Etihad e Alitalia anunciam acordo bilionário

0
211

Após meses de negociações, empresa aérea de Abu Dhabi irá comprar 49% do capital da companhia italiana, que passa por crise financeira. Esta e outras operações vão movimentar 1,758 bilhão de euros.

A Etihad Airways, de Abu Dhabi, e a companhia aérea estatal italiana Alitalia, assinaram nesta última sexta-feira (08) um acordo pelo qual a primeira irá comprar 49% de participação na última, que passa por dificuldades financeiras. O acordo prevê investimentos de 560 milhões de euros por parte da Etihad. Outras medidas serão adotadas para tirar a Alitalia da crise financeira e abrir novas rotas.

Em comunicado, as duas empresas afirmam que o acordo prevê, além da injeção de dinheiro da empresa árabe, investimentos de 300 milhões de euros dos atuais acionistas da Alitalia, 300 milhões de euros em empréstimos de bancos italianos e a reestruturação da dívida da empresa no valor de 598 milhões de euros.

Do investimento que será feito pela Etihad, 387,5 milhões de euros são referentes à compra de 49% da companhia, 112,5 milhões serão pela compra de 75% do programa de milhagens da Alitalia e 60 milhões de euros pela compra de cinco pares de slots no aeroporto de Heathrow, em Londres. Slots são as permissões para pouso e decolagem em um aeroporto. Esses slots serão alugados para a Alitalia.

No total, os valores envolvidos somam 1,758 bilhão de euros. O negócio depende de aprovação das autoridades regulatórias do setor na Itália e na União Europeia. Segundo nota da Etihad, o acordo deverá ser concluído até 31 de dezembro desde ano.

No comunicado, o presidente e CEO da Etihad, James Hogan, afirmou que o objetivo é que a Alitalia obtenha um lucro sustentável em 2017. “Nós acreditamos na Alitalia. É uma boa marca, com enorme potencial. Com o correto plano de capitalização e um poderoso e estratégico plano de negócios, pensamos que a empresa poderá dar a volta por cima e se reposicionar como empresa aérea Premium uma vez mais”.

Mudanças

A nota afirma que já no inverno europeu, no fim deste ano, os voos da Alitalia a partir de Roma para Abu Dhabi serão ampliados das atuais cinco frequências semanais para voos diários. Também haverá voos diretos para Abu Dhabi a partir do aeroporto Malpensa, em Milão. A Etihad já voa diariamente para estas cidades.

A partir do verão europeu de 2015, a Alitalia começará a voar a partir de outras cidades italianas para Abu Dhabi. Entre elas, Veneza, Catânia e Bolonha deverão ter voos diários. Do aeroporto de Roma, a Alitalia começará a operar cinco novas rotas nos próximos quatro anos, e o de Milão terá o dobro de partidas internacionais por semana até 2018. A frota de jatos de longo alcance deverá crescer, e a de jatos regionais será “readequada”, segundo o comunicado, para atender ao novo plano de rotas.

A agência de notícias italiana Ansa afirmou que dois mil funcionários da Alitalia deverão ser demitidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here