Santiago de Cuba, uma cidade para amar

0
967
Por Marta Cabrales Havana (Prensa Latina) Apesar de ao meio-dia as altas temperaturas fazerem reverberar a baía e cada colina íngreme de suas ruas tornar-se um desafio para os caminhantes, a cidade oriental de Santiago de Cuba tem um encanto especial e atrai por dentro e por fora as fronteiras da ilha.

Numa admirável simbiose entre o antigo e o moderno, o patrimônio e o histórico, a sétima vila fundada pelos espanhóis no arquipélago há 506 anos mostra aos visitantes um panorama atraente que combina o azul do mar e o verde das montanhas. E onde as escadas ajudam a evitar uma topografia acidentada.

Como epicentro do tecido urbano está o Corredor Patrimonial Las Enramadas, artéria comercial por excelência para a qual convergem frequentemente os habitantes do lugar, por vezes surpreendidos por ali encontrar amigos e conhecidos que há muito não viam.

Ao longo desta rua, os alojamentos Gran Hotel, Imperial e Enramadas oferecem atraentes possibilidades de alojamento com a proximidade de centros gastronômicos, culturais e comerciais num complexo que tem como mais recente aquisição a Bodeguita del Medio, parte da franquia da emblemática taberna habanera. .

O Parque Céspedes, com a catedral e a casa do conquistador espanhol Diego Velázquez – considerado o mais antigo da nação -; a Plaza de Marte, ou o imponente Castelo de San Pedro de la Roca, erguido na entrada da baía no século XVII, são locais incontornáveis ​​para quem busca se aproximar da história e do cotidiano da cidade, também famosa por ser o berço do rum ligeiro cubano.

Cidade musical por excelência e local de origem de vários gêneros tradicionais do pentagrama cubano, exibe na emblemática Casa de la Trova, a mais antiga da ilha, um verdadeiro templo que venera o trio Matamoros, Ñico Saquito, Sindo Garay, Compay Secondo e outros grandes.

O carnaval local – “o mais relevante do país e realizado todos os anos no mês de julho – foi declarado Patrimônio Cultural Nacional em 2015. A nomeação reconheceu a tradição popular e os valores artísticos sintetizados no chamado Rumbón Mayor, cuja celebração foi limitada pela pandemia de 2020 e 2021.

LINHAGEM HISTÓRICA

Uma tentativa de aproximar as virtudes da cidade – segunda em importância na ilha – traz à tona sua linhagem histórica, que tem na Loma de San Juan os vestígios do primeiro conflito imperialista do mundo, quando nestes propriedades desenvolveram parte da guerra hispano-cubano-norteamericana no final do século XIX.

O ápice dessa ancestralidade é o Quartel Moncada, atacado pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro, e outros jovens de sua geração em 26 de julho de 1953, para acabar com a ignomínia que emergiu daquela república neocolonial que começou na madrugada .do século 20 sob a interferência dos Estados Unidos.

O atual parque-museu Abel Santamaría e o Palácio da Justiça, também atacado naquele dia, fazem parte do complexo monumental que evoca o acontecimento. As casas de nascimento dos campeões das lutas revolucionárias também estão integradas a esses tesouros da memória.

No cemitério Santa Ifigenia encontra-se os  restos mortais de Fidel Castro, do Heroi Nacional José Marti e varias figuras de destaques na historia cubana (Foto: Valter Xéu) 

A cidade guarda zelosamente, no cemitério patrimonial de Santa Ifigênia, os restos mortais do Herói Nacional, José Martí; o iniciador dos feitos libertários no século XIX, Carlos Manuel de Céspedes, e a Mãe de todos os cubanos, Mariana Grajales. Fidel Castro, cujas cinzas repousam sobre um simples monumento rochoso, juntou-se a essa tríade imortal desde domingo, 4 de dezembro de 2016. O município de El Cobre, um dos locais mais visitados com seu Santuário da Virgen de la Caridad, padroeira da ilha, merece um capítulo à parte, assim como o Museu Bacardi, o primeiro do país.

Santiago, essa rede física de enormes valores culturais e arquitetônicos, abriga um povo geralmente alegre, extrovertido, solidário e comunicativo que acolhe os visitantes, orgulhoso da terra que habita.

(Retirado do Prisma) / ls

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here