Dicas para um passeio em Füssen

0
328

Füssen é mais que apenas uma estação na Rota Romântica do sul da Alemanha. Além do palácio que inspirou o castelo da Cinderela dos desenhos da Disney, Füssen é rica em história e artesanato.

Bem no sul da Alemanha fica a cidade de Füssen. Localizada a 808 metros acima do nível do mar e na fronteira com o Tirol austríaco, é a cidade de maior altitude na Baviera.

Iasmin Sobral contemplando as belezas do inverno em Füssen
Iasmin Sobral contemplando as belezas do inverno em Füssen

Para quem está Munique, não é difícil chegar a Füssen. Depois de aproximadamente duas horas de ônibus, uma olhada ao topo da montanha não deixa dúvida: lá está a cidade que abriga o famoso castelo Neuschwanstein. Construído pelo rei Ludwig 2º, o palácio serviu de inspiração para o castelo da Cinderela dos desenhos de Walt Disney.

Mas Füssen tem outras atrações, principalmente para quem prefere passeios alternativos ou evitar os locais com grande concentração de turistas. Julia Hiemer, escultura nascida em Füssen, acredita que a cidade tem o tamanho certo e que “quando se mora aqui, tudo tem algo pessoal”.

800px-Füssen_-

A primeira dica da artista para quem vai a Füssen é fazer uma caminhada no monte do Calvário, o Kalvarienberg. O passeio dura cerca de 30 minutos e passa por 17 pequenas capelas com estações que contam a crucificação de Cristo.

Julia Hiemer dá três dicas para um passeio diferente em sua cidade
Julia Hiemer dá três dicas para um passeio diferente em sua cidade

“De um lado vemos Füssen de cima e do outro, os castelos pelos quais Füssen é tão famosa: Neuschwanstein e Hohenschwangau. Eu pessoalmente acho maravilhoso ver tudo isso de cima”, conta a escultura do alto do Kalvarienberg.

Dica número 2

Cidade originária da Idade Média, Füssen é rica em casas históricas. No centro, a Reichenstrasse é um calçadão apreciado pelos turistas. A segunda dica de Julia Hiemer é visitar uma loja onde todos os produtos são resultado do trabalho manual.

“O forte do artesanato é couro, madeira e tricô. Acredito que aqui existam peças que normalmente não se acha em outros locais”, explica a artista ao apresentar a sua cidade natal.

Terceira dica

A antiga planta de uma empresa têxtil serve hoje de centro cultural e local de encontro de artistas. Julia Hiemer é uma das pessoas que trabalham nos 500 metros quadrados da antiga fábrica, que hoje abriga salas de exposição, palco e ateliê.

“Este local talvez não seja tão típico para a conservadora Baviera. Mas aqui temos um ar de cidade grande, como é o caso deste antigo galpão do século 19”. Para Julia Hiemer, Füssen é mais do que apenas uma estação na Rota Romântica alemã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here