Ranking elege as 100 melhores cidades do mundo – duas ficam no Brasil!

0
496

Mari Kateivas

Um estudo global sobre a percepção de destinos como marcas resultou em um ranking com as 100 melhores cidades do mundo. Dentre as mais bem avaliadas, duas brasileiras apareceram na lista!

Realizada pela primeira vez, a pesquisa City Index 2023 foi desenvolvida pela Brand Finance, uma consultoria de marcas. Para chegar ao ranking, o estudo cruzou 14 aspectos para gerar 45 atributos que receberam diferentes notas.

Apesar das cidades brasileiras não entrarem no top 10, elas se destacaram em diferentes aspectos e ficaram à frente de outros cinco destinos da América Latina, como Buenos Aires, na Argentina; e Bogotá, na Colômbia.

As 100 melhores cidades do mundo!

5º lugar: Sydney, Austrália

A cidade mais visitada da Austrália é vibrante, moderna e segura. Fundada em 1788, sua história recente começa quando os pioneiros britânicos decidem fundar uma colônia penal no local. E no desenrolar dos fatos, de colônia penal e terras aborígenes, povo que ocupa o país há milhares de anos, ela se transformou na maior cidade da Oceania. Ela é como uma síntese do que a Austrália reserva aos seus visitantes.

Saiba onde ficar em Sydney.

4º – Los Angeles, Estados Unidos

Quem poderia imaginar que o pequeno povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, fundado pelos mexicanos em 1781, se tornaria a segunda cidade mais populosa dos EUA? Los Angeles – ou apenas LA, como chamam os angelinos – tem quase quatro milhões de habitantes. Metade da população é composta por imigrantes de todo o mundo, que vivem em uma das regiões mais multiculturais do país. Com um povo bem moderninho e misturado é que LA cresceu e se tornou um dos mais procurados destinos turísticos dos EUA.

Saiba onde ficar em Los Angeles.

3º – Paris, França

Foto: Monique Renne

É impossível não se render aos encantos de Paris, a bela capital francesa e destino turístico frequentado por milhões de pessoas todos os anos. Vibrante, charmosa, romântica, divertida, além de berço da cultura e da arte, a Cidade Luz, como é chamada, possui uma infindável lista de qualidades e atrações magníficas, entre elas a sempre espetacular Torre Eiffel.

Conheça nosso Guia de Destinos de Paris e tire todas as dúvidas sobre o destino!

2º – Nova York, Estados Unidos

viagem maior nova york

Reconhecida entre seus moradores por ser uma cidade vibrante e ideal para conhecer novas culturas, comidas, músicas e realidades, Nova York ficou na segunda posição. A Big Apple é uma cidade enorme, cheia de opções e com atrações novas a cada dia, que vão muito além da Estátua da Liberdade, Times Square, Broadway e o Central Park. Confira o nosso guia de Nova York e um post especial com 75 dicas para a sua viagem para Nova York.

Não perca passagens aéreas para Nova York com o menor preço!

 

 

1º lugar: Londres, Inglaterra

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido e, também, a sede da monarquia britânica. A cidade abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres; o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos.

Confira nossas dicas sobre Londres no nosso Guia de Destinos.

69º lugar: Rio de Janeiro

aluguel de carros rio de janeiro

Uma das cidades brasileiras que garantiu espaço no ranking foi o Rio de Janeiro. Com patrimônios histórico e cultural, belezas naturais e por ser um dos principais polos de desenvolvimento do país, o destino ficou em 69º lugar.

Localizado entre o mar e a serra, sua posição geográfica também ajuda a cidade ser referência nas transações financeiras e comerciais do Brasil – e isso favoreceu na pontuação do ranking. Quando o assunto é vida noturna, estilo de vida e restaurantes, o Rio de Janeiro também se destaca positivamente.

O problema é que no critério de escolas, educação, ciência e tecnologia, o Rio tem a pior colocação do levantamento mundial. Além disso, como era de se esperar, a Cidade Maravilhosa deixa a desejar quando o quesito é segurança pública, já que a mídia divulga muitos crimes na cidade e, nesse sentido, gera uma percepção bem negativa do destino.

Saiba onde ficar no Rio de Janeiro!

75º lugar: São Paulo

Arranha-céus e cultura cosmopolita! Na 75ª colocação temos a grande São Paulo. Considerada o coração financeiro do Brasil, concentrando sedes estratégicas de grandes empresas, é também a cidade com o maior número de moradores.

Apesar de ter a melhor universidade do país, a USP, São Paulo não foi bem no critério do ranking de grandes universidades mundiais. Conforme a avaliação, a educação no Brasil ainda é um ponto sensível de melhoria.

Em relação à segurança pública, o resultado também não é positivo. A criminalidade de São Paulo, principalmente no centro, fazem com que a cidade seja mal avaliada nesse critério. Para que a cidade melhore no ranking, ainda é preciso investir muito em políticas públicas de segurança.

Confira onde ficar em São Paulo!

Ranking das melhores cidades do mundo

  1. Londres, Reino Unido
  2. Nova York, Estados Unidos
  3. Paris, França
  4. Los Angeles, Estados Unidos
  5. Sydney, Austrália
  6. Singapura, Singapura
  7. Tokyo, Japão
  8. São Francisco, Estados Unidos
  9. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  10. Amsterdã, Holanda
  11. Miami, Estados Unidos
  12. Toronto, Canadá
  13. Barcelona, Espanha
  14. Roma, Itália
  15. Chicago, Estados Unidos
  16. Melbourne, Austrália
  17. Zurique, Suíça
  18. Berlim, Alemanha
  19. Milão, Itália
  20. Boston, Estados Unidos

Confira o ranking completo e a nota de cada cidade aqui.