Jornalista Ricardo Viveiros lança seu novo livro “A Vila que descobriu o Brasil” nesta terça-feira (12/08), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Faria Lima)

0
203

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lança no próximo dia 12 de agosto, o livro A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana de Parnaíba (Editora Geração, 288 páginas, R$ 44,90). Resultado do trabalho de oito anos de pesquisa, que envolveu viagem a Portugal e a análise de uma vasta bibliografia, a obra mostra como a cidade, na ocasião um pequeno povoado às margens do Rio Tietê, foi fundamental para as Bandeiras e a expansão do território sob o domínio dos portugueses, que resultou na formação do Brasil.

O livro foi prefaciado pelo jornalista e escritor Audálio Dantas, vencedor de Livro do Ano de Não Ficção do Prêmio Jabuti 2013. Em sua definição, “Ricardo Viveiros narra a fascinante história de Parnaíba com a preocupação do repórter atento que sempre foi. Ele é, como todo bom repórter, um caçador de histórias, do tipo que é capaz de ir até o fim do mundo para contar o que viu. De certa forma, um tipo de bandeirante da informação”.

Em quase 300 páginas, o autor refaz, literalmente, o caminho desde Portugal até Pindorama (como os índios chamavam o Brasil), de Porto Seguro (Bahia) até Santana de Parnaíba (São Paulo) e, dela, alcança as fronteiras de todo o País. “Foram muitas e impressionantes as constatações feitas. A principal é que partindo de Santana de Parnaíba se descobriu, efetivamente, o Brasil, fruto da coragem desbravadora de lendários bandeirantes, como: Fernão Dias Pais Leme, Raposo Tavares, Bartolomeu Bueno da Silva (o “Anhanguera”), Borba Gato e Domingos Jorge Velho”, resume Viveiros.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A vila que descobriu o Brasil: a incrível história de Santana de Parnaíba”,de Ricardo Viveiros, pela Geração Editorial.

Data: 12 de agosto de 2014.

Local: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima)

Horário: a partir das 19 horas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here