Secou! Gôndolas dos canais de Veneza encalham pela falta de chuvas

0
387

Daniel Akstein Batista

Melhores Destinos- A falta de chuvas na Itália tem causado uma cena incomum em Veneza: boa parte dos canais secaram e as famosas gôndolas não estão conseguindo circular.

Neste inverno italiano, o país vem realmente sofrendo com a seca nas últimas semanas. Os Alpes, por exemplo, tiveram menos da metade de queda de neve em relação aos últimos anos, segundo grupos ambientalistas.

A falta de chuvas, no entanto, é apenas um dos problemas que Veneza vem sentindo, combinado com outros fatores como lua cheia, mudança das correntes marítimas e sistema de alta pressão atmosférica.

“No meio do inverno, a alta pressão atmosférica combinada com o ciclo lunar produz níveis ultrabaixos de água”, disse a cientista ambiental Jane Da Mosto, do grupo “We Are Here Venice”, à agência de notícias Associated Press.

O resultado de tudo isso são níveis de água 70 centímetros abaixo da média e trechos de canais de Veneza quase secos. Gôndolas, táxis aquáticos e barco-ambulâncias tiveram de procurar trajetos alternativos ou até precisaram ficar parados.

Rio mais longo da Itália, o Pó está com cerca de 60% menos água do que o normal para esta época do ano – e em julho do ano passado o governo do país declarou estado de emergência para as regiões ao redor do Pó após sofrer a pior seca em 70 anos.

Agora só resta aguardar que as chuvas voltem a cair e que outros fatores contribuam para o nível de água nos canais de Veneza retornar ao normal – e assim poderemos ver novamente as imagens abaixo que tanto amamos.

passeio de gondola em veneza

veneza italia