Existem muitas opções de tours o que pode ser um bocado confuso.

remadora Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

Aldeia piscatória de Vung Vieng -Baia de Ha Long - Halong Bay - Vietname © Viaje Comigo

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here