Mais 9 praias no Brasil recebem certificado ambiental Bandeira Azul – confira a lista!

0
383

Melhores Destinos –O Brasil tem agora 29 praias e 11 marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo. A informação foi divulgada nesta semana, após avaliação do júri internacional da premiação.

O número de locais reconhecidos pelo programa representa um aumento de 42% em relação à edição anterior, quando o Brasil teve 28 locais certificados. Com mais 9 praias e 5 marinhas, o país já soma 40 locais certificados e Santa Catarina é o estado que abriga a maioria delas!

Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e avalia as regiões em quatro temas: qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança. Esses pré-requisitos devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente para que o hasteamento simbólico da Bandeira Azul atinja um dos seus principais objetivos, que é elevar o grau de conscientização da sociedade.

Antes do reconhecimento internacional, as praias e marinas passaram por avaliação de júri nacional, composto entre outros órgãos pelo Ministério do Turismo.

Confira os locais que entraram pra lista:

Lagoa do Peri, Florianópolis – Santa Catarina

A Lagoa do Peri é a maior de água doce potável de toda Santa Catarina. No verão, ela é bastante frequentada por quem procura um lugarzinho mais calmo. Não são oferecidas muitas opções de alimentação, mas geralmente as pessoas fazer piqueniques por lá. Uma boa opção de passeio para que viaja à Florianópolis!

bandeira-azu

Divulgação

Praia de Itaúna, Saquarema – Rio de Janeiro

Essa é a praia mais famosa de Saquarema, no Rio de Janeiro e é lá que ocorrem muitas disputas internacionais e mundiais de surfe. O mar possui ondas perfeitas de águas limpas, coloridas por um azul esverdeado. Além do surfe, muita gente pesca por lá. No canto direito da praia pode ser avistada a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, um importante cartão postal da cidade. A região é bem urbanizada, com várias opções de alimentação e estadia.

bandeira-azul-itauna

Divulgação

Praia do Cerro, Barra Velha – Santa Catarina

Ela fica no canto esquerdo da Praia de Itajuba – que é a primeira praia de Barra Velha para quem parte do Sul, na divisa com Piçarras. Tem uma larga faixa de areia e águas transparentes – que ficam bem agitadas quando venta. Costuma bem movimentada durante a alta temporada, indicada pra banho e surfe!

bandeira-azul

Divulgação/ Facebook

Praia do Sol, Barra Velha – Santa Catarina

A Praia do Sol é uma continuação da Praia do Tabuleiro que, quando somadas, dão mais de 4 km de faixa. Ela fica antes do Costão das Pedras Brancas e Negras e é famosa entre surfistas. Além dos praticantes de surfe, também atrai famílias por conta do clima tranquilo criado pelas áreas de mata nativa – elas formam belas paisagens!

bandeira-azu

Trip Advisor/ Alexandre H

Praia do Forno, Armação de Búzios – Rio de Janeiro

Pequena e cercada por rochedos, a praia do Forno possui águas claras e frias, além de piscinas naturais nos trechos próximos aos costões rochosos, o que a torna ideal para a prática do mergulho. É uma ótima opção para um programa em família! A praia pode ser acessada por via pavimentada, de fácil acesso. É local de prática de esportes náuticos como stand up, caiaque e mergulho. Na praia, há barracas para consumo de alimentos e bebidas.

bandeira-azul

Divulgação

Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – Santa Catarina

Taquaras é uma das melhores praias de Balneário Camboriú, perfeita para quem quer mais sossego. É uma praia de areia grossa e mar fundo – ela não fica em mar aberto, mas tem ondas – por isso recomendamos que quem vá visitar tome cuidado. A água é limpinha e ao redor se vê bastante verde. Ela tem um pouquinho mais de mil metros de extensão e uma estrutura de alimentação boa.

bandeira-azul

Por Otávio Nogueira

Praia do Cumbuco, Caucaia, Ceará

Essa é a mais famosa praia de Caucaia! Conta com atividades que podem agradar a todos os públicos – desde os que desejam descansar, até aos que preferem praticar esportes aquáticos e de areia. Quem quer agito deve escolher um ponto mais perto do centro, já os sossegados devem avançar alguns quilômetros. Além disso, a praia é espetacular, a cor azul da água impressiona e ela ainda conta com o pôr do sol mais bonito da região!

bandeira-azul

Praia Grande, São Francisco do Sul – Santa Catarina

Fica entre a Prainha e Barra do Sul, à 22 km do centro da cidade. Ela surpreende pela formação de dunas e pelo mar bem aberto, ideal para banho e pesca! Também é muito escolhida por surfistas, com ótimas ondas em toda a sua extensão. Leva, ainda, o título de praia mais preservada da Ilha – talvez isso de deva ao fato de que costuma ser pouco frequentada.

 bandeira-azul

Divulgação

Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul – Santa Catarina

Possui cerca de 6 km de extensão, sendo localizada entre a Praia Grande e o Canal do Linguado. Possui grande parte de sua natureza e paisagem selvagem apesar de, nos últimos anos, ter tido um desenvolvimento urbano acelerado. É ideal para turistas em busca de sossego e que procuram contemplar a natureza, longe da agitação das outras praias.

bandeiira-azul

Divulgação

20 praias que tiveram o certificado renovado:

– Praia do Tombo – Guarujá, SP

– Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

– Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

– Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

– Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

– Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

– Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

– Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

– Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

– Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

– Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

– Praia da Conceição, Bombinhas – SC

– Prainha, São Francisco do Sul – SC

– Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

– Praia Grande, Penha – SC

– Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC

– Praia da Saudade, Penha – SC

– Praia da Sereia, Vila Velha – ES

– Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Cinco marinas também receberam a condecoração pela primeira vez:

– Voga Marine, Ubatuba (SP);

– Iate Clube de Santos, Angra dos Reis (RJ);

– Iate Clube de Santos, Guarujá (SP);

– Marina da Conceição, Florianópolis (SC); e

– Yacht Clube da Bahia, Salvador (BA).

Seis marinas que tiveram o certificado renovado:

– Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

– Marinas Nacionais, Guarujá – SP

– ICSC, Florianópolis – SC

– Marina Kauai, Ubatuba – SP

– Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC

– Marina Itajaí, Itajaí – SC


Que bacana ver o nosso país representando na preservação da natureza, né? É verdade que ainda há muito para se conquistar, mas ler notícias como esta já nos deixa feliz!