JetSMART recebe 32ª aeronave e é a Ultra Low Cost com maior frota da América do Sul

0
230

A companhia finalizou 2023 com operações no Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Brasil, Uruguai, Equador e Paraguai e recebeu 10 aeronaves, sendo 5 Airbus A320neo e 5 Airbus A321neo

São Paulo, janeiro de 2024 – Com a chegada do Tucano Toco, a décima aeronave de 2023, a JetSMART Airlines, a melhor companhia aérea de baixo custo da região, reconhecida pelo SKYTRAX World Airline Awards, alcançou mais um marco na sua missão de levar as viagens aéreas para todos os sul-americanos, ao anunciar a chegada de sua 32ª aeronave e consolidando a maior frota Ultra Low Cost da América do Sul. Toda a frota da companhia é, ainda, envelopada com animais na cauda de cada aeronave, um projeto realizado a fim de sensibilizar e reforçar junto aos viajantes a importância da biodiversidade na América do Sul.

Com a ampliação da frota, que atualmente conta com 24 Airbus A320 e 8 modelos A321, todas novas, com tecnologia de ponta e motores neo que permitem menor consumo de combustível e emissões, a JetSMART continua sua expansão com o modelo Ultra Low Cost, atendendo já com voos domésticos no Chile, Argentina e Peru. A companhia também faz rotas internacionais em oito países da região e está na fase final para iniciar operações domésticas na Colômbia, previsto para o primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, a companhia aérea foi a primeira sul-americana a receber uma aeronave diretamente da fábrica da Airbus em Mobile, Alabama, a Arara Vermelha, e continuou a receber unidades de Hamburgo (Alemanha) e Toulouse (França) – uma viagem de volta ao mundo que coloca a JetSMART na vanguarda da aviação mundial.

Entre as aeronaves recebidas em 2023 estão o Ñandú (A321neo) – ave semelhante ao avestruz; a Arara Vermelha (A320neo); o Galo da Rocha (A320neo); o Patola-de-pés-azuis (A321neo); o Periquito do Sol (A321neo); o Huillín (A321neo) – lontra provocax; o Mico-leão-dourado (A320neo) e o Tucano Toco (A320neo), divulgando espécies da biodiversidade sul-americana, em aliança com a Fundação Temaikèn para a proteção do Huemul, cervo que habita o sul do Chile, e com o Cetacean Conservation Centre para a proteção das baleias, cujo objetivo é a preservação da fauna continental.

2023 foi um ano de recuperação para a indústria da aviação na América do Sul, principalmente nos mercados domésticos do Chile, Peru e Argentina, onde a capacidade total já está próxima do que era em 2019. Estamos na JetSMART hoje com mais de 2,5 vezes o tamanho que tínhamos na pandemia, procurando oportunidades quando todos estavam olhando para a crise”, comentou Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART Airlines.

O executivo acrescentou, ainda, que “para a JetSMART, 2023 foi um ano recorde, alcançando 8,2 milhões de passageiros e registrando um crescimento de 52%. Quando lançamos a JetSMART, eu tinha a visão de poder conectar 100 milhões de pessoas na América do Sul, e já chegamos a 25 milhões desde o primeiro voo. Obrigado a todos pela confiança e por voarem com a SMART.”

Para concluir, Ortiz comentou: “Fechamos 2023 servindo mais de 70 rotas, o que nos torna a companhia Ultra Low Cost com a maior malha aérea. Foi com grande prazer que vi o fruto do trabalho de vários anos e de todos os ‘Rockstars’ da JetSMART, ao recebermos a nossa aeronave #32, um novíssimo A321neo. Todos esses são passos firmes e positivos em nosso sonho de conectar todos os sul-americanos e ser a companhia aérea Ultra Low Cost líder na região. Temos pela frente um 2024 cheio de oportunidades e desafios, com a convicção de poder somar e contribuir com cada um de nossos passageiros, comunidades e países, de forma sustentável para o seu desenvolvimento.”

Em 7 anos desde a sua fundação, o crescimento da JetSMART Airlines tem sido exponencial. Isso se reflete em 2023, com um crescimento de 132% em relação a 2019, com o fechamento do ano com um total de 25 milhões de passageiros transportados desde o início das suas operações. Sendo a companhia aérea de baixo custo com o maior número de rotas totais (somando mais de 70 rotas), a JetSMART passou de 13 rotas internacionais em 2022 para 24 em 2023. Em termos de assentos, comparando 2023 com 2022, a companhia aérea cresceu 56%, com uma ocupação média de 86,5%.

JetSMART também anunciou algumas rotas inovadoras, como Concepción-Buenos Aires, no Chile, e Córdoba-Assunção, no Paraguai. Além disso, iniciaram-se as operações para a época de verão nas rotas de Santiago e Buenos Aires para Florianópolis, bem como nas rotas de Lima para Cúcuta e Cartagena, na Colômbia, e nas novas rotas Lima-Quito e Lima-Guayaquil. Também foram anunciados aumentos de frequência de Buenos Aires para Assunção, e de diferentes mercados para Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Medellín, entre outros.

Sobre a JetSMART

Fundada em 2016, a JetSMART Airlines é uma companhia aérea de ultrabaixo custo com operações domésticas no Chile, Argentina e Peru, e mais de 70 rotas em toda a América do Sul com serviços para o Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, e já transportou mais de 25 milhões de passageiros. A JetSMART tem uma frota nova de Airbus A320 e A321. Além disso, tem dois prémios SKYTRAX como melhor companhia aérea de baixo custo em 2021 e 2023, e dois anos consecutivos em primeiro lugar no Prémio Nacional Chileno de Satisfação do Cliente na categoria Companhia Aérea, atribuído pela organização sem fins lucrativos Procalidad, e é reconhecida com o Airline Strategy Awards 2023, que premia a excelência na execução da estratégia nos últimos 12 meses e é demonstrada pelo sucesso para além deste período. Os clientes da JetSMART beneficiam de uma extensa rede de rotas ponto-a-ponto, incluindo várias rotas SMART, ligando cidades secundárias em voos diretos na região e oferecendo tarifas ultrabaixas. A JetSMART é liderada por uma equipa de classe mundial, com várias nacionalidades e muitos anos de experiência no mercado doméstico e global de companhias aéreas. @vuelajetsmart / www.jetsmart.com

A JetSMART faz parte da carteira de companhias aéreas do fundo norte-americano Indigo Partners, bem como da Frontier nos EUA, da WizzAir na Europa, da Volaris no México, da Lynx no Canadá e da Cebu Pacific na Ásia.

Sobre a Indigo Partners

A Indigo Partners é uma empresa de capitais privados centrada em aquisições e investimentos estratégicos no sector das companhias aéreas e sectores conexos. A Indigo combina competências de gestão com uma experiência de investimento bem-sucedida. A empresa, que foi concebida para reagir rapidamente às oportunidades, foi fundada por Bill Frankie, que possui uma vasta experiência em diversos sectores. A Indigo Partners está sediada em Phoenix, Arizona, EUA.