Vietnã – Phu Quoc, viagem à Ilha Esmeralda

0
540
Texto e fotos: Horizon Vietnam Travel*

Situada no Golfo da Tailândia, a 45 km da costa de Ha Tien. Phu Quoc é a maior ilha do país e possui algumas das mais belas praias do Vietnam. É conhecida como a Ilha Esmeralda pelos seus tesouros naturais. A ilha possui uma abundância de natureza selvagem, com colinas cobertas de floresta e belas praias de areia branca.

O guia turístico de Phu Quoc, escrito pela Horizon Vietnam Travel – uma agência de viagens local no Vietnam, é o seu companheiro ideal para descobrir todos os segredos desta ilha paradisíaca.

A atmosfera de Phu Quoc

Ao chegar a esta ilha, desfrutará de um espaço muito tranquilo, longe da agitação das grandes cidades. Aqui, em paz e longe dos aborrecimentos da vida quotidiana, poderá regressar às suas raízes e regenerar o seu corpo e mente.

A ilha de Phu Quoc possui praias idílicas, pores-do-sol românticos, florestas exóticas e uma atmosfera serena, o que a torna um destino de férias ideal para os viajantes que procuram fugir à azáfama da vida citadina.

Onde fica Phu Quoc?

Situada no Golfo da Tailândia, a 45 quilómetros da costa de Ha Tien. Situa-se a 45 quilómetros a sul do Vietnam. Phu Quoc fica perto do delta do Mekong, no Vietnam, e a 15 km da fronteira sul do Camboja.

Como chegar a Phu Quoc?

A melhor opção para chegar à ilha de Phu Quoc é, sem dúvida, de avião. É possível apanhar voos das principais cidades, como Hanói, Ho Chi Minh e até do Camboja. De Hanói, o tempo de voo é de cerca de duas horas, enquanto que de Ho Chi Minh demora apenas uma hora.

A alternativa mais barata é apanhar um autocarro da cidade de Ho Chi Minh para Ha Tien ou Rach Gia e atravessar o Golfo da Tailândia de lancha rápida.

Qual é a melhor altura para visitar a ilha de Phu Quoc?

Melhor época: novembro a maio

As melhores atividades em Phu Quoc no Vietnam

Relaxar e nadar nas belas praias

É claro que não se pode falar de férias em Phu Quoc sem mencionar as praias. As águas azul-turquesa, a areia fina e as palmeiras criam um ambiente ideal para a preguiça. É um verdadeiro prazer passear ao longo destas longas extensões de areia e deixar-se levar enquanto se contempla o horizonte.

É certo que cada vez mais hotéis constroem os seus bungalows mesmo à beira da água, estragando um pouco a paisagem, mas encontrará sempre um local isolado se der um pequeno passeio.

6 praias onde você vai se divertir muito em Phu Quoc: praia de Sao, praia de Khem, praia de Ong Lang, praias de Mong Tay, praia de Vung Bau, praia de May Rut.

Parque Nacional de Phu Quoc

Localização: 26 quilómetros a norte de Duong Dong, ilha de Phu Quoc

Por outro lado, o Parque Nacional de Phu Quoc oferece uma série de actividades na natureza para aqueles que preferem as montanhas à praia! O Parque Nacional de Phu Quoc cobre mais da metade da ilha de Phu Quoc. Aqui, os amantes da natureza podem vislumbrar uma flora e fauna muito exóticas. Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2010, parte desta paisagem verdejante é facilmente acessível e oferece belos e exóticos trilhos para caminhadas.

Para além da sua rica flora, a fauna do Parque Nacional de Phu Quoc é igualmente diversificada. Inclui mais de 30 espécies de mamíferos, 200 espécies de aves e 50 espécies de répteis. Cerca de quinze destas formas de vida estão incluídas na lista de animais preservados do Vietnam.

Durante o passeio, pode, portanto, dedicar-se à observação de aves e animais. É uma oportunidade para tirar fotografias fantásticas.

E se quiser testar a sua resistência, a Montanha de paraíso, no Parque Nacional de Phu Quoc, pode ser alcançada através de uma desafiante caminhada de quatro horas pela floresta. Uma vez lá em cima, o seu esforço será recompensado com uma vista única sobre a paisagem circundante.

