Turismo ecológico preserva a natureza, tradições locais e tem grande potencial no Brasil

0
410
Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil, 01/21/2020 Photo of "Gruta azul "(blue grotto)

Bonito (MS)

Concebido com base no conceito de desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões sociocultural, ambiental e econômica, Turismo Ecológico ou Ecoturismo é uma maneira de viajar e descobrir o destino, respeitando a cultura, o meio ambiente e as pessoas, preservando também tradições locais e recursos naturais com protagonismo às comunidades residentes. No Brasil, país que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, este nicho tem se destacado entre os viajantes. Dados do Ministério do Turismo apontam que o segmento tem crescido e é fator motivador de mais de 18% dos turistas estrangeiros que visitam o país.

“Frente à necessidade de preservação dos recursos naturais, a preocupação com a sustentabilidade vem crescendo nos mais diversos setores e no turismo não poderia ser diferente. Este estilo de viagem vem atraindo a atenção de turistas em todo o mundo no momento de planejar suas viagens e o Brasil desponta com grande potencial para este estilo de roteiro”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Potencial brasileiro

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações Florestais, a área de floresta do país equivale a 58,5% do seu território, e, desse total, 98% correspondem a florestas naturais. “Andar por trilhas ecológicas, saborear a comida típica caipira, nadar com peixes no rio, ficar totalmente conectado à natureza. Para quem busca essas e outras atividades durante uma viagem, o Brasil é um prato cheio”, comenta Pereira.

Fernando de Noronha (PE)

Um exemplo é o município de Bonito (MS), onde é possível encontrar grande variedade de lazer relacionado à natureza. “Arvorismo, escalada e mergulho em grutas são apenas algumas das atividades para se realizar por lá. Vale destacar que a maior parte das atrações da cidade conta com um sistema de voucher digital que controla o limite de pessoas em um mesmo passeio para que não exceda o número permitido, para garantir que a passagem dos viajantes por ali cause o mínimo de impacto à natureza”, explica Carlos Eduardo. Outra opção, Fernando de Noronha, fica localizada no litoral de Pernambuco e chama a atenção pela beleza paradisíaca. “A ilha é o destino dos sonhos dos amantes da natureza e possui controle de visitantes, hospedagens com iniciativas sustentáveis, além de projetos de preservação da vida marinha da região”, afirma.

Bancorbrás

A Bancorbrás Turismo possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e internacionais, e também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços adaptados. “Trabalhamos com uma equipe especializada que elabora um pacote completo, com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem. Esse atendimento personalizado e individualizado da Bancorbrás garante conforto e alto padrão, mesmo sem gastar muito”, comenta Pereira.

Para informações acesse o site ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).