Seis erros de marketing fatais no Facebook

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Erros no Facebook podem acontecer com os melhores de nós. Comentários inapropriados e mensagens acidentais podem e irão ocorrer. Mas é possível se aperfeiçoar, e evitar alguns erros que podem prejudicar a imagem do seu negócio.

Então, quais os erros que você está cometendo no Facebook e como você pode evitá-los no futuro? A Diretora Executiva da Jornalística, Thaise Saeter, cita 6 erros comuns a serem evitados no Facebook que podem fazer toda a diferença nos resultados da sua
empresa.

1. Auto-promoção Excessiva

Marketing no Facebook não significa que você só tem que postar atualizações relacionadas com a venda de produtos da sua empresa. Entregue conteúdo, informação, junte-se às conversas e, assim, construa um relacionamento com os seus potenciais clientes.

2. Ter uma Página Desarmoniosa

Preste atenção à estética da sua página. É preciso ver as coisas do ponto de vista de um cliente potencial, como um negócio legítimo, e não uma simples página de spammer. Evite gerar um impacto negativo, certifique-se de que as fotos postadas são claras e
mantenha a página numa linha profissional.

3. Nenhuma estratégia de marketing Facebook

As empresas sabem que é importante ter uma presença na mídia social e que precisam contratar um gerente de mídia social para gerir esses canais. No entanto, uma das coisas mais surpreendentes que eu encontro por aí é que muitas vezes falta uma estratégia de condução própria da marca e que as campanhas pontuais são a norma.

As empresas devem ter um objetivo de negócio para a sua presença no Facebook e outros canais sociais. Se a sua empresa não tem certeza do que está fazendo ou quais devem ser os objetivos, o melhor lugar para começar é pela definição da estratégia de marketing global. Pense na sua estratégia de marketing Facebook como  um desdobramento de sua estratégia de marketing mais amplo.

4. Não ignore comentários

Fãs no Facebook são pessoas, como você. Se eles fazem o esforço para deixar um comentário ou resposta dentro de um tópico na sua página do Facebook, eles querem saber se você está
ouvindo. Páginas que repetidamente ignoram mensagens postadas por fãs não são tão bem sucedidas como as pages que participam. Além do mais, fãs são menos propensos a voltar se eles não se sentem ouvidos.

5. Não Improvise

Outro erro comum que os profissionais fazem é tratar suas páginas no Facebook com a mesma abordagem descontraída que eles tratam os seus perfis. As pessoas que usam perfis do Facebook raramente têm uma agenda traçada do negócio para redes sociais.

Claro, ter uma atitude relaxada em sua página no Facebook é importante, mas também é importante ter uma estratégia bem pensada que inclui a compreensão sobre sua base de fãs, apresentando uma mensagem única e mensuração de resultados.

6. Perfil Incompleto

É muito comum e bastante decepcionante seguir a fã page de uma marca e não encontrar nenhuma informação sobre ela. É importante saber sobre o que se trata, qual é seu objetivo, onde está localizada, se tem ou não um site, entre outras informações. É essencial para o seu negócio completar toda a informação do perfil, e isso não restringe somente a completar o campo “informação” do Facebook. Coloque uma foto de capa bem atrativa, que reflita a
personalidade de sua marca, incluindo uma descrição de seu negócio. Além disso, escolha a categoria correta da sua empresa para que seja mais fácil encontra-la e use as aplicações do Facebook para tirar proveito de sua fã page e torná-la mais atrativa.

Thaise Saeter, CEO e Fundadora da empresa Jornalística, é graduada em Jornalismo e MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM.

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