Governo inicia projeto bilionário de trens ligando São Paulo ao Litoral e Vale do Paraíba

0
14

Os moradores de São Paulo (e visitantes da capital paulista) devem ganhar uma nova maneira para chegar ao litoral e ao Vale do Paraíba. O Governo do Estado anunciou que qualificou projetos que preveem a ligação de trem entre São Paulo e Santos e de São Paulo a São José dos Campos.

Durante a reunião do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI), ontem, foi aprovada a contração de estudos para quatro projetos, dois dos novos Trens Intercidades (TIC) – da capital para Santos e São José – e outros dois dois VLTs (veículo leve sobre trilho) no interior paulista.

O Trem Intercidades Sul, que ligará São Paulo e Santos, tem uma previsão de R$ 15 bilhões de aporte. O grande desafio vai ser encontrar um trajeto viável pela Serra do Mar. A expectativa é que o percurso seja feito em até 1h30.

A ligação seria importante tanto para turistas que desejam visitar as praias do Litoral Sul quanto para os que vão ao porto de Santos para embarcar em navios de cruzeiro.

Santos

Já o projeto do Trem Intercidades Eixo Leste, que ligará São Paulo a São José dos Campos, tem um custo previsto de R$ 6 bilhões e, quando pronto, os 130 quilômetros do trajeto deverão ser feitos em 75 minutos. Uma das opções seria utilizar a linha 13 Jade, que permitiria também uma conexão com o Aeroporto de Guarulhos.

Maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos fica a cerca de 1 hora de destinos importantes como Aparecida e Campos do Jordão.

Projeto para o Aeroporto de Viracopos

Os outros dois estudos aprovados pelo Governo de São Paulo são para projetos de VLTs no interior. Um deles é para fazer a ligação entre três municípios (Campinas, Hortolândia e Sumaré), que incluiria uma viagem entre o centro de Campinas e o Aeroporto de Viracopos.

Atualmente, para ir para Viracopos, principal hub da Azul, é preciso ir de ônibus ou carro. Um trem poderia ajustar bastante os viajantes que saem de Campinas.

Viracopos

O outro VLT seria usado para ligar Sorocaba ao município vizinho de Iperó, já prevendo uma ligação ao TIC Eixo Oeste, cujo estudo já havia sido aprovado e conectaria São Paulo a Sorocaba.

De acordo com o Governo de São Paulo, agora será dado início ao “processo de contratação e elaboração dos estudos para avaliar a viabilidade dos projetos, além de serem levantados modelos de negócio para a estruturação da iniciativa”.

Outro projeto já em andamento, mais adiantado, é o do TIC Eixo Norte, que ligará Campinas a São Paulo e foi leiloado em fevereiro. A previsão é que a operação tenha início em 2031.

Melhores Destinos*

*com informações do G1