Varadero: o balneário mais importante de Cuba completa 136 anos

0
360

Varadero, Cuba (Prensa Latina) Varadero comemora nesta sexta (15) 136 anos de sua fundação, quando atualmente consolida sua supremacia como principal balneário de Cuba e um dos mais importantes do Caribe.

Fundada pela Câmara Municipal da cidade de Cárdenas em 15 de dezembro de 1887, constitui atualmente o ponto recreativo mais relevante do arquipélago, ao lado de Havana, capital do país.

O brasão de Varadero diz tudo: círculos concêntricos que simbolizam evidências indígenas, um forte espanhol como sinal de colonização e linhas que representam 10 famílias de Cárdenas, os fundadores da cidade.

Oficialmente fundada el 15 de diciembre de 1887 por la fusión comunal nombrada Los Decembrinos se fabrican allí varias casas de madera y tejas españolas, para luego conocerse el sitio a partir, sobre todo, del auge de las regatas de remo, conchas, caracoles y caballitos do mar.

A formação geológica do local remonta ao Quaternário e o nome da península, Hicacos, responde a uma árvore verde de folhas espinhosas, um cacto típico que na sua antiguidade cobria esta porção de 22 quilómetros de extensão (sua parte mais larga tem 700 metros).

Para a costa norte, a natureza proporcionou uma faixa de areia sem igual e o flanco sul protege a Baía de Cárdenas. Localizado a 140 quilómetros a leste de Havana, é um município de 26,6 quilómetros quadrados, mas o centro turístico mais relevante de Cuba.

O nome Varadero vem por ser uma costa arenosa e de calado raso onde encalhavam navios carregados pela maré. O navegador espanhol Sebastián de Ocampo descobriu-o em 1508 durante a sua viagem à Ilha e a primeira menção surge em 1540 num mapa de Alonso de Santa Cruz.

Fala-se de uma pequena e primitiva cidade indígena que foi extinta pela brutalidade dos colonizadores. Mais tarde, tornou-se um refúgio para escravos africanos fugitivos (Cimarrones) e piratas como Francis Drake, que ali parou a caminho das Ilhas Britânicas para abastecer seus navios.

Varadero possui 15 sítios arqueológicos, como grutas e cavernas, que serviram de refúgio, cujo vestígio mais visitado hoje é a caverna Ambrosio, no litoral sul da península, onde especialistas dizem que está localizado o maior pictograma do Caribe (disse A caverna possui cinco galerias e 250 metros de extensão.

Este foi território de minas de sal, desde 1587 até 1961, altura em que a referida produção foi encerrada, e em 1976 adquiriu o estatuto de Concelho.

Sua cidade original nasceu onde hoje fica o conhecido 8000 Box Office Park e o primeiro hotel foi o Varadero com 10 quartos, construído em 1915 e nove anos depois convertido no Varadero Nautical Club.

A segunda pousada foi batizada de Hotel Torres, em homenagem ao seu proprietário Antonio Torres, construída em 1920 nas centrais Ruas Primeira e 40, tornando-se a mais importante de sua história. As regatas, principal inspiração de toda uma época, começaram na praia em 1910.

Foram os americanos que descobriram o seu potencial e em 1917 o negócio imobiliário começou com uma mansão de madeira de R.H. Johnson, da Johnson Construction Company, Wayne, Pensilvânia.

Em 1926, a americana Irenée Du Pont Dehaumors ali se instalou com a Mansão Xanadú, hoje sede do Clube de Golfe, e fundou a Co. Henequenera de Cárdenas S.A., entre outros negócios. Mas outras celebridades como o gangster Al Capone (atual Kawama Hotel) também tinham suas casas em Varadero.

Já em 1950 surge o primeiro grande hotel da praia, o Internacional (agora com uma nova versão melhorada), ao custo de três milhões de dólares e com supremacia há mais de 40 anos. Em 1952 teve seu primeiro plano diretor de desenvolvimento e em 1956 foi nomeada Autoridade do Centro Turístico de Varadero.

Com o triunfo da Revolução Cubana em 1959, outro boom aguardaria o local com a criação do Instituto Nacional da Indústria do Turismo (INIT, hoje Ministério do Turismo-Mintur) voltado especialmente para o veranista local, e a partir de 1990 o desenvolvimento para o Turismo como indústria global tem um novo impulso.

Em 1959 existiam apenas três hotéis em Varadero, e atualmente existem 22.741 quartos entre Matanzas e Varadero, em 61 hotéis, dos quais 53 estão no próprio resort.