Teresina celebra aniversário com cultura e belezas naturais

0
203

Shows musicais, eventos religiosos e esportivos estão na agenda de comemorações da cidade. A capital também se destaca pelos parques de área verde e pela culinária típica, como a carne de carneiro, o sarapatel e o baião de dois

Teresina está fazendo aniversário. Para comemorar os 162 anos, a cidade oferece uma série de atrações culturais aos seus moradores e turistas. São shows com bandas de forró, um concerto, eventos religiosos e esportivos na programação.

No sábado (16), dia oficial da emancipação da cidade, as atividades começam com uma missa na Matriz de Nossa Senhora do Amparo, igreja que fica no coração da cidade. À tarde, haverá o tradicional corte do bolo gigante no bairro de Poti Velho e, à noite, uma solenidade na Câmara Municipal para homenagear personalidades, jornalistas e escritores.

Nos próximos dias, logradouros de ruas e avenidas da cidade ganharão novas nomenclaturas – escolhidas por um concurso de participação popular. Além disso, tem circulado pelos bairros da cidade um projeto social que oferece gratuitamente serviços de saúde, como vacinação, de beleza, como corte de cabelo e palestras que têm como foco o mercado de trabalho.

Na área de turismo, a prefeitura local implementou na semana passada o programa Qualificatur, que oferece 120 vagas para cursos profissionalizantes de idiomas, para camareiras, mensageiros, recepcionistas e conversação iniciais.

Teresina tem cerca de um milhão de habitantes, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Foi a primeira capital do país a ser planejada no modelo colonial à época de Dom Pedro II. O nome da cidade é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon.

As ruas e avenidas são cercadas de árvores como figueiras, oitizeiros, mangueiras e acácias. Por isso, Teresina é conhecida como Cidade Verde – apelido dado pelo escritor maranhense Coelho Neto. São 34 parques ambientais, entre eles o Parque Encontro dos Rios, que se tornou um dos principais locais para quem deseja aproveitar o pôr do sol e assistir à união dos rios Parnaíba e Poti em um só leito em direção ao oceano Atlântico. Por lá é possível conhecer um restaurante flutuante e adquirir artesanato feito de argila, extraída do próprio leito.

Para ter uma visão panorâmica da cidade, recomenda-se uma visita à Ponte Estaiada que, além de ser um mirante, é uma excelente opção para quem gosta de se aventurar em rapel. Ainda na avenida Raul Lopes, o turista pode experimentar atividades de lazer como corrida e caminhada – e aproveitar para tomar uma água de coco ou comer um abacaxi no palito. O Parque Potycabana é uma atração indicada para quem vai em família. O local é bastante arborizado, tem brinquedos e favorece a prática de atividades físicas.

A capital piauiense também oferece uma boa estrutura na área da saúde, eventos e negócios. São 20 mil assentos distribuídos pelos 26 auditórios da cidade. De janeiro a dezembro, a cidade sedia um festival gastronômico, especializado em pratos caprinos e ovinos, concurso de quadrilhas no São João e desfiles de caminhões ornamentados no Carnaval – que, inclusive entrou no Guinness Book, em 2012, como o maior corso do mundo.

Teresina também oferece excelentes restaurantes com música ao vivo. A culinária típica encanta os turistas pela diversidade – carne de carneiro, frito de capote (galinha d’Angola), sarapatel, baião de dois, buchada de bode e doces e bebidas derivadas do caju.

O Ministério do Turismo investiu cerca de 300 milhões para obras de infraestrutura turística em Teresina. Dos 389 contratos, 289 foram concluídos e as demais estão em fase de execução.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here