Mercado noturno de Dinh Cau

Um passeio invulgar é a visita ao mercado noturno junto ao porto. É um local animado para um agradável passeio noturno. É certo que o local é muito turístico e carece de alguma autenticidade. Mas não deixa de estar impregnado de folclore local. É sempre uma boa oportunidade para comprar uma bugiganga, beber uma cerveja ou comer peixe fresco na esplanada!

Mercado local de Duong Dong

Se procura algo autêntico, o mercado de Duong Dong, situado ao longo da rua Tran Phu, é o mercado ao ar livre mais popular entre os habitantes locais. É o maior da ilha de Phu Quoc. A melhor altura para o visitar é de manhã cedo, quando se pode ver os habitantes locais a regatear arduamente artigos para o lar, marisco fresco e seco, carnes, doces e fruta vietnamita.

Se estiver com fome, este é um ótimo local para comer qualquer coisa. O mercado de Duong Dong é também o lar de muitas bancas de comida que servem marisco fresco, sumos de fruta e cozinha vietnamita a preços relativamente baixos. Como a ilha é famosa pelos seus cogumelos secos, pimenta e castanhas de caju, recomendamos vivamente que compre alguns como lembranças para os seus entes queridos ou para si próprio.

Contemplar as estrelas-do-mar na aldeia piscatória

Localização: 15 km a nordeste de Duong Dong

Um momento invulgar e inesquecível para as suas férias. Apanhe um barco de pescadores para uma praia remota no norte da ilha. Aqui, pode contemplar e nadar no meio de uma multidão de estrelas-do-mar em águas translúcidas. Por fim, saboreie uma refeição de peixe fresco num restaurante flutuante gerido por pescadores locais! É também uma boa oportunidade para ter contacto humano com os habitantes locais.

Visitar a quinta de pimentos

A ilha de Phu Quoc não é apenas famosa pelas suas praias de cor azul-turquesa, mas também pela sua pimenta. A pimenta de Phu Quoc é uma das melhores pimentas que se pode encontrar no Vietnam. Portanto, é uma excelente atividade cultural visitar uma das plantações de pimenta.

Uma visita à quinta de pimenta é uma oportunidade para um agradável passeio pelo campo de Phu Quoc. Aqui, pode esmagar as bagas de pimenta ainda verdes entre os dedos para sentir o seu aroma inesperado. A quinta utiliza métodos naturais para melhorar o ambiente agrícola e natural.

Pode até ter uma aula de culinária na quinta da pimenta! E não se esqueça de levar um pouco da pimenta local consigo!

Rocha de Dinh Cau (templo de Cau)

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h

Endereço: Rua Bach Dang, Duong Dong, ilha de Phu Quoc

Aqui está outra atração invulgar em Phu Quoc, no Vietnam. A rocha Dinh Cau é uma formação natural de forma estranha junto ao porto de pesca de Duong Dong. O local abriga um farol e um santuário budista com um terraço no telhado. Também conhecido por Templo de Cua, foi construído em 1937 para homenagear Thien Hau (a deusa do mar), que os habitantes locais acreditam oferecer proteção aos pescadores que saem para o mar.

Há 29 degraus de pedra sinuosos para chegar ao topo do Templo de Cua, onde se tem uma vista espetacular da praia de Dinh Cau, da cidade de Duong Dong e das ilhotas vizinhas. A entrada no Rochedo de Dinh Cau é gratuita e há muitas barracas de comida e bebida ao pé do templo, se estiver com fome. Poderá também encontrar alguns habitantes locais a praticar meditação.

Cascata de Suoi Tranh

Para uma escapadela natural e fresca, este é um local de visita obrigatória. A cascata de Suoi Tranh tem 4 metros de altura e está rodeada por uma vegetação luxuriante. Nos arredores, numerosos trilhos para caminhadas levam-no a descobrir grutas e piscinas de águas límpidas onde pode dar um mergulho.

Situada a 7 quilómetros a oeste de Duong Dong, é facilmente acessível. Os amantes da natureza podem desfrutar de atividades recreativas como piqueniques, passeios na selva, natação e observação de aves.

Para os desportistas, é possível caminhar até ao topo da cascata para visitar Hang Doi (Bat Caverna), que tem 200 metros de altura e abriga estalactites únicas.

Atenção: a cascata de Suoi Tranh está normalmente cheia de habitantes locais aos fins-de-semana e nos feriados.

