Para amantes de um bom vinho: Bento Gonçalves – RS

0
207

In vino veritas! Expressão grega, Vinho é Verdade. Ir a Bento Gonçalves é uma experiência fascinante. A região onde se encontra a cidade é o berço da imigração européia no estado e cultiva todos os costumes de lá, principalmente no que se refere aos vinhos. Mas isso é apenas uma das muitas atrações existentes na cidade.

Já no caminho é possível ter uma idéia do que se encontra por lá. Parreiras e muito verde, no ar bucólico e tranquilo da linda cidade. Com 105 mil habitantes, a cidade tem bons hotéis, grande quantidade de restaurantes e uma privilegiada natureza. Agências locais operam atividades de ecoturismo e esportes radicais, como rafting, vôo livre e off road.

Atrações

Vinícolas: Os vinhos e as iguarias coloniais produzidas na região estão à venda nas cantinas das vinícolas e em lojas especializadas. Algumas vinícolas oferecem restaurantes com pratos caseiros e culinária italiana.

847876-8590-ga

Vale dos Vinhedos: O vale, de grande beleza, é a sede da maioria das vinícolas da região, que oferecem passeios guiados pelos setores de produção dos vinhos e espaço para degustação.

Caminho das Pedras: O roteiro preserva a história dos imigrantes italianos em 67 casas centenárias espalhadas num percurso de 7 km. Há 11 pontos de visitação, nos quais o turista degusta os produtos coloniais elaborados pelas famílias que vivem na região. Os outros 56 pontos são apenas para observação externa. Acesso pelo bairro Barracão.

bento_goncalves_serra_gaucha_11

Passeio de Maria Fumaça: O trajeto de 1h30 percorre 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Inclui apresentações musicais e de danças folclóricas italianas e gaúchas, em uma viagem na qual se pode degustar vinhos, espumantes e produtos coloniais. Somente com reserva antecipada. Estação Férrea. Saídas às quartas e aos sábados. Em junho e dezembro as saídas são diárias, com possibilidade de alterações.

bento_goncalves_serra_gaucha_09

Rafting no Rio das Antas: O rafting se estende por corredeiras de nível médio de dificuldade em uma descida de 12 km. O percurso de 2h30 começa no Cachoeirão do rio, a 35 km do Centro de Bento Gonçalves, e termina na ponte de ferro, no limite entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha. Idade mínima 8 anos.

Gastronomia

bento_goncalves_serra_gaucha_03

Mesa farta cercada por gente hospitaleira e alegre é cena constante em todas as cidades da serra italiana. O café da manhã é servido com pão caseiro, salame, copa, queijos, nata, manteiga e doces de fruta, principalmente de uva – a “uvada” – e de figo – a “figada”. O almoço começa com revigorante sopa de agnolini, um tipo de massa só produzido na região, e segue com galeto, polenta, massas, radicci e a indispensável taça de vinho. O churrasco também tem lugar garantido à mesa. No meio da tarde, o café colonial é tradição e o cardápio é tão abundante que pode até substituir o jantar. A produção de massas artesanais se mantém mesmo nos centros urbanos, onde se pode comprá-las em embalagens capazes de suportar horas de viagem.

Informações

Secretaria Municipal de Turismo
(54)3454-3169
www.bentogoncalves.rs.gov.br

Informações Turísticas Pipa Pórtico
(54) 3453-2555

Centro
(54) 3453-6699

Clima:
O clima da cidade é classificado como subtropical de altitude, e suas temperaturas absolutas variam entre -4°C e 36°C, com uma precipitação pluviométrica média anual de 1.500mm.

Acessos:
Por via rodoviária:
De Porto Alegre: BR-116, RS-122, BR-453.
De Curitiba: BR-116 até Caxias do Sul; depois RS-122, BR-453.
De Florianópolis: BR-282 até Lages; BR-116 até Caxias do Sul; RS-122, BR-453.

Distâncias de Bento Gonçalves:
Porto Alegre: 109 km
Caxias do Sul: 37 km
Garibaldi: 8 km
Antônio Prado: 103 km

Melhores Épocas
De Junho a Agosto, quando as temperaturas estão mais baixas, pode nevar. O verão (Dezembro a Fevereiro) é o período ideal para tomar banho nas cachoeiras e praticar rafting nos rios da região. Aconselha-se a visitar as vinícolas entre Fevereiro e Março, quando os parreirais estão carregados e pode-se observar a colheita da uva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here