Foto: Renato Soares/MTur
Podem se candidatar, até o dia 23 de maio, entidades públicas ou privadas que representem comunidades rurais
OMinistério do Turismo (MTur) abriu edital para selecionar municípios que serão indicados para a terceira edição do concurso mundial “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), permite a candidatura de até oito vilas rurais por cada país, função atribuída as autoridades de turismo. As inscrições estão disponíveis até o dia 23 de maio, pelo e-mail candidaturas@turismo.gov.br.
Podem se candidatar entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades que tenham até 15 mil habitantes, tenham atividades tradicionais relacionadas a agricultura, silvicultura, pecuária, pesca e/ou gastronomia e compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade. Atente-se a esses pré-requisitos no edital, clique AQUI e saiba mais.
“O turismo rural tem se fortalecido como uma tendência mundial, se posicionando como uma alternativa de renda e um meio de valorização histórica e cultural. Se você quer ver a sua região sendo reconhecida como um exemplo de destino de turismo rural em escala mundial, faça a sua inscrição e participe deste concurso”, destaca Daniela.
INSCRIÇÕES — Caso a inscrição seja realizada por representantes do setor privado ou terceiro setor, é necessário apontar no e-mail que a candidatura conta com a anuência da prefeitura ou do órgão oficial de turismo do município. Os documentos solicitados precisam ser preenchidos e entregues em inglês ou espanhol (para envio a OMT), e português (para análise do MTur).
O MTur leva em consideração três pilares importantes para a seleção, são eles: estar conectado digitalmente e conseguir promover seus produtos turísticos; possuir ações de base comunitária ou produções associadas ao setor; e contar com evento tradicional que receba visitação turística no calendário oficial.
Esclarecimentos e informações podem ser enviados para o mesmo endereço da candidatura.
Acesse AQUI o edital.
PRÊMIO – A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um conjunto de metas relacionadas a temas fundamentais para o desenvolvimento humano, focados na redução de desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo e crescimento econômico inclusivo.
O objetivo do prêmio é promover e identificar aldeias, vilarejos, povoados ou cidades de pequeno porte que desenvolvam propostas inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais.
Os vencedores recebem o selo da OMT de “melhores vilas turísticas” do mundo. E proporciona reconhecimento como destino que desenvolve a preservação cultural e natural, promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
As vilas premiadas também contam com um programa de apoio da OMT e a participação em uma rede de trocas de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
Para mais informações sobre o concurso, clique AQUI.
RECONHECIMENTO — O Brasil conquistou premiação na 1ª edição, realizada em 2021. A Rota Enxaimel, situado no bairro Texto Alto de Pomerode, na região do Vale do Itajaí, recebeu um selo pela atuação em defesa da preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil.
O roteiro proporciona uma experiência imersiva no patrimônio imigratório, produtos agrícolas, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Além de passeios em parques, museus e cervejarias. Na região está registrado a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel (construção feita a partir da montagem de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila), fora da Alemanha.
Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.