Localização: 7 quilómetros a oeste de Duong Dong

Preço: 5000 dongues

Pagode de Su Muon

O pagode de Su Muon situa-se no topo de uma colina a cerca de quatro quilómetros a leste da cidade de Duong Dong. Construído em 1932 pelo contabilista que se tornou monge Nguyen Kim Muon, este pagode é visitado principalmente pela população local. Devido à sua localização bastante escondida, não é muito popular entre os turistas.

Antes de mais, os visitantes ficarão impressionados com a paz, o sossego e a solenidade do local. O pagode de Su Muon foi concebido numa localização geográfica privilegiada. Está situado a meio de uma colina no coração de uma floresta verdejante, com paisagens soberbas no meio de montanhas adornadas com árvores centenárias.

Uma grande estátua de Buda é a peça central do complexo. O salão principal é acedido por uma escadaria de 60 degraus, onde se encontram relíquias coloridas e estátuas douradas de Buda. O pagode de Su Muon é um ótimo local para ver monges e fiéis a rezar e a prestar homenagem a Buda.

Tal como acontece com a maioria dos locais religiosos em todo o mundo, vista-se de forma conservadora e evite fazer barulho durante a sua visita ao pagode de Su Muon.

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h

Localização: 4 quilómetros a leste de Duong Dong

Prisão de Phu Quoc

A prisão de Phu Quoc é uma atração cultural e histórica, uma lembrança sombria da turbulenta história do Vietname. Mais de 40.000 soldados norte-vietnamitas foram aqui aprisionados durante a Guerra do Vietname. Construído em 1949 por colonos franceses, este museu de guerra alberga agora instrumentos de tortura, fotografias de antigos detidos e exibições de castigos brutais como a crucificação, a fome e a eletrocussão.

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h

Endereço: 350 Highway 46, Ilha de Phu Quoc

Preço: 5.000 dongues

Ideias de viagem, incluindo “Ilha de Phu Quoc”

Agora já tem uma boa visão geral da ilha. É claro que seria uma pena vir ao Vietnam só para visitar Phu Quoc. Portanto, pode consultar o guia de construção da viagem para saber quais os destinos a acrescentar.  É o suficiente para construir uma grande viagem de norte a sul! Para lhe dar uma ideia, eis um exemplo de itinerário. Pode acrescentar ou retirar as etapas que desejar para uma viagem 100% personalizada.

Contacte os nossos consultores de viagens para obter um orçamento personalizado!

Inverno sob o sol vietnamita em 14 dias 13 noites

Para fugir do frio e do cinza da Europa Ocidental, nada melhor do que se expor ao sol vietnamita durante as férias de inverno. Viajando pelo Vietnam de norte a sul, você pode se deliciar com as magníficas paisagens que este país tem a oferecer, mas também pode relaxar na praia de uma ilha paradisíaca. Entre conhecer cidades e a vida local, mergulhar numa cultura exótica e acolhedora, o passeio “Inverno sob o sol vietnamita em 14 dias e 13 noites” é perfeito para recarregar as energias.

Fundada em 2008 (15 anos de experiência), HORIZON VIETNAM TRAVEL é uma das primeiras agências vietnamitas locais especializadas em viagens privadas, 100% personalizadas e diretas – sem intermediários. HORIZON VIETNAM TRAVEL é uma agência profissional e reconhecida que figura no famoso guia turístico da Europa – Petit Futé e é recomendada por viajantes em fóruns de viagens famosos como Tripadvisor, Routard, Petit Futé, Trustpilot, Google.

Visite o seu sítio Web: https://horizon-vietnamviagem.com

Quando se deve viajar para o Vietnam?

Quando se deve viajar para o Vietnam? Como se sabe, o Vietnam situa-se na zona das monções, com um clima quente e húmido de norte a sul. Pode dizer-se que a zona em torno de Danang é a “fronteira” climática do país, uma vez que o inverno só existe no norte, enquanto no sul é quase sempre quente.

Antes de partir para o Vietnam, é aconselhável escolher o seu itinerário de acordo com as estações do ano. Eis alguns conselhos para evitar andar de chinelos e calções ao frio intenso ou sentir-se perseguido pelas monções. Estas recomendações foram compiladas não só a partir das experiências de uma agência de viagens local, mas também a partir de consultas com os habitantes de cada região do país.

