Onde terminam os Urais e começa a Sibéria?

0
590
Todos os dias, os moradores de uma determinada cidade russa fazem a “viagem” dos Urais à Sibéria e voltam, cruzando a fronteira por uma ponte sobre o rio.

O Russia Beyond está agora também no Telegram! Para conferir todas as novidades, siga-nos gratuitamente em https://t.me/russiabeyond_br

A Sibéria começa logo depois dos Montes Urais, mas há uma cidade no sul dos Urais que fica literalmente no ponto de uma falha geológica. De um lado estão os estratos geológicos da Planície Trans-Ural e, do outro, os da Planície Siberiana Ocidental – entre eles, um rio.

Ponte para a Sibéria

Embora a cidade russa de Tcheliabinsk (1,2 milhão de habitantes) seja considerada parte dos Urais, ela está, de fato, localizada em uma falha geológica bem na fronteira entre os Urais e a Sibéria. O rio Miass, que passa pelo centro, praticamente divide a cidade ao meio. A margem esquerda do rio fica nos Urais, enquanto a margem direita pertence à Sibéria.

A Ponte Leningrádski sobre o Miass é o local exato onde se pode ir dos Urais à Sibéria em cinco minutos. Trata-se de uma ponte para carros, com passagem para pedestres.

A Rua Truda, que se chamava Rua Sibirskaya até 1920, pois na época levava à Sibéria, corre ao longo do rio (na margem direita).

O fato de as duas margens pertencerem a estruturas geológicas diferentes é evidente até mesmo a olho nu.

Outro ponto de passagem de fronteira fica na Avenida Lenina, não muito distante do Museu da Fábrica de Tratores de Tcheliabinsk. Monumentos idênticos, od Sibéria-Urais, podem ser vistos frente a frente em ambos os lados da avenida.

Projetados pelo arquiteto local Serguêi Chumakov, foram erguidos em 2014.

Fronteira no rio Mejnitsa

Outro marco que define a fronteira hipotética entre os Urais e a Sibéria está na ponte sobre o rio Mejnitsa na estrada Irbit-Tiumên. No Império Russo, esta ponte era considerada a fronteira oficial entre os Urais (governo de Perm) e a Sibéria (governo de Tobolsk). Fica a 16 quilômetros dali até o centro habitado mais próximo, a vila de Melnikova (Sverdlovsk).

https://br.rbth.com/viagem/87644-onde-terminam-os-urais-e-comeca-siberia