Um levantamento realizado recentemente pelo portal Skyscanner mostrou que o bairro da Vila Madalena, na capital paulista, é um dos vinte mais descolados do mundo. São Paulo aparece na 14ª posição, à frente de cidades como Istambul, Lyon, Barcelona, Sidney, Tóquio e Dubai. A notícia reforça a característica da cidade como um destino antenado e vanguardista, que acompanha as tendências e atende aos mais variados gostos e estilos.
Com o novo título, a metrópole passa a ser reconhecida como destinos dos Yuccie – termo que combina as palavras Young Urban Creatives (Jovens Urbanos Criativos) e que faz referência à nova geração do século XXI. Munidos do espírito empreendedor, esses jovens têm algumas características em comum: preferem montar o próprio negócio a trabalhar em cargos executivos de uma multinacional; preferem os lugares compartilhados, como galerias ou cafés, para o desenvolvimento de trabalhos criativos, aos lugares fechados, como escritórios; investem em aparelhos tecnológicos e em produtos gourmet e preferem os alimentos orgânicos em suas refeições.
Os yuccie se identificam com a Vila Madalena, localizada na região Oeste de São Paulo, já que detém ambientes descontraídos, galerias, centros culturais, cafés moderninhos, estabelecimentos que vendem produtos orgânicos, lojas de artesanato e os coloridos dos grafites que compõem a identidade da região.
Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, a Vila Madalena, de fato, é um case da cidade em economia criativa. Mas outras regiões também vêm se destacando. “Há polos criativos na região da avenida Paulista, rua Augusta, Tatuapé, Pompeia, Ipiranga, Jardins, Vila Olímpia e muitos outros. O próprio Centro e a Zona Leste estão se desenvolvendo bastante nesse sentido”, afirma. Poit, que também é presidente da São Paulo Negócios – empresa municipal que tem a missão de promover investimentos e melhorar o ambiente de negócios da cidade – ressalta que muitas políticas estão sendo criadas para incentivar a expansão de negócios ligados à economia criativa e à tecnologia. “Projetos municipais como o Tech Sampa e o Programa de Incentivos Fiscais da Zona Leste, que a SPNegócios está empenhada em fazer crescer, vão contribuir bastante para São Paulo ser cada vez mais reconhecida nessas áreas”, diz.