Cuba Única na renomada exposição internacional de turismo da China

0
567
Pequim (Prensa Latina) Cuba promoveu sua campanha Unique no Pavilhão Latino-Americano da Exposição Internacional da Indústria do Turismo da China, em Guangdong, sul, que terminou sabado (17/09).

Em declarações à Prensa Latina, a ministra cubana do Turismo, Elizabeth Vela, comentou que se tratou de uma feira profissional que permitiu gerir contratos, publicar vídeos promocionais, contactar novas agências do sector e, em geral, dar mais um passo na promoção de o destino Cuba no mercado chinês.

Aliás, o responsável garantiu que a estadia na cidade de Shenzhen foi uma das atividades mais frutíferas fora deste evento.

Lá, Vela e a cônsul-geral da ilha em Guandong, Denisse Llamos, conversaram com o presidente executivo da empresa Shenzhen Genking Culture Communication, Weng Xiaohui, sobre um projecto de colaboração que contribuirá para a promoção do turismo e da cultura na ilha.

Segundo o conselheiro cubano, este projecto deverá aprofundar ainda mais os laços económico-comerciais no âmbito do 63º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Havana e Pequim.

Além disso, reuniram-se com Ding Zhongyuan, vice-diretor do Departamento de Turismo, Cultura, Rádio, Televisão e Esportes da cidade, para discutir ações conjuntas que ampliarão o conhecimento mútuo entre os povos dos dois países.

A agenda de trabalho em Shenzhen terminou com uma visita à sede da Associação de Turismo daquela cidade, onde foi recebida pelo seu presidente Li Musheng.

Segundo um comunicado da parte diplomática, ali foram apresentados os recursos turísticos da ilha e o potencial de cooperação para continuar a promover o destino Cuba, considerado pelos gestores presentes como um país seguro, bonito e hospitaleiro.

A Expo Internacional da Indústria do Turismo da China em Guangdong foi realizada no dia 15.

O país caribenho esteve presente na cerimônia de abertura do evento “Temporada de Promoção e Consumo da Cultura e do Turismo de Guangdong 2023”.

No âmbito desta reunião, Vela e o presidente do grupo Guangzhou Lingnan Holdings Company Limited, Chen Baiyu, discutiram oportunidades de cooperação no sector do turismo.

Além disso, a delegação cubana cumprimentou outros diretores de renomadas agências de viagens da região Sul.

Durante o diálogo com Huang Jingru, vice-presidente da GZL International Travel Service Ltd, ambas as partes confirmaram o desenvolvimento positivo da cooperação bilateral e destacaram o interesse dos turistas chineses no destino Cuba.

Por outro lado, os representantes das Antilhas concordaram em promover laços com os presidentes Zou Hongyang da agência Guangzhou Jinma International Travel Service e com Wu Jiansheng, do Guangdong China Travel Service.

Recentemente, o gerente geral da agência de viagens internacional Tumei, Chen Yang, confirmou à Prensa Latina o lançamento do Cartão Turístico Cubano na plataforma de comércio eletrônico JD.com.

Ele explicou que isso proporciona aos chineses facilidade de visto, bem como rotas de viagem e experiências únicas.

A este respeito, o Embaixador Alberto Blanco lembrou que isto é possível porque a ilha é um dos 20 destinos seleccionados pelo Ministério da Cultura e Turismo para promover viagens de lazer após a pandemia.

“Conseguimos estabelecer centros de atendimento ao turista chinês, tanto aqui como em Cuba, o que facilitará todos os trâmites e a solicitação deste cartão e, portanto, a presença de mais cidadãos do gigante asiático”, observou.