Olímpia (SP) dá início ao maior Festival do Folclore do Brasil

0
214

A cidade de Olímpia (450km de São Paulo) deu início na noite do último sábado, 9, ao maior festival de Folclore do Brasil, que entra em sua 50ª edição. Grupos de 14 estados brasileiros irão se apresentar durante os nove dias de evento. Três mil artistas irão se apresentar na Praça de Atividades Folclóricas, com entrada franca. A festa termina no próximo domingo, 17. Na noite deste sábado Renato Teixeira realizou um show para brindar a abertura.

Na manhã deste domingo, 10, uma missa em ação de graças foi realizada na Igreja Matriz de São João Batista, reunindo representantes dos grupos folclóricos, para celebrar os 50 anos do evento. À noite, a partir das 20h30, irão se apresentar os grupos Os Catireiros de Olímpia, Terno de Moçambique São Benedito (Olímpia), Terra da Luz (Fortaleza/CE), Frutos da Terra (Olímpia), Papanguarte – Balé Popular de Bezerros (Bezerros/PE), Cia de Santos Reis Magos do Oriente e Estrela da Paz (Olímpia), Cidade Menina Moça –Godap (Olímpia), CTG Estância da Serra (Osório/RS), Boi da Luz (Santa Luzia/MA), Expressões Parafolclóricas Sabor Marajoara (Belém/PA) e Cultura Nativa Tropeiros da Borborema (Campina Grande/PB).

Para esta segunda-feira, 11, estão previstas as apresentações dos grupos Batalhão de Bacamarteiros (Carmópolis/SE), Mensageiros da Paz (Olímpia), Parafusos (Lagarto/SE), Raízes da Terra (Lagarto/SE), Cia de Santos Reis Caminhos de Belém (Olímpia), Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina (São Gonçalo do Amarante/RN) e Grupo Parafolclórico Vitória Régia (Cáceres/MT).

Na Capital do Folclore também serão realizadas palestras e seminários sobre o tema, gincanas, oficinas de brinquedos tradicionais infantis, exposição de pelas artesanais, entre outras atividades.

O Mini Festival do Folclore será realizado paralelamente a partir desta segunda-feira, 11, das 14h às 16h, no Pavilhão Cultural no Recinto de Folclore. O evento, que se destina a crianças e adolescentes, tem o objetivo de despertar o interesse pelo folclore brasileiro. A programação prevê apresentações diárias de alunos das unidades escolares municipais, mostrando o trabalho de pesquisa e aproveitamento do Folclore na Educação. O mini festival também recebe grupos folclóricos e parafolclóricos que visitam a cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here