Saint Patrick’s Day

0
325

Dia 17 de março é um dia muito importante na Irlanda – celebra-se o seu santo padroeiro. Os Irlandeses e seus descendentes em todo o mundo comemoram o St. Patrick’s Day – Dia de São Patrício, conhecido por ter trazido a religião católica para a Irlanda. Há mais de mil anos os irlandeses consideram o dia 17 de março, suposta data da morte de St. Patrick, um dia de festa religiosa, que cai no período cristão da Quaresma (Lent). O Saint Patrick’s Day, coloquialmente St. Paddy’s Day, ou simplesmente Paddy’s Day, feriado nacional na Irlanda, é também um feriado em Montserrat. No Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia, é amplamente celebrado, mas não é um feriado oficial.

IMG_20140316_190006

O Dia de São Patrício é comemorado pelo irlandês em cidades grandes e pequenas, como se fosse o nosso carnaval – podemos comparar como os “Desfiles de Carnaval de Rua”. Algumas comunidades chegam até a tingir rios ou córregos de verde! As pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto (o trevo é o símbolo da Irlanda, St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo), e assistem os desfiles do dia do Padroeiro. Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia!

Atualmente, St. Patrick’s Day é comemorado por gente de todas as origens nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte abrigue as maiores produções, o Dia de São Patrício é também celebrado em outros locais distantes da Irlanda, incluindo o Japão, Singapura, Rússia, Argentina e algumas cidades do Brasil. Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem “green beer” (cerveja verde) nos Irish Pubs, just having a good time and enjoying themselves!

Quem foi São Patrício?

48f7864d-3ed3-428f-a0cf-749f8bf323ee

Sabe-se que St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, filho de pais endinheirados, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março, por volta de 460 A.C. – daí então, a data da celebração. Até os 16 anos, ele se considerava um pagão. Nesta idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua captura que ele começou a se voltar para Deus.

Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls (na região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua “vocação” era tentar converter todos os pagões na Irlanda para o Cristianismo.

Sendo assim, St. Patrick foi de mosteiro em mosteiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Catolicismo. Os Druidas Celtas (Celtic Druids) ficaram muito insatisfeitos com ele e tentaram prendê-lo por diversas vezes, mas ele sempre conseguiu escapar.

Lendas, Folclore e Símbolos

Shamrock (Trevo)
Shamrock (Trevo)

Existem muitas histórias ou fatos sobre este símbolo. Alguns dizem que St. Patrick utilizava o trevo para pregar a santíssima trindade (Holy Trinity – the Father, the Son and the Holy Ghost) aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Também chamado de “seamroy” pelos Celtas, era uma planta sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera. No século XVII, o Shamrock tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente, visto que, como os ingleses começaram a confiscar terras irlandesas e a criar leis contra o idioma irlandês e a prática do Catolicismo, muitos irlandeses começaram a usar o trevo como um símbolo do orgulho de suas origens e para demonstrar seu desgosto com o domínio inglês.

Leprechaun (Duende)
Leprechaun (Duende)

Provavelmente este símbolo tenha vindo do folclore celta, que era repleto de fadas, homenzinhos pequenos e mulheres que podiam usar seus poderes mágicos para servir a Deus ou ao diabo. O nome original desta criaturinha folclórica era “lobaircin”, que significa “camarada de corpo pequeno”. No folclore celta, leprechauns eram almas excêntricas, responsáveis por consertarem os sapatos de outras fadas.

Atualmente, é conhecido como um homem bem pequeno, de paletó e cartola verde e uma longa barba ruiva. É traiçoeiro e faz de tudo para proteger o seu tesouro, um pote de ouro que se esconde no fim do arco-íris. Entretanto, o duende nada tinha a ver com o dia religioso de St. Patrick. Em 1959, a Walt Disney Pictures lançou um filme, chamado em inglês Darby O’Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, que foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick.

Celtic Cross (Cruz Celta)
Celtic Cross (Cruz Celta)

Acredita-se que, com o intuito de converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício resolveu unir a cruz solar (forte símbolo Irlandês), com a cruz cristã. Conhecida como Cruz Celta ou Cruz Céltica.

Histórias e crenças a parte, comemore este dia como um autêntico irlandês: Sláinte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here