Festas de pré-Carnaval agitam o país potencializando o turismo na folia

0
276

Reprodução

Diversas cidades já estão com a programação nas ruas, atraindo o folião e movimentam o setor

O período de Carnaval ainda não começou, mas os festejos que são o verdadeiro “esquenta” para folia de Momo já estão agitando várias partes do país, e levando turistas a aproveitarem as diversas atrações pré-Carvanal durante o Verão.

O clima festivo toma conta das ruas, praças e espaços públicos, onde blocos de carnaval, bandas e grupos musicais se apresentam, envolvendo as cidades e agitando a atividade turística que movimenta a economia local, gera emprego e renda. São milhares de viajantes que aproveitam as férias de janeiro e caem na folia.

A programação para o período está animada. Cidades como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ) já estão com os blocos nas ruas. Na capital paulista, por exemplo, desde o dia 11 de janeiro, está rolando festas, ensaios de escolas de samba abertos ao público e blocos prontos para desfilar atraindo multidões.

No Ceará, o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começa, oficialmente, nesta sexta-feira (12), com apresentações espalhadas por pontos tradicionais da cidade. O pré-Carnaval segue até a primeira quinzena de fevereiro e conta com atrações locais e nacionais.

Em Recife (PE), o clima de festa começa a esquentar com as prévias carnavalescas. As comemorações vão se iniciar a partir do dia 13 de janeiro. Já na capital paraibana a “Folia de Rua” começa no dia 1º de fevereiro e deve seguir até o dia 7 do mês.

No Rio de Janeiro (RJ) opção no vai faltar. Serão 453 desfiles de rua por toda a cidade. Os blocos menores começam a sair neste sábado (13). Já a programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 de janeiro, três semanas antes do Carnaval.

Na capital baiana, Salvador (BA), a tradicional Lavagem do Bonfim, maior festa religiosa da Bahia, que acontece a cerca de 280 anos, abriu espaço para o início das festividades carnavalescas.

Além desses destinos, muitos outros já estão em ritmo de Carnaval e prontos para receber os turistas nacionais e estrangeiros que terão, desde agora, uma prévia animada do que está por vir.

INCENTIVO – Para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país, o Ministério do Turismo lançou vários programas para promoção turística nacional. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com empresas aéreas que busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao rumo final); e o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.