Alguns princípios-chave para cada estação

Viajar para o Vietnam de Dezembro a Fevereiro:

É ideal para visitar não só o Vietnam do Sul (Saigão – Ilha de Phu Quoc – Delta do Mekong), mas também as terras altas do centro e a costa de Mui Ne. Nesta altura do ano, o tempo está quase sempre bom, o que é bom para o turismo. Para além do facto de estas regiões não serem os principais pontos turísticos, como Sapa com os seus terraços de arroz ou Baía de Ha Long, não ficará desiludido ao descobrir as magníficas paisagens e a vida local no Delta do Mekong ou no Planalto Central. Também pode desfrutar de um agradável mergulho nas belas praias do país ou visitar a agitada cidade de Saigão.

Março a Abril:

Esta é a altura ideal para descobrir uma grande parte do Vietnam, não só no Sul – o ideal é ir às Terras Altas – mas também no Centro, como Hue e Hoi An, e ao longo da costa, como Nha Trang e Quy Nhon. Nesta altura do ano, a estação seca começa também no Norte, pelo que é possível organizar excursões em Hanói e arredores, fazendo trekking nas montanhas através de cidades minoritárias, mas é melhor esperar um pouco se quiser visitar a Baía de Ha Long, pois ainda não é a época certa para este importante local turístico.

Maio a Junho:

Esta é também uma boa altura para visitar a região de Hue, Hoi An, a costa como Quy Nhon, Nha Trang e as ilhas Con Dao. No sul, é o início da estação das chuvas, onde as chuvas caem frequentemente em aguaceiros muito fortes e rápidos. Pode também visitar a cidade de Ho Chi Minh e os planaltos muito verdes. Quanto à baía de Ha Long, as nuvens e o chuvisco diminuíram consideravelmente. Poderá tirar o máximo partido do seu esplendor. A sua viagem pode ser enriquecida com a descoberta de minorías étnicas e de magníficas paisagens de montanha no norte, seguida de uma paragem cultural e histórica em Hanói, Hue e Hoi An, com uma pausa na praia e mergulho em qualquer uma das zonas costeiras. A única desvantagem deste período do ano é o clima extremamente quente e húmido, com aguaceiros frequentes a partir do início de junho, exceto nas praias.

Julho a Agosto:

Embora esta seja a época alta do turismo, com as férias escolares e profissionais, poucas agências de turismo aconselham que se vá ao Vietnam no verão. Por isso, vai ser difícil sair dos circuitos habituais, mas é possível porque, como em todo o mundo, os turistas tendem a manter-se nos mesmos destinos. É a estação das chuvas, quando está muito quente e húmido, e o calor é sufocante, sobretudo nas cidades, tornando as visitas um pouco mais difíceis, mas depois das chuvas frequentes, muito fortes e rápidas, o tempo volta a ficar limpo e solarengo. Além disso, as paisagens do norte são particularmente magníficas, com a extensa vegetação dos arrozais.

Quanto à baía de Ha Long, a época dos tufões chega em julho, obrigando ao cancelamento dos cruzeiros por razões de segurança. No entanto, o tempo é ideal para andar de caiaque e nadar na baía.

Setembro a Novembro:

É realmente a altura ideal para visitar o norte, onde existem muitas atrações turísticas importantes, incluindo a Baía de Ha Long. Mas depois vêm os tufões nas regiões de Hue e Hoi An, no litoral. Quanto ao Sul, é ainda a estação das chuvas.

*Fundada em 2008 (15 anos de experiência), HORIZON VIETNAM TRAVEL é uma das primeiras agências vietnamitas locais especializadas em viagens privadas, 100% personalizadas e diretas – sem intermediários. HORIZON VIETNAM TRAVEL é uma agência profissional e reconhecida que figura no famoso guia turístico da Europa – Petit Futé e é recomendada por viajantes em fóruns de viagens famosos como Tripadvisor, Routard, Petit Futé, Trustpilot, Google.

Hien PHAM
Consultora de língua portuguesa de viagemM: (0084) 36 45 60 12 6
P: (0084) 24 37 93 80 51
E: hienpham@horizon-vietnamviagem.comHORIZON VIETNAM TRAVEL
9º andar, Edifício An Phu,  24 de rua Hoang Quoc Viet, Cau Giay, Hanói, 100000 Vietname
horizon-vietnamviagem.com/

Visite o seu sítio Web: https://horizon-vietnamviagem.com