Conheça 11 destinos ótimos para fugir da onda de calor

0
312

MD – Prepare o guarda-sol e aguinha gelada porque nesta semana a temperatura em diversos estados brasileiros deve subir drasticamente! Foi emitido pelo Instituto Metsul Metereologia um alerta de calor extremo causado por uma bolha de ar quente, e a previsão é que alguns termômetros registrem máxima de 40º a 45º em vários locais. Além dos cuidados básicos como o uso de filtro solar, roupas leves, alimentação balanceada e MUITA água, se você não pretende se jogar no sol, viajando para um destino de praia, por exemplo, vale a pena tentar dar uma escapada rápida para algum lugar onde as temperaturas fiquem um pouquinho mais amenas – mas adianto: nada de frio em nenhum canto do país, viu? Veja só algumas opções de cidades para fugir do calorão extremo:

Campos do Jordão, São Paulo

A 173 km da capital, fica um dos mais famosos destinos de São PauloCampos do Jordão! A Serra da Mantiqueira, região onde fica o destino, será uma boa opção para quem deseja temperaturas mais amenas. Ainda assim, o calor por lá vai ser bem acima do normal para o mês de setembro. A temperatura mínima deve ser de 12 graus enquanto a máxima esperada será de 31 graus, no próximo domingo.
Campos tem um estilo europeu repleto de restaurantes e atividades perfeitas para os casais e famílias aproveitarem! É muito bom curtir o seu centrinho badalado no bairro Capivari, se refugiar nas montanhas ou caminhar numa trilha no meio da área verde. Veja dicas imperdíveis de passeios em Campos do Jordão e para escolher o seu hotel na cidade.

campos do jordao

Diamantina, Minas Gerais

A cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: a Estrada Real. Por lá, a mínima deve ficar por volta dos 12º e a máxima na casa dos 28º. Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Eles são palco do maior espetáculo local: a Vesperata. O show reúne dezenas de instrumentistas que emocionam os visitantes em interpretações musicais sob comando de um maestro em meio ao público.

Domingos Martins, Espírito Santo

O município de Domingos Martins faz parte da região das Montanhas Capixabas e abriga belas paisagens montanhosas, com um clima ameno. Nesta semana, os termômetros podem registrar mínima de 14º e máxima de 27º. A região foi colonizada por italianos e alemães e sua gastronomia oferece excelentes pratos. A área é ótima para quem buscar ar puro, quer ver cachoeiras, fazer trilhas e conhecer pequenos negócios de produtores locais, que vendem queijos, cafés e licores produzidos por lá. Vale a pena!

Teresópolis, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro continua lindo – e quente! Se em dias normais o sol já racha na cuca dos cariocas, nesta semana a coisa vai ficar mais intensa ainda! Então, que tal subir a serra para sentir um pouquinho menos as altas temperaturas? A mínima em Teresópolis deve ficar por volta dos 15º e a máxima pode chegar a 30º.  Localizada na região serrana do Rio de Janeiro e a cerca de 50 km de carro de Petrópolis, sua vizinha mais badalada, Teresópolis oferece imersão na natureza e ótima gastronomia.  Para quem busca paisagens montanhosas, mirantes, quer admirar belas flores ou cachoeiras, é um destino super bacana!

destinos proximos ao rio de janeiro teresopolis

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de 2 horas de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha. O clima por lá é bem frio no inverno e mais ameno no verão, nesta semana a cidade terá temperatura mínima de 16º na sesta-feira e máxima de 32º (ai, ai) no sábado.

bento goncalves vale vinhedos

São Bento do Sapucaí, São Paulo

Boa dica para quem quer fugir do ritmo da capital paulista, mas sem a badalação de Campos do Jordão, São Bento de Sapucaí é um destino tranquilo, com bons preços e menos agito que sua cidade vizinha. A cidade, que está na Serra da Mantiqueira, é uma boa pedida para fazer turismo rural, visitar pequenos produtores locais, admirar o trabalho de artesãos locais, conhecer a Pedra do Baú, grande atração da cidade ou a Pedra do Bauzinho, uma formação de menor porte e acesso mais simples. Por lá, o clima ficará extremo, com mínima de 12º na sexta-feira e média máxima de 30º todos os dias.

Foto: Carlos Maciel

Urubici, Santa Catarina

Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil! Nesta semana, o município terá temperatura mínima média de 13º e máxima na casa dos 27º.  Viajando ao local você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.

Foto: Thiago Makowski

Ouro Preto, Minas Gerais

Entre ladeiras e ruas de pedra com casarões coloniais, vive a charmosa Ouro Preto. Destino cheio de história, com igrejas de grande valor cultural e uma ótima estrutura. A cidade tem muitas ladeiras, uma arquitetura linda, boa variedade de hotéis e restaurantes de excelente qualidade. Se você escolher este destino nesta semana, encontrará temperatura mínima média de 13º e máxima de 29º. Para quem quer aliar infraestrutura, atrações históricas e o tão falado acolhimento mineiro, Ouro Preto é um destino incrível!

Foto: Monique Renne

Cambará do Sul , Rio Grande do Sul

Cambará do Sul está localizada no Rio Grande do Sul, a cerca de 230 km de Porto Alegre e na região dos Campos de Cima da Serra. Cambará está em uma região de paisagens incríveis, cercada pela mata e por cânions, como o Cânion do Itaimbezinho e Fortaleza, é um destino muito bacana para aliar atividades na natureza, como trilhas, às temperaturas amenas do sul do país, nesta semana, a mínima fica por volta dos 15º e a máxima na faixa dos 29º.

Santo Antônio do Pinhal, São Paulo

Vizinha de Campos de Jordão e localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal pode ser o destino ideal para quem busca tranquilidade, aconchego e bons preços. A cidade é pequenina, tem cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um centrinho onde fica a Boulevard Araucária, sua principal via. É uma cidade simples, mas cheia de charme e do aconchego de destinos pequenos. A temperatura mínima média ficará por volta dos 13º, podendo chegar a 11º na sexta e a máxima na casa dos 28º.

Monte Verde, Minas Gerais

Monte Verde está em Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, sendo uma boa opção de destino a partir da capital paulista. A distrito, que é parte da cidade de Camanducaia, tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranquilidade e um climazinho mais agradável, com mínima na faixa dos 13º, também podendo chegar a 11º na sexta-feira e máxima de 29º todos os dias.

o que fazer em monte verde