Onde dormir em Hanói

0
203

A minha viagem ao Vietname foi toda planeada a partir da responsável do meu alojamento em Hanoi. Esta cidade é incrível, com muito que visitar, e foi daqui para parti para Halong Bay. A Hanoi Family Homestay 2 fica no centro da frenética Hanoi, mas numa rua mais calma. É um edifício de vários andares, de decoração simples e humilde. Fiquei num quarto amplo, com uma casa de banho pequena. O chuveiro fica aberto, entre o lavatório e a sanita – isto é o normal nestes alojamentos do Vietname.

Hanoi Family Stay 2 - Vietname © Viaje Comigo

O bom de se ficar nestas guest houses é que o convívio e a proximidade com outros viajantes é grande e acabamos por combinar tours em conjunto. Encontrei muita gente durante os 15 dias pelo Vietname e íamos combinando jantares noutras cidades. São seis da manhã de domingo e, na rua, toda a gente buzina. Por momentos, pensei que estava em Deli, na Índia, onde senti cada buzinadela. Quando me falavam de Hanói diziam logo que era caótica… mas, passadas algumas horas, as buzinas já parecem. Acordo com várias barulhos… as motas a passarem, o gato a miar e a Perfume a chamar-me, “Su-ssa-na, Su-sssssaaaaaa-na!”… porque afinal o tour era 1 hora mais cedo. Saltei da cama, pentei-me e vesti-me o mais rápido que podia. Ainda assim, entrei já na carrinha com o olhar reprovador de toda a gente que esperou por mim. Odeio atrasar-me, mas a culpa não tinha sido minha. Avisaram-me do tour que me apanhavam às 9h e eram 8h e lá estava ela na porta.

Hanoi Family Stay 2 - Vietname © Viaje Comigo

Quando a Perfume (Huong) – a dona da casa – me disse que ia fazer um jantar para todos os hóspedes fiquei surpresa por, em tão poucos quartos, conseguir ter tantas nacionalidades diferentes: sentou à mesa uma portuguesa (eu), um casal de franceses, um italiano, um espanhol, e casal de norte-americanos que mora em Hanói há mais de 20 anos e são amigos da casa. Preparou-nos um jantar típico vietnamita, para que pudéssemos provar de tudo. Foi maravilhoso!

Hanoi Family Stay 2 - Vietname © Viaje Comigo

Perfume é assim, tal como os portugueses sabe receber na sua casa. Além de me ter ajudado a fazer o meu programa de 15 dias pelo Vietname, foi levar-me na sua mota à estação de comboios quando fui para Sa Pa. Aliás, na página diz “Tu és um amigo de família, não é só um turista”. E é assim que somos tratados. Já teve duas guest houses mas neste momento só tem a Hanoi Family Stay 2, que é ainda melhor do que a outra. Tem decoração mais moderna. Mal cheguei a Hanói senti-me muito segura. Fui passear para o mercado noturno e, passadas umas horas, já me sentia super à vontade na cidade. Por isso, se vos posso aconselhar um local para ficarem é este. Se pedirem o pequeno-almoço estará disponível, e é tipicamente vietnamita: com crepes ou massas e vegetais, por exemplo. Se não gostarem, aconselho a comprarem na rua o que querem comer.

Susana Ribeiro e Perfume -Hanoi Family Stay - Vietname © Viaje Comigo

11

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here